Discurso durante a 85ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. EM ENCONTRO COM EMPRESARIOS DO SETOR DE IMPORTAÇÃO E PROCESSAMENTO DE CARNES DA FEDERAÇÃO RUSSA, REALIZADO NA EMBAIXADA BRASILEIRA EM MOSCOU, NO DIA 26 DE JULHO ULTIMO.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMERCIO EXTERIOR.:
  • PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. EM ENCONTRO COM EMPRESARIOS DO SETOR DE IMPORTAÇÃO E PROCESSAMENTO DE CARNES DA FEDERAÇÃO RUSSA, REALIZADO NA EMBAIXADA BRASILEIRA EM MOSCOU, NO DIA 26 DE JULHO ULTIMO.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2001 - Página 15455
Assunto
Outros > COMERCIO EXTERIOR.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, ENCONTRO, EMPRESARIO, SETOR, IMPORTAÇÃO, PROCESSAMENTO, CARNE, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA.
  • ELOGIO, DIPLOMACIA, BRASIL, APOIO, ENCONTRO.
  • ANALISE, ENCONTRO, POSSIBILIDADE, BRASIL, AUMENTO, EXPORTAÇÃO, CARNE, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA.

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, por designação da Mesa do Senado Federal, participei, dia 26 de julho último, na Residência da Embaixada Brasileira na Federação Russa, em Moscou, de encontro com empresários do setor de importação e processamento de carnes naquela comunidade.

Participaram do encontro, pelo lado brasileiro:

·     O orador, em nome deste Senado;

·     A Sra. Embaixadora Thereza Maria Machado Quintella;

·     O Sr. Secretário Alexandre F. Kessler, Encarregado do setor de Promoção Comercial da Embaixada.

Pelo lado russo, tomaram parte os empresários:

·     Oksana Kuznetsova, Diretora Comercial da RINORT;

·     Ashot Zakarian, Diretor Comercial da FOOD OLTI TRADE;

·     Mikhail Avdeev, Pres. da LARGO INTERNATIONAL GROUP;

·     Marina Mikhaylova, Chefe do Depto. De Vendas da LARGO INTERNATIONAL GROUP;

·     Zara Tolstenkova, Diretora-Geral da KROMEXPO;

·     Viktor Yatskin, Diretor do Departamento de Importação da MEAT UNION.

Cumpre, por justiça, destacar o valioso apoio da diplomacia brasileira ao evento, em especial a participação da Assessoria de Relações com o Congresso e da Excelentíssima Embaixadora Thereza Maria Machado Quintella. Desde a fase de preparação até o término do encontro, houve-se o Itamaraty com total eficiência e senso profissional, permitindo que dele tirássemos o maior proveito possível.

Pude constatar, na reunião em tela, interesses convergentes: de parte do empresariado russo, importar carnes brasileiras em larga escala; de nossa parte, abrir e expandir, cada vez mais, mercados para nossos produtos.

A par disso, contudo, percebi arestas que deverão ser aplainadas o quanto antes, sob pena de ferir grandes interesses nacionais, entre as quais vale enfatizar:

·     Primeiro, o empresário russo quer negociar diretamente com o exportador brasileiro, sem a presença das international trading companies, cuja intermediação termina por encarecer o produto importado. Quer-me parecer, Sr. Presidente e Srs. Senadores, que tais intermediários acabam por tumultuar o processo, ganhando em dobro, do exportador e do importador. Se há, de um lado, a vontade de vender e, do outro, o desejo de comprar, para que serve a figura do atravessador? Apenas para atrapalhar, suponho.

·     Segundo, os russos se queixam de postura de desconfiança por parte dos nossos frigoríficos, constatada quando da vinda de missão comercial ao Brasil. Alegam ter boas e sólidas garantias para oferecer-nos, não se justificando qualquer atitude preconceituosa de nossa parte.

Uma ou outra questão, de menor peso, será facilmente equacionada, quem sabe até com a ajuda de nossos meios diplomáticos e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O fato primordial, a meu ver, é que estamos diante de uma oportunidade, talvez única, de consolidarmos nossas relações comerciais com a Federação Russa, da qual resultarão expressivos lucros para nossa balança comercial. Devemos mover-nos com celeridade e competência, para que não percamos essa chance.

Outrossim, estou encaminhando cópia desse relatório a representantes do setor produtivo nacional diretamente interessado, em caráter de subsídio.

Essas, Sr. Presidente, Srs. Senadores, as considerações que desejava fazer no momento, sem prejuízo de oportunas abordagens futuras deste tema, por demais relevante para os interesses brasileiros.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR CASILDO MALDANER EM SEU DISCURSO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2001 - Página 15455