Discurso durante a 138ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a resposta do Senador José Roberto Arruda relativa à eleição municipal em Belo Horizonte (como lider).

Autor
José Alencar (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: José Alencar Gomes da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Considerações sobre a resposta do Senador José Roberto Arruda relativa à eleição municipal em Belo Horizonte (como lider).
Publicação
Publicação no DSF de 20/10/2000 - Página 20783
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, JOSE ROBERTO ARRUDA, SENADOR, EXISTENCIA, CRESCIMENTO, CELIO DE CASTRO, CANDIDATO, PREFEITURA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PESQUISA, PRETENSÃO, VOTO, CIDADÃO, ELEIÇÃO MUNICIPAL.

O SR. JOSÉ ALENCAR (PMDB - MG. Como Líder. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra, porque o eminente Líder do Governo, Senador José Roberto Arruda, trouxe ao Plenário informações falsas a respeito da eleição que se fere em Belo Horizonte, capital do meu Estado. S. Exª informou que a eleição está empatada entre o seu candidato e o Dr. Célio de Castro.

Pois bem, todas as pesquisas que têm sido realizadas nos últimos dias dão conta de um crescimento do Dr. Célio de Castro em relação ao outro candidato. Hoje, por exemplo, na primeira página do jornal Folha de S. Paulo, o Instituto DataFolha registra resultado de 49% para o Dr. Célio de Castro contra 38% para o outro candidato, o que significa 11 pontos percentuais a mais, e quase 60% para o Dr. Célio de Castro, se computados apenas os votos válidos. Além disso, dois terços da população de Belo Horizonte - mesmo aqueles que votam no outro candidato e que pertencem ao seu Partido - afirmam que a vitória será do Dr. Célio de Castro.

O Senador José Roberto Arruda poderia ser mais eficiente como Líder, se não fossem os gols que anda marcando contra o próprio Governo que representa nesta Casa.

Não podemos admitir que se aproveitem do sistema de comunicação do Congresso Nacional para levar informações falsas à capital do meu Estado, Belo Horizonte; por isso venho à tribuna. Gostaria que S. Exª se tivesse mantido na Casa para ouvir a minha reação contra aquelas declarações falsas que trouxe.

Não podemos concordar com isso. Aprendemos a respeitar e exigimos que também nos respeitem.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/10/2000 - Página 20783