Discurso durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

APROVAÇÃO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA DE PROJETOS DE DECRETOS LEGISLATIVOS SOBRE A REALIZAÇÃO DE PLEBISCITO AS POPULAÇÕES DOS ESTADOS DO AMAZONAS, PARA E MATO GROSSO, SOBRE A CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS EM SEUS RESPECTIVOS TERRITORIOS.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIVISÃO TERRITORIAL.:
  • APROVAÇÃO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA DE PROJETOS DE DECRETOS LEGISLATIVOS SOBRE A REALIZAÇÃO DE PLEBISCITO AS POPULAÇÕES DOS ESTADOS DO AMAZONAS, PARA E MATO GROSSO, SOBRE A CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS EM SEUS RESPECTIVOS TERRITORIOS.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2000 - Página 16539
Assunto
Outros > DIVISÃO TERRITORIAL.
Indexação
  • REGISTRO, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, CONVOCAÇÃO, PLEBISCITO, POPULAÇÃO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ESTADO DO PARA (PA), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), CONSULTA, CRIAÇÃO, ESTADOS, DIVISÃO TERRITORIAL.
  • REGISTRO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, JOSE ROBERTO ARRUDA, SENADOR, CRIAÇÃO, SUBCOMISSÃO, ESTUDO, DIVISÃO TERRITORIAL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), ESTADO DO TOCANTINS (TO).

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PFL – RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de comunicar à Casa a decisão que acabou de ser tomada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Foram aprovados três projetos de decreto legislativo que convocam plebiscitos nos Estados do Amazonas, Pará e Mato Grosso a fim de consultar a população a respeito da criação de territórios federais no Amazonas, do Estado do Tapajós no Pará e do Estado do Araguaia no Mato Grosso.  

Além dessa decisão, foi aprovado requerimento de autoria do Senador José Roberto Arruda solicitando a criação de uma subcomissão temporária interna da CCJ, composta de nove membros titulares e nove suplentes, que deverá, no prazo de 180 dias, estudar a redivisão territorial dos Estados brasileiros e do Distrito Federal.  

No seu arrazoado, o Senador Arruda arrola o Mato Grosso do Sul e Tocantins, que V. Exª aqui representa, como exemplos ilustrativos da importância de se fazer a redivisão desses estados gigantescos, verdadeiros latifúndios, que são o Amazonas, o Pará e o Mato Grosso.  

Sr. Presidente, era essa a comunicação que eu queria fazer à Casa e à Nação, que nos vê pela TV Senado. Hoje começamos um outro momento no estudo da redivisão territorial do País, que começou com a Constituinte de 1988 e que teve um passo a mais com a conclusão da Comissão de Estudos Territoriais, criada pela Constituição para tratar da redivisão territorial do País.  

Muito obrigado, Sr. Presidente.  

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2000 - Página 16539