Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REPUDIO AS ACUSAÇÕES DA OPOSIÇÃO DE QUE O GOVERNO TERIA LIBERADO RECURSOS A PARLAMENTARES QUE RETIRARAM ASSINATURA DO REQUERIMENTO DE CRIAÇÃO DA CPI DA CORRUPÇÃO. INTENÇÃO DO GOVERNO DE ESCLARECER AS ACUSAÇÕES DA REVISTA VEJA SOBRE A VENDA DE INFORMAÇÕES DO BANCO CENTRAL, DURANTE A GESTÃO DE FRANCISCO LOPES. (COMO LIDER)

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO. MINISTRO DE ESTADO, CONVOCAÇÃO.:
  • REPUDIO AS ACUSAÇÕES DA OPOSIÇÃO DE QUE O GOVERNO TERIA LIBERADO RECURSOS A PARLAMENTARES QUE RETIRARAM ASSINATURA DO REQUERIMENTO DE CRIAÇÃO DA CPI DA CORRUPÇÃO. INTENÇÃO DO GOVERNO DE ESCLARECER AS ACUSAÇÕES DA REVISTA VEJA SOBRE A VENDA DE INFORMAÇÕES DO BANCO CENTRAL, DURANTE A GESTÃO DE FRANCISCO LOPES. (COMO LIDER)
Aparteantes
José Eduardo Dutra.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/2001 - Página 10118
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO. MINISTRO DE ESTADO, CONVOCAÇÃO.
Indexação
  • REPUDIO, OPOSIÇÃO, ACUSAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, LIBERAÇÃO, RECURSOS, OBJETIVO, SUBORNO, CONGRESSISTA, RETIRADA, ASSINATURA, REQUERIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).
  • PEDIDO, PEDRO MALAN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), ARMINIO FRAGA, PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), TEREZA GROSSI, DIRETOR, FISCALIZAÇÃO, COMPARECIMENTO, SENADO, OBJETIVO, ESCLARECIMENTOS, ACUSAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GOVERNO FEDERAL, VENDA, INFORMAÇÃO CONFIDENCIAL.
  • PEDIDO, TRANSCRIÇÃO, CARTA, AUTORIA, PEDRO MALAN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), DESTINATARIO, SOCIEDADE, ESCLARECIMENTOS, ACUSAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR) - Então, referi-me ontem, no plenário, a essa questão do Dossiê Cayman. Foi demonstrado que o Dossiê Cayman era uma farsa. Não vi nenhuma voz da Oposição reconhecer o fato de que o Dossiê Cayman era uma farsa.

Apenas peço um posicionamento semelhante por parte da Oposição. Quando existe uma pauta na imprensa desfavorável ao Governo, a Oposição se aproveita disso para atacar o Governo e pedir CPI. Quando a pauta é favorável ao Governo, mostrando, como, por exemplo, a farsa que era o Dossiê Cayman, que venha a Oposição também reconhecer que o Presidente Fernando Henrique não tem nada a ver com o referido Dossiê, uma farsa eleitoral para tentar atacar o Governo.

Em relação ao Ministro Pedro Malan, S. Exa, em contato comigo ontem, mostrou-se disposto a vir à Comissão de Assuntos Econômicos, que aprovou hoje o convite feito a S. Exa.

            O Ministro Pedro Malan dirigiu uma carta hoje à sociedade, relatando exatamente o seu posicionamento sobre a questão - carta, Sr. Presidente, que solicito faça constar do meu pronunciamento de hoje.

Estamos marcando, provavelmente para a próxima terça-feira, a vinda do Ministro Pedro Malan. Já aprovamos a vinda do Presidente do Banco Central, Armínio Fraga, e da Diretora de Fiscalização do Banco Central, Tereza Grossi, exatamente para prestar esclarecimentos aos Srs Senadores sobre a matéria publicada na Revista Veja. O Governo não tem conhecimento de esquema para vender informações, não participou desse tipo dele, repudia essas afirmações e nada tem a esconder a respeito dessa matéria.

Quero ainda registrar que foi feita, nesta Casa, uma CPI, cujo resultado foi entregue ao Ministério Público. O Sr. Salvatore Cacciola fugiu do Brasil, mas o Governo brasileiro está pedindo a sua extradição.

Portanto, o Governo não tem o que temer nem o que esconder. Estamos aguardando a vinda do Ministro Pedro Malan e dos Srs. Diretores do Banco Central, para prestarem as informações que o Governo entender que são necessárias para dirimir qualquer dúvida.

Não queremos mais nenhuma bolha de Dossiê Cayman por aí, inventando histórias e atacando o Governo. Toda vez que forem levantadas essas questões, com muita tranqüilidade e muito equilíbrio, vamos debatê-la com a Oposição, explicando e esclarecendo o posicionamento do Governo.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

***************************************************************

SEGUE DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.

***************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/2001 - Página 10118