Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ILUSTRE ADVOGADO, PECUARISTA E ESCRITOR DR. EDUARDO MACHADO METELLO.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ILUSTRE ADVOGADO, PECUARISTA E ESCRITOR DR. EDUARDO MACHADO METELLO.
Publicação
Publicação no DSF de 02/08/2000 - Página 15474
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EDUARDO MACHADO METELLO, ADVOGADO, PROFESSOR, PRODUTOR RURAL, ATUAÇÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, realmente é da minha lavra e do Senador Lúdio Coelho este requerimento de homenagem póstuma a Eduardo Machado Metello, que, nascido no Estado de São Paulo, foi ainda criança para Mato Grosso do Sul, tendo prestado ao nosso Estado grandes e relevantes serviços.

De profissão, era advogado. Honrou e dignificou essa nobre profissão. Postulou durante muitos e muitos anos no Fórum da Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. Além de advogado, foi professor de Direito. Quando se iniciou a Faculdade de Direito no Estado do Mato Grosso do Sul, lá estava Eduardo Machado Metello, sem nunca ter abandonado a sua cátedra, sempre cercado do carinho e do reconhecimento dos seus alunos. Professor da cadeira de Direito Civil, ali pontificou, granjeando amizade e disseminando o seu saber e a sua cultura no seio da sociedade sul-mato-grossense.

Defendeu também os interesses de sua classe. Proprietário rural, pecuarista emérito, Eduardo Machado Metello, Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, deixou três livros escritos: Os Três Casos, Meu Amigo Autonomista e A Reforma Agrária no Brasil. Foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

A sociedade do meu Estado ficou enlutada, entristecida e consternada.

Entendo ser da mais alta justiça a inserção nos Anais desta Casa desse voto de pesar pelo falecimento desse insigne homem que grandes serviços prestou a Mato Grosso do Sul.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/08/2000 - Página 15474