Discurso durante a 153ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Justificativas à apresentação de requerimento de convocação do chefe da Segurança Institucional da Presidência da República, general Alberto Cardoso, para prestar esclarecimentos ao Senado, sobre as investigações procedidas pela Agência Brasileira de Inteligência - Abin, denunciadas pela reportagem da revista Veja.

Autor
Jefferson Peres (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
Nome completo: José Jefferson Carpinteiro Peres
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Justificativas à apresentação de requerimento de convocação do chefe da Segurança Institucional da Presidência da República, general Alberto Cardoso, para prestar esclarecimentos ao Senado, sobre as investigações procedidas pela Agência Brasileira de Inteligência - Abin, denunciadas pela reportagem da revista Veja.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2000 - Página 22388
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, CONVOCAÇÃO, ALBERTO CARDOSO, OFICIAL GENERAL, CHEFE, ORGÃO ESPECIAL, SEGURANÇA PUBLICA, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, OBJETIVO, ESCLARECIMENTOS, OCORRENCIA, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), INVESTIGAÇÃO, VIDA, CIDADÃO, AUTORIDADE, PAIS.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JEFFERSON PÉRES (Bloco/PDT - AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, a revista Veja desta semana traz matéria que reputo de suma gravidade a respeito de atividades desenvolvidas pela Agência Brasileira de Inteligência - Abin, que implicam um desvirtuamento das finalidades para as quais foi criada.

Essa Agência estaria acompanhando os passos e a vida particular de um Governador de Estado, de repórteres de revistas que publicam matéria contra o Governo e, o que é pior, Sr. Presidente, teria designado um agente para não apenas arapongar como se envolver com um Procurador da República, a fim de envolvê-lo em situações constrangedoras - sabe-se lá com quais escusos objetivos.

Isso precisa ser esclarecido, Sr. Presidente. Por isso estou dirigindo requerimento à Mesa de convocação do Ministro Chefe de Segurança Institucional da Presidência da República, General Alberto Cardoso, para vir a este plenário prestar esclarecimentos. Se a maioria não quiser que esses fatos sejam aclarados, como eu e boa parte do Senado desejamos, porque esses fatos são admissíveis num regime de exceção, jamais no Estado de Direito, que rejeite o requerimento, justificando por que está opondo-se à presença do Ministro nesta Casa.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.

 


C:\Arquivos de Programas\taquigrafia\macros\normal_teste.dot 4/20/247:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2000 - Página 22388