Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da autonomia do PMDB na apresentação de candidato próprio às eleições presidenciais. Registro das pré-candidaturas do Governador Itamar Franco e do Senador Pedro Simon.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Defesa da autonomia do PMDB na apresentação de candidato próprio às eleições presidenciais. Registro das pré-candidaturas do Governador Itamar Franco e do Senador Pedro Simon.
Publicação
Publicação no DSF de 24/10/2001 - Página 25862
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, REALIZAÇÃO, CONVENÇÃO MUNICIPAL, BRASIL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB).
  • DEFESA, REALIZAÇÃO, CONVENÇÃO NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), AUTONOMIA, ESCOLHA, CANDIDATO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REGISTRO, INSCRIÇÃO, ITAMAR FRANCO, GOVERNADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PEDRO SIMON, SENADOR.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o PMDB realizou, no último domingo, as convenções municipais do nosso partido em todos os quase cinco mil Municípios no País inteiro. E como presido o Partido no meu Estado, Santa Catarina, sei como têm sido concorridas as nossas convenções municipais no Brasil inteiro.

            O nosso Partido, em função da última convenção nacional, no dia 9 de setembro, resolveu proclamar prévias para escolher o nosso candidato à Presidência da República no próximo dia 20 de janeiro. Em função disso, entendo a discussão ocorrida no último domingo em todos esses Municípios como uma tese de que o nosso Partido deve seguir um caminho próprio, conforme decidido soberanamente na convenção nacional.

            Com o maior respeito a quem quer que seja, esse caminho próprio é um entendimento nosso. Deveremos acatar a vontade de uma convenção soberana nacional, pois é a vontade da maioria de um partido que, há mais de 30 anos, nas horas mais difíceis, nunca usou máscara, ou seja, sempre foi o mesmo, na bonança e na tempestade.

            E quando se aproximam as prévias de 20 de janeiro, o Partido deve seguir nessa direção. Ainda mais que hoje o Governador Itamar Franco e o Senador Pedro Simon irão à sede nacional do PMDB para fazerem as suas inscrições para as prévias de 20 de janeiro. Assim, não há por que o PMDB tergiversar, não há por que titubear, não há por que pensar em coisas diferentes, como por exemplo, se o Partido deve sentar para conversar ou não. Nem o Presidente do Partido tem condições, hoje, de fazer uma proposta de entendimento para o primeiro turno. É claro que, havendo o segundo turno, e se nosso Partido não entrar nesse segundo turno, vamos dialogar. Mas a inscrição em um campeonato nacional à Presidência da República é um direito nosso, como também é um direito dos demais partidos políticos. Se não houver decisão no primeiro turno, sentaremos para conversar a respeito do segundo turno.

            Nas caminhadas de que participei nas últimas convenções municipais - não só eu, mas também o próprio Deputado Renato Vianna, que representa Blumenau, toda aquela região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e que inclusive é Secretário Nacional do nosso Partido - senti que esse pensamento é latente, é palpitante em todo o Brasil.

            Por isso deixamos aqui, em poucas palavras, o nosso pensamento. Temos que seguir esse caminho agora. Não vemos outra saída, Sr. Presidente. Consideramos isso fundamental para o Partido. E fazemos este registro porque o Governador Itamar Franco e o Senador Pedro Simon vão fazer suas inscrições hoje, como já dissemos. Com isso, sacramenta-se uma decisão da convenção nacional do nosso Partido.


            Modelo13/28/2410:16



Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/10/2001 - Página 25862