Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solicitação aos Líderes para indicação dos membros da Comissão Temporária destinada a acompanhar as relações bilaterais Brasil/Canadá. (Como líder)

Autor
Roberto Freire (PPS - CIDADANIA/PE)
Nome completo: Roberto João Pereira Freire
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Solicitação aos Líderes para indicação dos membros da Comissão Temporária destinada a acompanhar as relações bilaterais Brasil/Canadá. (Como líder)
Publicação
Publicação no DSF de 28/12/2000 - Página 25589
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, APROVAÇÃO, PROPOSTA, ORADOR, CRIAÇÃO, COMISSÃO TEMPORARIA, OBJETIVO, ACOMPANHAMENTO, RELACIONAMENTO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, CANADA, MOTIVO, DECISÃO, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO (OMC), FAVORECIMENTO, EMPRESA ESTRANGEIRA, AERONAVE.
  • SOLICITAÇÃO, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, SENADO, INDICAÇÃO, MEMBROS, COMISSÃO TEMPORARIA, ACOMPANHAMENTO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS, GOVERNO FEDERAL, PAIS ESTRANGEIRO, CANADA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROBERTO FREIRE (PPS - PE. Como Líder, para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sr. Senadores, já que estamos falando de política externa e do papel que o Senado deveria cumprir com maior efetividade, quero me referir ao seguinte fato. Propus, no dia 15 de dezembro, a criação de uma comissão temporária para acompanhar as relações bilaterais Brasil/Canadá, em função de uma decisão da Organização Mundial de Comércio que autorizava o Canadá a promover retaliações, se necessário, para se ressarcir do que essa mesma organização julgava ter sido dumping praticado pelo Brasil na questão da venda de aviões, em disputa com uma empresa canadense. Essa proposição foi aprovada, com urgência urgentíssima dada pela Presidência da Casa, mas falta a designação dos Líderes.

            Queria lembrar que uma agência de desenvolvimento do Canadá já começa a fazer retaliações ao Brasil. Não se trata ainda de retaliação comercial, mas de uma retaliação que diz respeito à atuação de organizações não-governamentais, de ajudas designadas como humanitárias. O Canadá começa a julgar que o Brasil já não é um país que necessite desse tipo de cooperação ou de ajuda internacional. Isso não é outra coisa senão jogo duro dos canadenses, como bem diz o jornalista Boechat, em O Globo, quando nos traz essa notícia de que começa a haver um processo de endurecimento do Canadá nas relações com o Brasil.

            Era importante dizer isso, já que o Executivo, nessa questão, também agiu de forma correta, como vem tendo posições corretas na questão internacional, particularmente quanto ao Mercosul e a sua relação com a pretendida antecipação da Alca na América do Sul. A Oposição precisa ter clareza: quando o Governo está certo, precisa apoiá-lo, até porque questões de política externa não vão ser reduzidas ao mandato de um Presidente; política externa é projeto de nação, está além de forças políticas transitórias. Todos têm que buscar entendimento em relação a isso.

            Quero dizer, em nome da Oposição, que a posição do Governo brasileiro é correta na questão do encaminhamento do Mercosul e da Alca. E, mais do que isso: na questão do Canadá, o Governo teve um princípio de reação correta e por isso é necessário que o Senado lhe dê uma certa sustentação.

            Nesse sentido, solicitaria ao Presidente da Casa que pedisse aos Líderes que indicassem os membros para essa comissão temporária que tratará dos assuntos bilaterais envolvendo o Brasil e o Canadá.

            O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães) - O assunto que V. Exª suscitou será examinado para tirar qualquer dúvida sobre se essa comissão foi extinta ou não com o encerramento da sessão legislativa. Posteriormente, darei uma resposta definitiva a V. Exª. Se for o caso, renovaremos o pedido e faremos a comissão.


            Modelo14/20/247:55



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/12/2000 - Página 25589