Discurso durante a 62ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

REGOZIJO COM A INICIATIVA DA LIVRARIA SICILIANO, QUE PASSARA A COMERCIALIZAR LIVROS DE AUTORES REGIONAIS BRASILEIROS, EM TODO O PAIS.

Autor
Lúcio Alcântara (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: Lúcio Gonçalo de Alcântara
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • REGOZIJO COM A INICIATIVA DA LIVRARIA SICILIANO, QUE PASSARA A COMERCIALIZAR LIVROS DE AUTORES REGIONAIS BRASILEIROS, EM TODO O PAIS.
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/2000 - Página 10432
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • ELOGIO, INICIATIVA, EMPRESA COMERCIAL, VENDA, LIVRO, VALORIZAÇÃO, OBRA INTELECTUAL, ESCRITOR, DISTRITO FEDERAL (DF), ESPECIFICAÇÃO, INAUGURAÇÃO, ESPAÇO, CENTRO COMERCIAL, DESTINAÇÃO, EXPOSIÇÃO, OBRA LITERARIA.

O SR. LÚCIO ALCÂNTARA (PSDB – CE) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores: FALO SOBRE LIVROS!  

Gostaria de registrar nos Anais desta Casa Legislativa uma breve comunicação a qual muito me anima: Falo sobre livros!  

A livraria Siciliano patrocina a iniciativa de proporcionar abertura ao escritor brasiliense, com o intuito de valorizar a produção literária de autores locais. Dia 19 de maio, a livraria Siciliano Park Shopping, inaugurou um espaço específico para a exposição de obras de mais de setenta autores dos mais variados gêneros e tendências literárias. Tal iniciativa conta com a parceria do Sindicato dos Escritores de Brasília, da Academia de Letras do Distrito Federal, da Associação Nacional dos Escritores, Projeto Sur-Cultural e da Thesauros Editora.  

A partir desse evento, as lojas da Livraria Siciliano passarão a comercializar livros de autores locais, em todo o País, sinalizando para a diminuição de um dos mais angustiantes problemas dos escritores, que é a distribuição.  

À época da globalização, por mais surpreendente e até contraditório pareça, vale assinalar a valorização do regional.  

Brasília inicia esse importante projeto homenageando um dos mais respeitados intelectuais radicados na cidade, o poeta e ensaísta Cassiano Nunes.  

Se a Siciliano, considerada a maior rede de livrarias da América Latina, investir no desenvolvimento de tal atividade, nos vários estados brasileiros, seria de agradável reconhecimento ver o meu estado, o Ceará, abrindo suas estantes para acolher, difundir e comercializar obras literárias de escritores locais.  

Há de se valorizar e prestigiar a produção cultural local, sem que isso implique prejuízo às grandes obras nacionais.  

Vejo todo esse movimento com grande contentamento!  

Era o que tinha a dizer.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/2000 - Página 10432