Discurso durante a 126ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Inauguração, no próximo dia 5, do Aeroporto de Palmas e da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, por ocasião do decimo terceiro aniversário de criação do Estado do Tocantins.

Autor
Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL. HOMENAGEM.:
  • Inauguração, no próximo dia 5, do Aeroporto de Palmas e da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, por ocasião do decimo terceiro aniversário de criação do Estado do Tocantins.
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2001 - Página 23909
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. HOMENAGEM.
Indexação
  • ANUNCIO, INAUGURAÇÃO, USINA HIDROELETRICA, AEROPORTO, MUNICIPIO, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), OPORTUNIDADE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. LEOMAR QUINTANILHA (Bloco/PPB - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, talvez cinco minutos sejam mais do que suficientes para eu dar uma notícia que considero relevante a esta Casa.

            Hoje, tivemos a oportunidade de participar de um vôo inicial no novo aeroporto de Palmas. Está entrando em operação o novo Terminal Aeroviário de Palmas. Trata-se de uma obra moderna, construída de acordo com os conceitos arquitetônicos e técnicos mais modernos possíveis, que coloca a cidade de Palmas e o Estado do Tocantins em sintonia com a aviação comercial de todo o País.

            Sr. Presidente, até ontem à noite, improvisadamente, uma avenida da nossa capital servia-nos de aeroporto para que pudéssemos receber técnicos, empresários e pessoas dos mais diversos segmentos socioeconômicos deste País, que acorriam à cidade de Palmas, nossa capital, para conhecer de perto a implantação daquele que entendemos ser o mais complexo, amplo e importante projeto que está sendo implantado no coração do Brasil, esse projeto da construção dessa nossa cidade, dessa nossa Capital.

            Mas, ainda hoje, pela manhã, Sr. Presidente, ao chegar em Palmas, já no novo aeroporto, tive a oportunidade de sobrevoar a usina hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, que teve as suas comportas fechadas. É um fato muito interessante, que possivelmente, não podendo ser observado agora, jamais poderemos vê-lo novamente, porque são as terras que estão sendo inundadas, no engrossamento das águas, no volume das águas, no represamento provocado pela barragem e no represamento dos seus afluentes, enfim, constituindo um lago extraordinário, que vai banhar e dar salto de qualidade à cidade de Palmas, constituindo também a conclusão da usina hidrelétrica do Lajeado, numa convocação importante do setor privado para a participação da produção de geração de energia elétrica neste Brasil, que, no momento, clama tanto pela multiplicação de produção de geração de energia elétrica.

            Sr. Presidente, com o funcionamento da usina hidrelétrica do Lajeado, Luiz Eduardo Magalhães, marcada para o dia 5, como também será marcada para esse mesmo dia a inauguração do Aeroporto de Palmas, que coincide com a comemoração do 13º aniversário do nosso Estado, vai o Tocantins sair da condição de importador de energia elétrica e emprestar uma contribuição às regiões onde essa demanda de energia elétrica se revela mais acentuada. Portanto, é muita alegria e satisfação que venho registrar esses dois fatos para que sejam compartilhados com os meus Pares e com todos os brasileiros.

            Era o que eu tinha que registrar, Sr. Presidente.


            Modelo14/19/242:31



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2001 - Página 23909