Discurso durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Justificativa a requerimento estendendo às confederações de Judô e de Triatlon as investigações da CPI do Futebol, bem como, de proposta de emenda constitucional proibindo mais de uma reeleição dos presidentes das confederações nacionais de todos os esportes.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), FUTEBOL. ESPORTE.:
  • Justificativa a requerimento estendendo às confederações de Judô e de Triatlon as investigações da CPI do Futebol, bem como, de proposta de emenda constitucional proibindo mais de uma reeleição dos presidentes das confederações nacionais de todos os esportes.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2000 - Página 21958
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), FUTEBOL. ESPORTE.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, RELATOR, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), FUTEBOL, NECESSIDADE, INVESTIGAÇÃO, IRREGULARIDADE, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JUDO (CBJ), CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA, ESPORTE TERRESTRE, ESPORTE AQUATICO.
  • APRESENTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, PROIBIÇÃO, REPETIÇÃO, REELEIÇÃO, PRESIDENCIA, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA, ESPORTE.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, utilizarei o tempo desta comunicação inadiável para dar conhecimento à Casa de uma proposta de emenda constitucional de minha autoria, naturalmente com as assinaturas de praxe, e também de um requerimento que estou apresentando ao Plenário.

O requerimento - acabei de discuti-lo com o presidente da CPI do Futebol e com o relator, respectivamente os senadores Álvaro Dias e Geraldo Althoff - será naturalmente apresentado para que seja discutido, mas desde logo quero dizer que não quero de maneira nenhuma criar obstáculos para a CPI. Estou propondo que, além de investigar o futebol brasileiro, possamos também investigar o judô, a Confederação Brasileira de Judô, e a Confederação Brasileira de Triathlon, porque essas duas entidades estão sendo denunciadas em todo o País. Diante disso, entendo que o Senado poderia estender a competência da Comissão para apreciar esses dois casos no final da CPI do Esporte. De qualquer maneira, ainda vou colher o parecer dos integrantes da CPI sobre o assunto.

A minha emenda constitucional, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é fruto de um debate muito amplo levado a efeito por ocasião da apreciação da Lei Pelé, que tive a honra de relatar.

É proibido mais de uma reeleição nas federações e nas confederações desportivas do Brasil. Muitas federações e confederações estão nas mãos de uma mesma família há mais de quinze anos. O futebol e o esporte, de forma geral, precisam estar constantemente sendo reoxigenados, renovados. O futebol brasileiro está hoje sendo investigado e outras confederações também poderão ser investigadas em função de algumas pessoas ficarem dez, quinze ou vinte anos dirigindo uma federação ou uma confederação. É lógico que para vedarmos mais de uma reeleição nas confederações e nas federações torna-se necessário fazer mudanças no art. 217 da Constituição Federal e é justamente o que estou propondo.

Faço esta comunicação à Casa como forma de pedir apoio às Srªs e Srs. Senadores, a fim de que possamos discutir com mais abrangência esses dois temas: a emenda constitucional e a ampliação da CPI para investigar dois fatos determinados na Confederação de Judô e também na Confederação de Triathlon.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2000 - Página 21958