Discurso durante a 68ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO, DESEMBARGADOR WANDYR CLAIT DUARTE.

Autor
Jonas Pinheiro (PFL - Partido da Frente Liberal/MT)
Nome completo: Jonas Pinheiro da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO, DESEMBARGADOR WANDYR CLAIT DUARTE.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2000 - Página 11038
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, WANDYR CLAIT DUARTE, DESEMBARGADOR, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

O SR. JONAS PINHEIRO (PFL – MT. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a vida, às vezes, nos prega peças que nos deixam realmente desolados e até nos assustam.  

Hoje, uma dessas foi a notícia do falecimento prematuro do Desembargador Wandyr Clait Duarte, excelentíssimo Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, nascido em 1947, já havia alçado, por competência e denodo, vôos tão altos na sua carreira de Magistrado, na qual ingressou em 30 de agosto de 1976.  

Com sua dinâmica e exemplar administração, o Dr. Wandyr procedeu a diversas reformas físicas, administrativas e para modernização nos prédios dos fóruns de cidades do interior do Estado, como de Juara, Porto Gaúcho, Pedra Preta, Primavera do Leste e Rondonópolis e outras comarcas, para que pudessem cumprir melhor a sua destinação nos dias atuais.  

S. Exª criou o Juizado Especial do Consumidor e propôs a criação do juizado das pequenas e médias empresas.  

Sempre um apaixonado pelas causas do Poder Judiciário, ao qual dedicou seu tempo, sua inteligência e seu talento, também gostava de literatura e da nossa Língua pátria, e, por isso, além de diplomado em Direito, pela Faculdade de Cuiabá, era também licenciado em Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso.  

Por seu mérito pessoal angariou o reconhecimento de diversas instituições de Mato Grosso, das quais recebeu homenagens como a condecoração com a Ordem do Mérito de Mato Grosso e a Medalha do Pacificador, do Ministério do Exército; recebeu também diplomas como o de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, Honra ao Mérito, do Batalhão da Laguna, Amigo da Marinha, Amigo da Brigada; foi o primeiro cidadão civil a receber a honraria de ser agraciado com a Ordem do Mérito Militar e várias outras honrarias que sua impoluta e laboriosa vida lhe outorgou.  

Foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso em 10 de abril e 1992, por ato da presidência da Corte, tendo tomado posse em maio daquele mesmo ano. De 1995 a 1997, foi Corregedor-Geral da Justiça do Estado e, atualmente, ocupava o elevado cargo de Presidente daquele Tribunal.  

No entanto, a morte não poupa quem quer que seja. E agora, levou-nos o Dr. Wandyr numa idade profícua para si e para o seu Estado natal. Não nos cabe inquirir os desígnios de Deus, mas nos cabe, por reconhecimento, exaltar o caráter nobre desse jovem mato-grossense que se foi e expressar aos parentes enlutados a nossa solidariedade na dor da perda e desejar-lhes, principalmente aos filhos que agora ficam órfãos – Juliana, Laurita e Alcides -, que tenham o consolo da lembrança do pai extremoso e do grande profissional que foi o seu progenitor.  

Desejo que este meu pequeno pronunciamento em homenagem póstuma a um grande conterrâneo fique registrado nos Anais desta Casa, para marcar indelevelmente meu sentimento de pesar pelo passamento de um homem de bem.  

Muito obrigado.  

 

t è


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2000 - Página 11038