Discurso durante a 102ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de nota da Comissão Executiva Nacional do PT, a respeito do assassinato do sindicalista Ademir Alfeu Federicci, ocorrido no Pará. Transcrição de nota do Sindicato dos Bancários de Sergipe em homenagem ao transcurso, hoje, do Dia do Bancário. (como lider)

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. SEGURANÇA PUBLICA. HOMENAGEM.:
  • Leitura de nota da Comissão Executiva Nacional do PT, a respeito do assassinato do sindicalista Ademir Alfeu Federicci, ocorrido no Pará. Transcrição de nota do Sindicato dos Bancários de Sergipe em homenagem ao transcurso, hoje, do Dia do Bancário. (como lider)
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2001 - Página 18645
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. SEGURANÇA PUBLICA. HOMENAGEM.
Indexação
  • APOIO, DENUNCIA, SENADOR, MANIPULAÇÃO, BANCADA, GOVERNO, TROCA, VOTO, APROVAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, REELEIÇÃO, IMPEDIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO.
  • LEITURA, NOTA OFICIAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DENUNCIA, HOMICIDIO, ADEMIR ALFEU FEDERICCI, SINDICALISTA, LIDER, MOVIMENTO TRABALHISTA, REGIÃO, RODOVIA TRANSAMAZONICA, SOLIDARIEDADE, FAMILIA, EXIGENCIA, PUNIÇÃO, CRIME POLITICO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, NOTA OFICIAL, SINDICATO, ESTADO DE SERGIPE (SE), HOMENAGEM, DIA, BANCARIO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (Bloco/PT - SE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, inscrevi-me para falar de outro assunto e, ao contrário do Senador Romero Jucá, que afirmou não querer se meter nos assuntos do PMDB, mas falou o tempo todo a respeito do tema, não vou fazê-lo. Entretanto, algumas das afirmações feitas aqui, tanto pelo Senador Maguito Vilela quanto pelos Senadores Roberto Requião e Pedro Simon, são absolutamente verdadeiras. Não tenho informações sobre a Convenção do PMDB, mas, em relação à emenda da reeleição, houve denúncia de compra de votos, que não foi apurada porque a Bancada governista não deixou. Em relação à CPI da Corrupção, houve manipulação de recursos do Orçamento, sim, para evitar a instauração da CPI. Aliás, em relação à CPI da Corrupção, quero dizer que o requerimento continua com 26 assinaturas no Senado, faltando apenas uma. Portanto, qualquer Senador da Base governista ou do PMDB que queira assiná-lo, para que se viabilize a CPI, pode fazê-lo. Está na hora.

            Sr. Presidente, inscrevi-me para ler uma nota aprovada na Comissão Executiva Nacional do PT, reunida ontem, a respeito de mais um assassinato de liderança sindical no nosso País.

Nota do PT em repúdio ao assassinato do sindicalista Dema.

Na madrugada de sábado, dia 25 de agosto de 2001, foi assassinado o sindicalista, ex-vereador (1996-2000) do PT em Medicilândia (PA) e atual coordenador do Movimento pelo Desenvolvimento da Transamazônica e Xingu (MDTX), Ademir Alfeu Federicci (conhecido como Dema), com um tiro na boca, na frente da própria família.

Além do trabalho desenvolvido no Movimento, o sindicalista estava à frente de denúncias sobre desvios de recursos públicos no Pará (ex-Sudam) e das conseqüências da construção de barragens na região.

A Comissão Executiva Nacional do PT vem a público denunciar e exigir a imediata apuração de mais este bárbaro assassinato a lideranças de trabalhadores rurais comprometidas com a justiça social e com um novo modelo de desenvolvimento para o campo brasileiro. Bem como se solidariza com a família e com os companheiros do Movimento pelo Desenvolvimento da Transamazônica e Xingu pela perda brutal de uma das maiores lideranças do movimento social da região.

            Sr. Presidente, queríamos prestar nossa solidariedade à família, denunciar mais esse assassinato, exigir a apuração do crime e a punição dos responsáveis.

            Para concluir, gostaríamos de pedir a transcrição, nos Anais da Casa, de uma nota publicada hoje pelo Sindicato dos Bancários de Sergipe em todos os jornais do Estado, em alusão ao Dia do Bancário, que transcorre hoje.

            Muito obrigado.

 

            **********************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOSÉ EDUARDO DUTRA EM SEU PRONUNCIAMENTO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.

            ***********************************************************************

 

            


            Modelo14/18/248:41



Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2001 - Página 18645