Discurso durante a 74ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

TRANSCRIÇÃO DE PRONUNCIAMENTO DE S.EXA. SOBRE A CONDENAÇÃO DE FAZENDEIRO ACUSADO DE SER MANDANTE DE ASSASSINATO NO ESTADO DO PARA.

Autor
Ademir Andrade (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PA)
Nome completo: Ademir Galvão Andrade
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
JUDICIARIO.:
  • TRANSCRIÇÃO DE PRONUNCIAMENTO DE S.EXA. SOBRE A CONDENAÇÃO DE FAZENDEIRO ACUSADO DE SER MANDANTE DE ASSASSINATO NO ESTADO DO PARA.
Publicação
Publicação no DSF de 08/06/2000 - Página 12198
Assunto
Outros > JUDICIARIO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DISCURSO, AUTORIA, ORADOR, REGISTRO, DECISÃO, TRIBUNAL DO JURI, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PARA (PA), CONDENAÇÃO, JERONIMO AMORIM, FAZENDEIRO, HOMICIDIO, EXPEDITO RIBEIRO DE SOUZA, SINDICALISTA, REFERENCIA, DISPUTA, TERRAS, REFORMA AGRARIA.

           O SR. PRESIDENTE (Ademir Andrade) - Antes de encerrar a sessão, em primeiro lugar, registro um tento fantástico da Justiça brasileira, especialmente da Justiça do Pará, por ter condenado, pela primeira vez na nossa história, ao longo de mais de trinta anos de impunidade, o fazendeiro Jerônimo Amorim, mandante do crime de Expedito Ribeiro de Souza. Quero deixar registrado nos Anais desta Casa o discurso que preparei sobre a questão, bem como, por se tratar de um fato absolutamente histórico, os termos da sentença proferida pelo Juiz Cláudio Augusto Montelvão das Neves, Juiz Presidente do Segundo Tribunal do Júri da Capital do Estado do Pará.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/06/2000 - Página 12198