Discurso durante a 168ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem, na condição de Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Romênia, pelo Dia Nacional da Romênia, comemorado em Primeiro de dezembro.

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem, na condição de Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Romênia, pelo Dia Nacional da Romênia, comemorado em Primeiro de dezembro.
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2000 - Página 24330
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, PAIS ESTRANGEIRO, ROMENIA.
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, CHEFE, DELEGAÇÃO, CONGRESSISTA, PAIS ESTRANGEIRO, ROMENIA, COMENTARIO, HISTORIA, REFORÇO, DEMOCRACIA, POSTERIORIDADE, REVOLUÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero registrar hoje, da tribuna desta Casa, o Dia Nacional da Romênia, comemorado no último dia 1º de dezembro. E o faço na condição de presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Romênia.

            Quando estive naquele País, do dia 01 a 07 de julho último, chefiando a delegação Parlamentar Brasileira àquele País, integrada por mim, pelo Senador Gilberto Mestrinho e pelo Deputado Federal Expedito Júnior, tive a oportunidade de contatar vários representantes da classe política e da classe empresarial e ver o resultado da força e da união de um país, união conquistada com raça, com força e com objetivo em busca do sonho de liberdade, de democracia e da dignidade de seus cidadãos.

            No dia 1º de dezembro a Romênia comemorou 82 anos da realização de sua união nacional, que iniciou nos idos de 1918 na cidade de Alba Iulia com uma Grande Assembléia Nacional quando milhares de pessoas proclamaram a união da Transilvânia com a Romênia.

            A sombria e dolorosa Segunda Guerra Mundial empurrou esse País, juntamente com muitos outros da Europa, para um regime totalitário comunista, deixando fortes rastros sobre o desenvolvimento Romeno, na segunda metade deste século. Porém, a revolução de dezembro de 1989 derrubou o regime ditatorial, abrindo o processo de reinstauração da Democracia, do sistema político pluralista, da economia de mercado e da reintegração da Romênia na Europa e, em dezembro de 1991, a Romênia foi o primeiro país ex-socialista que conseguiu adotar uma nova Constituição, Democrática, baseada nos textos e na experiência acumulada pelos países democráticos.

            A Reforma Política desenvolvida nos anos seguintes à Revolução conseguiu criar e fazer funcionar as principais instituições do Estado de Direito.

            Na área econômica, a Romênia enfrentou problemas e desafios decorrentes da difícil transição para a economia de mercado cujos objetivos principais são a descentralização da economia estatal e a sua privatização e, para realizar o processo de privatização, o Parlamento Romeno adotou uma legislação aberta e moderna de maneira a atrair o interesse dos investidores.

            Na política externa, o País teve uma atuação que lhe permitiu integrar os padrões europeus para fortalecer a democracia e o pluralismo político.

            E, para nós, brasileiros, as profundas afinidades das culturas, de origem latina, romenas e brasileiras, e as complementaridades das economias constituíram, nos últimos anos, um poderoso incentivo para uma dinâmica crescente das relações entre Brasil e Romênia.

            Prova incontestável disso foi a Missão Parlamentar Brasileira à Romênia, já mencionada, que restabeleceu as relações diretas entre os dois Legislativos, e a visita oficial do Presidente da Romênia ao Brasil, dos dias 24 a 27 de julho último, que estreitou o relacionamento bilateral entre os dois países.

            Observemos que, no encaminhamento normal da economia mundial para uma integração global, a Romênia e o Brasil ocupam posições estratégicas dentro da economia da Europa Central e da América do Sul, respectivamente, ambas encontrando-se em pleno processo de rápida integração regional.

            Assim, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, vejo, com satisfação, que a Romênia se encaminha para uma Democracia autêntica em que a liberdade e a dignidade dos seus cidadãos constituem propósitos fundamentais. Constituem, também, fortes garantias para o desenvolvimento democrático e moderno da Romênia a luta para manter e desenvolver o Estado Nacional Unitário e a permanente aspiração para unidade nacional de todos os romenos, cujo símbolo é a data de 01 de dezembro de 1918.

            Quero, para concluir, desejar ao Povo e Governo Romeno, na pessoa de seu embaixador no Brasil, Sr. ION FLOROIU, que encontrem o seu grande destino que é o desenvolvimento pleno, com paz e prosperidade.

            Muito obrigado.


            Modelo14/20/2410:55



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2000 - Página 24330