Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SOLIDARIEDADE AS MANIFESTAÇÕES DO BRIGADEIRO FEROLLA, PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR, QUANTO AOS RUMOS DO PROJETO SIVAM.

Autor
Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).:
  • SOLIDARIEDADE AS MANIFESTAÇÕES DO BRIGADEIRO FEROLLA, PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR, QUANTO AOS RUMOS DO PROJETO SIVAM.
Publicação
Publicação no DSF de 08/03/2001 - Página 2557
Assunto
Outros > SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).
Indexação
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, OFICIO, AUTORIA, SERGIO XAVIER FEROLLA, BRIGADEIRO, PRESIDENTE, SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR (STM), ENDEREÇAMENTO, GERALDO MAGELA DA CRUZ QUINTÃO, MINISTRO DE ESTADO, DEFESA, DEMONSTRAÇÃO, APREENSÃO, SITUAÇÃO, SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).
  • SOLIDARIEDADE, ORADOR, MANIFESTAÇÃO, PRESIDENTE, SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR (STM), APREENSÃO, SITUAÇÃO, SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).

O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB - PR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quando este Senado discutia o Projeto Sivam, coloquei-me ao lado da indústria nacional, tentando trazer para o nosso mercado e para as nossas indústrias a possibilidade de, talvez num prazo maior que as indústrias internacionais, viabilizar a consecução do projeto.

            Naquele momento, a minha convicção nacionalista foi abalada pela visão técnica de um brasileiro ilustre, o atual Presidente do Superior Tribunal Militar, Brigadeiro Sérgio Xavier Ferolla. O Brigadeiro demonstrava, com extraordinária clareza, que era inviável a competição da indústria nacional, a médio e curto prazo, com alguns setores da indústria de alta tecnologia e de nível internacional.

            O Brigadeiro Ferolla foi um dos esteios em que se suportou o Governo Federal para viabilizar o Projeto Sivam. Mas, hoje, tenho em mãos um ofício do Brigadeiro Ferolla dirigido ao Dr. Geraldo Magela da Cruz Quintão, cujo teor requeiro à Mesa transcrição integral nos Anais do Senado da República.

O Brigadeiro Ferolla esclarece que assumiu as posições favoráveis ao Sivam como respaldo aos companheiros que dirigiam o projeto, espelhando-se e fundamentando-se em uma experiência pessoal de mais de 30 anos no setor tecnológico e de fomento industrial. Naquela ocasião, ele se contrapôs aos argumentos radicalizados que emergiam do calor dos debates, que, segundo ele, por mais honestos em seus propósitos de defesa dos interesses nacionais, não conduziam a uma solução exeqüível. Mas, hoje, o Brigadeiro insurge-se em especial contra a decisão dos administradores do Sivam em adquirir dez radares meteorológicos dos Estados Unidos, traindo objetivos, aspirações e compromissos que foram bandeiras levantadas nos debates públicos do qual participou em defesa dos poucos segmentos viáveis para a participação da inteligência e da capacidade na indústria nacional.

O Brigadeiro está extremamente preocupado. Termina o ofício ao Ministro Quintão - ofício que peço a transcrição integral nos Anais do Senado -, com a seguinte intervenção:

“Não posso, por isso, me silenciar, quando colocam não só um xis (“X”), mas principalmente um ponto de interrogação (“?”) nos objetivos desse estratégico Programa. Sinto, no contexto atual, indícios de descaminho e de traição e, como já destaquei, um amargo sabor de decepção”.

A minha preocupação é a do Brigadeiro Ferolla, e o Senado da República deve tomar consciência das preocupações do Brigadeiro e dos caminhos ou descaminhos pelos quais trafega agora o projeto Sivam, que, no passado, já foi objeto de tanta discussão, de tanta tentativa de intermediação e de corrupção; originou até para um certo personagem, por antecipação, a posse de um Lear jet 60. Com o fracasso da tentativa de manipulação do Senado, essa situação foi, felizmente, revertida.

Além de pedir a inserção nos Anais do Senado, pretendo mandar reproduzir esse documento do Presidente do Superior Tribunal Militar e entregá-lo aos 81 Senadores desta legislatura.

É essa a informação, Sr. Presidente, que, sem sombra de dúvida, é importante e urgente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/03/2001 - Página 2557