Discurso durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração da Semana Mundial da Amamentação, cujo tema é "Amamentação: é um direito da mãe e um direito da criança".

Autor
Geraldo Althoff (PFL - Partido da Frente Liberal/SC)
Nome completo: Geraldo César Althoff
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Comemoração da Semana Mundial da Amamentação, cujo tema é "Amamentação: é um direito da mãe e um direito da criança".
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2000 - Página 19816
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, OCORRENCIA, COMEMORAÇÃO, AMBITO INTERNACIONAL, SEMANA, ALEITAMENTO MATERNO, COMENTARIO, IMPORTANCIA, SAUDE, CRIANÇA, MÃE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. GERALDO ALTHOFF (PFL - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sendo pediatra, não poderia me furtar a, neste momento, fazer uma referência à Semana Mundial de Amamentação, que começou ontem. Como parte das comemorações, será assinada amanhã uma série de protocolos de ação conjunta entre o Ministério da Saúde e os seguintes entes: Ministério das Comunicações, BNDES, Abrinq e Citibank.

O lema desta Semana Mundial da Amamentação é: “Amamentação: é um direito da mãe e um direito da criança”. Procuro sensibilizar os Srs. Parlamentares, os Srs. Senadores, em razão da importância e do significado que tem a amamentação, não só para a criança, mas também para a mãe, para o país como um todo, para a família, para a mãe empregada, para o empregador, enfim todos obtêm vantagens e benefícios da amamentação.

Para a criança, para o bebê: o leite materno satisfaz todas as necessidades da criança até em torno do sexto mês. Ao fazer essa referência, vale lembrar que houve um aumento significativo no número de crianças amamentadas de 89 para cá, de mais de 50%, em decorrência da mobilização que o Ministério da Saúde vem fazendo nesse sentido.

É importante relembrar que também para a saúde da mãe existem benefícios, pois a incidência do câncer de mama e de ovário é significativamente menor naquelas mulheres que amamentam ao seio.

Além disso, é importante referir que o empregador que tem uma mulher como sua funcionária, como sua colaboradora, também é beneficiado pela amamentação: durante esse período, a mãe fica extremamente segura com relação à saúde de seu filho e, em conseqüência, registram-se bons níveis de produtividade da mulher empregada.

Enfim, o leite materno é insubstituível e é por esta razão que fazemos referência a esta semana. A Semana Mundial de Amamentação chamará a atenção do país para a necessidade do estímulo permanente e constante à amamentação, principalmente por parte da sociedade civil organizada, por parte do governo federal, por parte dos governos estaduais e municipais. Todos têm a responsabilidade de fazer com que as nossas crianças sejam amamentadas por um tempo hábil, de preferência até os dois anos de idade.

Por esta razão, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, permiti-me fazer esta comunicação inadiável referente a esta semana que desde ontem estamos a comemorar, qual seja, a Semana Mundial de Amamentação.

Muito obrigado.


C:\Arquivos de Programas\taquigrafia\macros\normal_teste.dot 4/26/242:04



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2000 - Página 19816