Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

EXPECTATIVA QUANTO AS INICIATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO VALE DO PARNAIBA, POR OCASIÃO DA REALIZAÇÃO, EM TERESINA, DO VI MERCOVALE, QUE CONCRETIZA A PRESENÇA DA CODEVASF NO ESTADO DO PIAUI.

Autor
Freitas Neto (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Antonio de Almendra Freitas Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • EXPECTATIVA QUANTO AS INICIATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO VALE DO PARNAIBA, POR OCASIÃO DA REALIZAÇÃO, EM TERESINA, DO VI MERCOVALE, QUE CONCRETIZA A PRESENÇA DA CODEVASF NO ESTADO DO PIAUI.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2001 - Página 10683
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, OCORRENCIA, ESTADO DO PIAUI (PI), ENCONTRO, EMPRESARIO, DEBATE, DESENVOLVIMENTO, VALE DO SÃO FRANCISCO, VALE DO PARNAIBA, INICIO, ATUAÇÃO, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF), REGIÃO, LEGISLAÇÃO, ORIGEM, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR.
  • EXPECTATIVA, ATUAÇÃO, COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (CODEVASF), COMPLEMENTAÇÃO, PROJETO, IRRIGAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), ESTADO DO MARANHÃO (MA).
  • SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO ORÇAMENTO E GESTÃO (MOG), ATENÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), ELABORAÇÃO, PROPOSTA, ORÇAMENTO.

O SR. FREITAS NETO (PFL - PI. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras e Srs Senadores, as oportunidades para investimento no Estado do Piauí estão sendo discutidas, desde o último domingo, no VI Mercovale, um extenso e qualificado painel que se realiza em Teresina. Participando da cerimônia de abertura e acompanhando em parte os trabalhos, pude registrar a diversidade dos temas abordados, que refletem a amplitude do potencial da nossa região.

            Como o nome diz, trata-se da sexta edição do Mercovale que constitui o grande Encontro de Negócios nos Vales do São Francisco e Parnaíba. Os encontros anteriores voltaram-se para outros Estados, da área coberta pelo Vale do São Francisco. Para o Piauí, adquire portanto um significado especial. Marca o início efetivo da presença da Codevasf em nosso Estado, de acordo com o previsto na Lei nº 9.954, de 6 de janeiro de 2000, de minha autoria.

O primeiro dos painéis do VI Mercovale, após a cerimônia de abertura, teve como tema Vale do Parnaíba - Propostas para o Desenvolvimento. Examinaram-se os grandes cenários da economia regional do ponto de vista do investidor, inclusive do exterior. A partir daí, vêm sendo abordados temas específicos, como a aquicultura, a apicultura, o agronegócio do caju, a cultura de grãos no cerrado, a ovinocaprinocultura e o agronegócio das frutas em geral. Analisam-se ainda pólos específicos para investimentos, como a região da capital piauiense. Realizam-se também uma série de visitas técnicas, em que os participantes constatam que se tem feito muito no Piauí.

A constatação principal, porém, é que se pode fazer muito mais. Existe um grande potencial para o desenvolvimento regional. As oportunidades de investimento são variadas e promissoras. A principal mensagem do Mercovale é a de esperança.

Há fortes razões para que a tenhamos, mas é necessário, igualmente, que se proporcione suporte para esses investimentos. O princípio vale para qualquer país do mundo, para qualquer região do Brasil.

A Lei nº 9.954 representou, nesse sentido, um passo significativo. Pela primeira vez, teremos, no Piauí como no Maranhão, a atenção direta de uma agência de desenvolvimento com experiência, competência e vitalidade. Os resultados da ação da Codevasf no Vale do São Francisco são conhecidos internacionalmente. Chegou a hora de se conduzir essa experiência, manifesta no maior vale do Nordeste, ao segundo maior vale do Nordeste.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a esperança despertada pela chegada da Codevasf ao Piauí não pode ser frustrada. Os primeiros passos estão sendo dados. A empresa prepara a instalação de sua superintendência regional no Estado, que terá sede em Teresina. A Organização dos Estados Americanos financiará os estudos que conduzirão ao Plano Diretor da Bacia do Parnaíba, um referencial para as ações voltadas para nossa região.

É preciso, no entanto, que se garantam instrumentos para uma presença mais efetiva da Codevasf. A Bancada do Piauí tem feito sua parte. Emendas por ela apresentadas ao Orçamento deste ano visam proporcionar à empresa R$10 milhões para investimentos. Não é muito. Seriam necessários mais recursos.

Posso dar aqui um exemplo - um apenas, mas significativo - do que pode representar para o Vale do Parnaíba essa presença da Codevasf.

Contamos, no Piauí, com dois grandes projetos de irrigação: os Taboleiros Litorâneos, em Parnaíba, e os Platôs de Guadalupe, no Município de Guadalupe. Sua primeira etapa está praticamente concluída. O mesmo acontece com outro projeto, este localizado em território maranhense, os Taboleiros de São Bernardo.

Os três projetos oferecem, neste momento, condições práticas de exploração. Prevêem-se lotes para trabalhadores rurais, para técnicos e para uso empresarial. Já têm água na porta. Poderiam, portanto, ser comercializados, passando assim a produzir.

Pouco falta para que se possa partir para sua efetiva exploração econômica. A impedi-la há apenas um problema de gestão. Esses projetos foram iniciados no Governo Sarney, pelo Departamento Nacional de Obras de Saneamento, o DNOS. Com a extinção do DNOS, ficaram órfãos. Permaneceram durante muitos anos praticamente abandonados, quando passaram para a esfera do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o DNOCS.

Como disse, as obras civis foram feitas, pouco faltando para terminá-las. É hora de se partir para a administração dos perímetros irrigados. A Codevasf poderia - mais do que isso, deveria - receber essa missão. Tem ampla experiência de gestão em projetos semelhantes. Em pouco tempo, caso lhe dêem condições para isso, poderá colocar toda essa região para produzir.

Sr. Presidente, Sras e Srs Senadores, a efetiva exploração dos projetos de irrigação que mencionei é um entre muitos casos de ações capazes de promover o desenvolvimento de nossa região. Não tenho a necessidade de, uma vez mais, lembrar que as carências dos Estados do Vale do Parnaíba exigem medidas concretas e rápidas. O VI Mercovale está, neste mesmo momento, mostrando o que se pode fazer; a presença da Codevasf sinaliza para a possibilidade real de medidas efetivas.

Temos hoje, em fase de elaboração, uma proposta de Orçamento-Geral da União. Chegará ao Congresso, nos termos constitucionais, em três meses. A Bancada federal do Piauí certamente se empenhará, como tem se empenhado, em apresentar emendas que proporcionem não só ações pontuais, mas também medidas mais amplas voltadas para o desenvolvimento regional.

Seria mais simples e mais eficaz, porém, um gesto que partisse do próprio Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que a esta altura certamente já prepara a peça orçamentária a ser enviada até 31 de agosto para o Legislativo. Dirijo daqui um apelo à sensibilidade do Ministro do Planejamento e de sua equipe para que, conhecendo os problemas da nossa região e também seu potencial, adotem uma postura compatível com suas necessidades.

Sr. Presidente, para concluir, quero apenas dizer que tive a oportunidade de, ainda em 1996, aqui no Senado Federal, apresentar um projeto de lei que ampliava a jurisdição da Codevasf para o Vale do Parnaíba, porque são vales contíguos o Vale do São Francisco e do Parnaíba. E a companhia, portanto, depois de aprovado o projeto por esta Casa e pela Câmara dos Deputados e, no dia 6 de janeiro de 2000, sancionado pelo Presidente da República, passou a denominar-se Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. E, neste instante, realiza-se o VI Mercovale, um grande encontro de negócios, de oportunidade de investimento desses dois vales na capital do Estado do Piauí, ao tempo em que se prepara para implantar a sétima superintendência regional, Superintendência do Vale do Parnaíba, localizada em Teresina.

De modo que, neste instante, registro a realização do VI Mercovale e apelo ao Ministro do Planejamento para que coloque no Orçamento de 2002 dotações necessárias para que esta empresa possa, efetivamente, dar início à exploração daquele que, sem dúvida nenhuma, é um vale com um potencial enorme e que poderá, com certeza, transformar as regiões do Piauí e do Maranhão num pólo propulsor de progresso e desenvolvimento no Nordeste do Brasil.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2001 - Página 10683