Discurso durante a 170ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a realização, pela Fundação Milton Campos, de Concurso de Monografias sobre o tema: "O novo paradigma do emprego e a mutação do sindicalismo".

Autor
Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • Satisfação com a realização, pela Fundação Milton Campos, de Concurso de Monografias sobre o tema: "O novo paradigma do emprego e a mutação do sindicalismo".
Publicação
Publicação no DSF de 08/12/2000 - Página 24556
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, INICIATIVA, FUNDAÇÃO, CONSELHO, REITOR, UNIVERSIDADE, PAIS, REALIZAÇÃO, CONCURSO, TESE, PARTICIPAÇÃO, ACADEMICO, DEBATE, PROBLEMAS BRASILEIROS.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PPB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente Carlos Patrocínio, obrigado eminente Senador Eduardo Suplicy, que reduziu o seu pronunciamento para que eu pudesse também fazer um registro que considero da maior importância.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Fundação Milton Campos que se dedica à pesquisa e a estudos políticos e é vinculada ao PPB, dirigida pelo eminente homem público Senador Jarbas Passarinho, que inestimáveis serviços prestou ao País nas mais diversas e relevantes funções que desempenhou com raro brilhantismo - continua ainda prestando serviços ao País -, realizou, em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades brasileiras, um dos eventos muito significativos nos dias de hoje.

            É claro que a sociedade brasileira entende que precisa participar ativamente na busca da solução dos problemas que a afligem, não deixando a exclusividade dessa busca para as instituições públicas. Por essa razão, a Fundação Milton Campos, juntamente com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, vem realizando com muito sucesso - e já está na quarta edição - um debate de caráter nacional com a juventude brasileira, em que jovens acadêmicos se propõem a participar de um concurso de monografias com temas variados, abordando os problemas que afligem a sociedade brasileira, sobre temas nacionais recorrentes.

            O tema da quarta edição foi “O novo paradigma do emprego e a mutação do sindicalismo”. A convocação acabou contando com a participação de diversos Estados brasileiros e, neste breve registro, gostaria de fazer constar nos Anais desta Casa os nomes dos jovens que participaram dessa discussão e que nela se destacaram, trazendo uma contribuição inestimável para a busca da solução dos problemas que incomodam as famílias brasileiras.

            Registro na ordem em que me foi passada, alfabética, o nome e a origem do estudante que participou do concurso de monografia com o tema “O novo paradigma do emprego e a mutação do sindicalismo”: Beatriz Alves Leandro, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; Carina Petry Lima, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Daniel de Santana Vasconcelos da Universidade Federal de Sergipe - UFS; Diogo Valença de Azevedo Costa, da Universidade Federal de Pernambuco; Flávio José Gonçalves, da Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais; Francisco Xavier Freire Rodrigues, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte; Leile Silva Cândido Teixeira, da Universidade Católica de Goiás; Loyane Michelle Carvalho Teixeira, da Universidade Católica de Brasília; Magnus Luiz Emmendoerfer, da Universidade Federal de Santa Catarina; Márcia Paiva Xavier de Brito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Sidartha Sória e Silva, da Universidade Federal de Uberlândia; Vinícius Gaspar Garcia, da Universidade Estadual de Campinas.

            Assim, Sr. Presidente, com trabalhos singulares e consistentes, os jovens acadêmicos brasileiros participaram dessa disputa. A escolha foi difícil em virtude da consistência e da qualidade do trabalho. A oportunidade do debate e a alta qualidade dos trabalhos apresentados, certamente, ofereceram dificuldade aos eminentes julgadores, mas tinham que definir, porque precisavam distribuir os prêmios.

            Registro agora o nome dos sete finalistas. Começarei, Sr. Presidente, pelos três primeiros que ganharam o Prêmio Milton Campos pelos trabalhos que realizaram: Sidartha Sória e Silva, da Universidade Federal de Uberlândia, com o tema intitulado “Reestruturação Produtiva, Crise Econômica e os Rumos do Sindicalismo no Brasil na Perspectiva de uma Cidade de Porte Médio”; Daniel de Santana Vasconcelos, da Universidade Federal de Sergipe, com a tema “Reestruturação Capitalista, Revolução Tecnológica e o Novo Mundo do Trabalho”; no terceiro lugar, Leile Sílvia Cândido Teixeira, da Universidade Católica de Goiás, com o título “Desemprego Estrutural e Capacitação Continuada - Os Desafios para o Movimento Sindical na Contemporaneidade, Estudo Exploratório das Mutações do Sindicalismo em Goiânia”.

            Brevemente, registro dos demais nomes que chegaram à final: Márcia Paiva Xavier de Brito, Magnus Luiz Emmendoerfer, Vinícius Gaspar Garcia, Francisco Xavier Freire Rodrigues.

            Por último, Sr. Presidente, cumprimento o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, a Fundação Milton Campos e os jovens acadêmicos brasileiros que participaram de debate tão importante e tão significativo para dar uma contribuição às autoridades responsáveis pela solução dos problemas que afligem a sociedade brasileira.

            Muito obrigado.


            Modelo14/25/243:00



Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/12/2000 - Página 24556