Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SATISFAÇÃO COM A MODIFICAÇÃO DO ATO DO MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, QUE PRORROGA POR MAIS 60 DIAS A EXISTENCIA DA SUDENE.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • SATISFAÇÃO COM A MODIFICAÇÃO DO ATO DO MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, QUE PRORROGA POR MAIS 60 DIAS A EXISTENCIA DA SUDENE.
Publicação
Publicação no DSF de 22/03/2001 - Página 3738
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, IMPORTANCIA, DELIBERAÇÃO, FERNANDO BEZERRA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO, INTEGRAÇÃO, PRORROGAÇÃO, PRAZO, EXISTENCIA, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE), POSSIBILIDADE, ESTUDO, REFORMULAÇÃO, SISTEMATIZAÇÃO, ORGÃO PUBLICO.
  • CONVOCAÇÃO, SENADOR, REGIÃO NORDESTE, REUNIÃO, DISCUSSÃO, SITUAÇÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE).

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, o Ministro da Integração Nacional, Senador Fernando Bezerra, embora tivesse anunciado a extinção da Sudene, depois de ter debatido ontem com oito dos nove Governadores nordestinos não só compreendeu a situação, como fez uma modificação em sua deliberação. Continuará, então, a existir a Sudene por um prazo de sessenta dias, enquanto se estuda que modificações deverão ser praticadas em sua sistemática.

Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, a Sudene é imprescindível ao Nordeste. Ela foi criada pelo economista, Ministro à época, Celso Furtado, e foi uma alavanca importante no progresso da nossa região.

Juscelino Kubitschek deu toda cobertura à criação desse organismo. E esse organismo serviu de exemplo para as outras superintendências -- Sudam, Sudesul, Sudeco, Suvale e quinhentas outras --, que terminaram, inclusive, sendo a cruz da Sudene, uma vez que pulverizaram tanto os recursos que, das expectativas, pouco foi realizado.

Só para se ter uma idéia, com a ponte Rio-Niterói foi mais ou menos assim, teve o valor equivalente aos 40 anos de aplicação de recursos na Sudene. Mesmo assim, a valia foi enorme.

A Sudene está sendo injustiçada. A Sudene, no momento, tem um crédito de quase R$2 bilhões a receber do Ministério da Fazenda. E o Ministério diz que não reconhece o crédito, que, ao contrário, que a Sudene até recebeu a mais do que deveria. Mas todos nós, do Nordeste, sabemos que isso não é verdadeiro.

E, com toda certeza, essa atitude foi importante. E nós, da Bancada nordestina - toda a Bancada nordestina, Senadores e Deputados -, vamos nos reunir na quarta-feira, no final da tarde. Estou convocando todos os Senadores nordestinos; e o Deputado Inocêncio Oliveira está convocando todos os Deputados nordestinos. Unidos, faremos força para que sejam corrigidas as coisas que não estão corretas, mas que a Sudene continue a existir e a prestar relevantes serviços ao Nordeste e ao Brasil.

Era o aviso que queria fazer, Sr. Presidente, agradecendo por ter me concedido a palavra para fazer esta comunicação. Repito: quarta-feira, no início da noite, às 18 horas e 30 minutos, aqui no restaurante do Senado, todos os Deputados e Senadores do Nordeste estarão reunidos para debater a Sudene.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/03/2001 - Página 3738