Fala da Presidência durante a 141ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem ao empresário e cientista Nansem Araújo, falecido em 1996, pelo centenário de seu nascimento.

Autor
José Alencar (PL - Partido Liberal/MG)
Nome completo: José Alencar Gomes da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao empresário e cientista Nansem Araújo, falecido em 1996, pelo centenário de seu nascimento.
Aparteantes
Arlindo Porto.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/2001 - Página 25995
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, NASCIMENTO, NANSEM ARAUJO, EMPRESARIO, INDUSTRIAL, CIENTISTA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOSÉ ALENCAR (PL - MG. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, um grande cidadão mineiro, empresário, intelectual, cientista, está comemorando o seu centenário. Com os cinco minutos que V. Exª me concedeu, registro nos Anais do Senado uma singela homenagem àquele grande mineiro e grande brasileiro.

            O calendário cultural, artístico, científico e empresarial das Minas Gerais assinala uma celebração toda especial.

            Se ainda estivesse entre nós, proporcionando-nos a alegria de uma fraternal convivência, o industrial, professor, homem de letras e empreendedor cultural Nansen Araújo estaria completando, na data referida, 100 anos de vida.

            Ele foi personagem importante no cenário cultural e na história do desenvolvimento econômico e social de nosso Estado.

            Dotado de visão abrangente do mundo e das pessoas, firmou presença na atividade industrial como pioneiro no complexo setor dos instrumentos científicos de precisão. Conforme suas próprias palavras, ele começou em 1930 com uma “caricatura de indústria” - como ele dizia -, aplicando no investimento um conto de réis.

            “Foi uma luta de toureiro contra touro bravo” - dizia ele. “Foi assim até a indústria completar 20 anos”. Estas palavras, proferidas com o senso de humor que compunha o seu perfil humano, rico em dons, pertencem a Nansen Araújo, num momento em que relatava, alguns anos atrás, a epopéia de sua fecunda ação empresarial.

            A indústria expandiu, adquiriu conceito, tornou-se referência nacional, alcançou o mercado internacional. Hoje, com mais de 70 anos de existência, a Nansen S.A Instrumentos de Precisão, com sede em Contagem, Minas Gerais, e participação acionária em unidade vinculada ao setor de saneamento em Montes Claros, constitui, por força de sua pujança econômica e tecnologia avançada, o fruto esplêndido dos sonhos ousados de seu criador.

            Comandando, na atualidade, a grande empresa, o industrial Murilo Araújo, filho do Dr. Nansen, dá continuidade, com brilhantismo, à obra implantada pelo seu venerando pai.

            Nansen Araújo era natural de Rochedo. Médico e professor, foi casado com Dona Mariza Tavares Araújo. Faleceu em 13 de fevereiro de 1996. Fez curso de Humanidades no Internato do Colégio Pedro II, colando grau em Medicina pela Universidade do Brasil. À época de estudante, colaborou como revisor no antigo jornal carioca A Razão. Deixando à mostra, desde cedo, a sua veia literária, colaborou, desde àquela época, no antigo suplemento literário de O Globo, em O Jornal, na Revista da Cultura Brasileira.

            O Sr. Arlindo Porto (PTB - MG) - V. Exª, com a permissão do Presidente, me concede um rápido aparte?

            O SR. JOSÉ ALENCAR (PL - MG) - Se o Presidente permitir, concedo o aparte com muita honra a V. Exª, Senador Arlindo Porto.

            O Sr. Arlindo Porto (PTB - MG) - Cumprimento V. Exª por esse oportuno pronunciamento, homenageando o Dr. Nansen Araújo. No início de seu pronunciamento, V. Exª destacou a vida particular de Nansen Araújo, sua vida empresarial, seu trabalho social, comunitário, e como líder da Federação das Indústrias. Solidarizo-me com V. Exª por seu pronunciamento exaltando as qualidades de Nansen Araújo. Nossos cumprimentos ao Dr. Murilo Araújo que, com competência, sucede o Dr. Nansen Araújo com a responsabilidade de continuar essa grande empresa que faz um trabalho de desenvolvimento tecnológico e social. Parabéns a V. Exª. A saudade que sentimos do Dr. Nansen está atrelada à ação que ele implementou para o bem de Minas Gerais e o crescimento do País. Nossos cumprimentos.

            O SR. JOSÉ ALENCAR (PL - MG) - Agradeço, Senador Arlindo Porto, o seu atencioso aparte.

            Ao longo dos anos, assinou artigos em outros órgãos da imprensa brasileira, entre eles O Estado de Minas, a extinta revista Acaiaca, a antiga Folha de Minas e o Diário do Comércio, de Belo Horizonte.

            Logo depois de graduar-se como médico, foi clinicar em Rio Casca e Ponte Nova, interior do Estado.

            Foi professor da UFMG, na Cadeira de Fisiologia Humana do Instituto de Ciências Biológicas.

            Possuidor de sabedoria incomum, muito culto, foi membro atuante da Academia Mineira de Medicina e da Academia Mineira de Letras.

            A intensa vivência intelectual levou-o a escrever vários livros, entre eles Luz Vacilante, de poemas, e Palestras Científicas. Integrou o Conselho Curador da Fundação Clóvis Salgado, da Fundação Mineira de Educação e Cultura. Fez parte ainda do Conselho de Industrialização do Estado, da Fundação Projeto Rondon e do Conselho Curador da Universidade Mineira de Arte. Presidiu o Conselho de Administração do Estado de Minas Gerais e o Conselho Consultivo da Fiat Automóveis. Foi ainda Presidente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

            Como Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais por dois mandatos, deixou evidenciada em numerosas obras a sua apurada sensibilidade social. Tive a honra de sucedê-lo na direção do Sistema Fiemg e de inaugurar o imponente Centro Cultural que tem o seu nome e que está localizado na Capital mineira. Obra por ele idealizada, o Centro Cultural Nansen Araújo pode ser apontado, sem favor algum, como um dos mais importantes empreendimentos no gênero existentes no Brasil. É provido de excepcionais condições para atividades artísticas e culturais. É utilizado com freqüência como cenário de eventos comunitários de alto significado e repercussão.

            A atuação de Nansen Araújo, sempre marcante, na indústria, no campo cultural, científico e artístico, no magistério, na liderança classista e sindical, exercida com desassombro, desvelo e dignidade, fez dele um benemérito na gratidão e apreço da comunidade mineira. Seu exemplo admirável de vida granjeou-lhe o eterno reconhecimento dos mineiros, que nele apontam personagem com lugar assegurado na galeria dos melhores e mais autênticos valores projetados em Minas, no curso do século deixado para trás.

            Esta a razão, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pela qual, como representante de Minas Gerais, nesta augusta Casa, estou aqui registrando, com reverência e simpatia, nestas breves palavras, a celebração do centenário de Nansen Araújo, um brasileiro ilustre que deixou, em sua luminosa caminhada pela pátria terrena, sinais inapagáveis de sua grandeza humanística e espiritual.

            Muito obrigado.


            Modelo14/20/246:11



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/2001 - Página 25995