Discurso durante a 68ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

DISCURSO DE POSSE DE S.EXA. NO SENADO FEDERAL.

Autor
Clodoaldo Torres (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PE)
Nome completo: Clodoaldo da Silva Torres Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • DISCURSO DE POSSE DE S.EXA. NO SENADO FEDERAL.
Aparteantes
José Jorge.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2000 - Página 11005
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • POSSE, ORADOR, SENADO, SUPLENCIA, CARLOS WILSON, SENADOR, CANDIDATO, PREFEITURA MUNICIPAL, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).
  • REGISTRO, PRIORIDADE, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, ATENÇÃO, TRANSPOSIÇÃO, AGUA, RIO SÃO FRANCISCO, PRIVATIZAÇÃO, COMPANHIA HIDROELETRICA DO SÃO FRANCISCO (CHESF), AVALIAÇÃO, EMPRESA, SUBSTITUIÇÃO, TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S/A (TELEBRAS).

O SR. CLODOALDO TORRES (PTB – PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Sr as e Srs. Senadores, minhas primeiras palavras nesta Casa Legislativa são de afirmação do meu compromisso com Pernambuco e com o Brasil.  

Substituo o Senador Carlos Wilson, futuro candidato à Prefeitura do Recife, que, no exercício de seu mandato de Senador e em todos os demais cargos e atividades já desempenhadas, como V. Ex as bem podem atestar, tem demonstrado exemplar conduta ética e elevado espírito público. Desse modo, substituí-lo é um desafio que desejo encarar com serenidade e equilíbrio. Tenho, desde já, confiança em sua eleição, pois acredito que a maioria dos recifenses saberá escolher um futuro melhor para a capital pernambucana.  

Em minha trajetória política, tive a honra de exercer vários cargos e funções públicas, entre os quais Presidente da Empresa de Urbanização de Olinda, Deputado Estadual em duas legislaturas, Líder da Oposição, Líder do Governo, Presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco, Secretário de Estado de Minas e Energia, Presidente da Telecomunicações de Pernambuco S/A – Telpe e, recentemente, Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Jaboatão dos Guararapes, no período da intervenção feita pelo Governo do Estado.  

Durante o exercício do meu mandato no Senado da República, pretendo dar especial atenção a alguns assuntos que têm merecido destaque nesta Casa: a transposição das águas do rio São Francisco, a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco – Chesf e a análise do desempenho das empresas privadas que substituíram as empresas estatais quando da privatização do Sistema Telebrás.  

O Sr. José Jorge (PFL – PE) – Permite-me V. Exª um aparte.  

O SR. CLODOALDO TORRES (PTB – PE) – Concedo o aparte a V. Exª.  

O Sr. José Jorge (PFL – PE) – Caro Senador Clodoaldo Torres, em nome do nosso Partido – por ser, além de seu amigo, integrante da Bancada de Pernambuco –, eu gostaria de lhe dar as boas-vindas a esta Casa. V. Exª é parlamentar experiente, diversas vezes Deputado Estadual, inclusive Presidente da Assembléia Legislativa, pessoa ponderada, que exerceu também muitos cargos executivos no nosso Estado de Pernambuco. Para nós, é uma satisfação tê-lo conosco. Tenho certeza de que muitas coisas poderemos fazer juntos e de que V. Exª dará grande contribuição não só ao funcionamento do Senado Federal mas também e principalmente às reivindicações de Pernambuco. Seja bem-vindo! Conte conosco nesta sua nova trajetória. Boa sorte.  

O SR. CLODOALDO TORRES (PTB – PE) – Agradeço-lhe muito o aparte, nobre Senador José Jorge, um dos homens públicos mais competentes e mais conhecidos do nosso Estado. Evidentemente, precisarei muito do seu apoio, de sua orientação. Peço a V. Exª que ensine este matuto sertanejo a maneira de se conduzir aqui no Senado. Certamente, poderemos ter eventualmente algumas divergências de ordem partidária, mas tenho certeza absoluta de que aprenderei muito com V. Exª. Estou muito honrado e feliz com seu aparte. Muito obrigado.  

Finalizando, Sr. Presidente, no tempo em que irei substituir o Senador Carlos Wilson, procurarei cumprir com firmeza, dedicação e honradez, dentro dos limites da minha competência, todas as missões que me forem designadas.  

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.  

Muito obrigado.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2000 - Página 11005