Discurso durante a 118ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DE NELSON DINNEBIER, PREFEITO DE GRAMADO - RS.

Autor
José Fogaça (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: José Alberto Fogaça de Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DE NELSON DINNEBIER, PREFEITO DE GRAMADO - RS.
Aparteantes
Emília Fernandes.
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2000 - Página 18523
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, NELSON DINNEBIER, PREFEITO, MUNICIPIO, GRAMADO (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

O SR. JOSÉ FOGAÇA (PMDB - RS. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, todos nós do Rio Grande do Sul recebemos com profundo pesar, com muita dor, a morte do Prefeito Nelson Dinnebier, um homem da indústria, bem-sucedido na sua vida privada, benquisto na sua comunidade. Justamente pelo seu sucesso pessoal, profissional, pela imagem que construiu junto a uma comunidade progressista, como é a comunidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, foi levado várias vezes à condição de Prefeito de Gramado.

Tínhamos a impressão de que Gramado via no Prefeito Dinnebier uma espécie de prefeito permanente. Só a necessidade da alternância no poder, que faz parte da democracia e é realmente indispensável, é que fez com que houvesse intervalos durante os quais ele não governou Gramado. Mas a cidade de Gramado, com a sua jovialidade, com a sua vitalidade e com o seu dinamismo empresarial, é filha da capacidade, da competência e do dinamismo de Nelson Dinnebier, a quem conheci pessoalmente e a quem tinha como um grande amigo.

Quero fazer das minhas palavras, neste momento, a minha homenagem sincera a este amigo, a este grande homem público, que é Nelson Dinnebier.

A Srª. Emilia Fernandes (Bloco/PDT - RS) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. JOSÉ FOGAÇA (PMDB - RS) - Com muita honra, concedo o aparte a V. Exª, Senadora Emilia Fernandes.

A Srª. Emilia Fernandes (Bloco/PDT - RS) - Senador José Fogaça, da mesma forma como já externou o Senador Pedro Simon e, agora, V. Exª, quero também manifestar meus votos de profundo pesar pelo falecimento do Dr. Nelson, Prefeito de Gramado, o que é extensivo à sua família. Segundo o espírito democrático que nos move, temos certeza de que aquele Município perde um grande parceiro público do desenvolvimento daquela região. Temos consciência do trabalho que ele, juntamente com o Prefeito de Canela, o nosso companheiro de partido, Sr. José Velhinho Pinto, desde o início da década de 90, implementa na região das hortências para que se desenvolva um espírito de sentimento não apenas turístico, mas de desenvolvimento econômico e social naquela região. Com muito êxito, isso vem se desenvolvendo de forma integrada com a cidade de Canela, da qual o nosso companheiro José Velhinho é prefeito. Quero me somar, também, a esse sentimento que move toda a Bancada gaúcha neste momento.

O SR. JOSÉ FOGAÇA (PMDB - RS) - Obrigado, Senadora Emilia Fernandes. Quero também registrar que o Prefeito Nelson Dinnebier era um homem caracterizado pela extrema simplicidade e singeleza. É possível que muitas pessoas que tenham circulado pelo centro da cidade, avenidas e ruas do Município, freqüentado os lugares mais movimentados da cidade, tenham cruzado com um homem de baixa estatura, de postura pessoal de enorme simplicidade, de grande humildade e não tenham percebido que ali se encontrava um verdadeiro gigante na construção da grandeza daquele Município.

Fico aqui, portanto, Sr. Presidente, com este preito, juntando-me ao Senador Pedro Simon nesta homenagem, neste pedido de um voto de pesar, que também tem o apoio da Senadora Emilia Fernandes, para este grande nome da política do Rio Grande do Sul, para este grande empresário, grande homem público e grande cidadão brasileiro: Nelson Dinnebier.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2000 - Página 18523