Discurso durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 25 anos de inauguração da Fundação Dom Cabral, centro de desenvolvimento de executivos e empresas no Estado de Minas Gerais.

Autor
Arlindo Porto (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/MG)
Nome completo: Arlindo Porto Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 25 anos de inauguração da Fundação Dom Cabral, centro de desenvolvimento de executivos e empresas no Estado de Minas Gerais.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2001 - Página 27963
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, ENTIDADE, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, EMPRESARIO, MODERNIZAÇÃO, TECNOLOGIA, GESTÃO, EMPRESA, INSERÇÃO, MERCADO INTERNACIONAL.
  • ELOGIO, COMPARECIMENTO, DIREÇÃO, ENTIDADE, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PLENARIO, SENADO.

O SR. ARLINDO PORTO (PTB - MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Professor Emerson de Almeida, Presidente da Fundação Dom Cabral, demais membros da Diretoria da Fundação, autoridades e personalidades de Minas Gerais presentes nesta sessão especial de homenagem para comemorar os 25 anos de inauguração da Fundação Dom Cabral, meu dileto Colega Senador José Alencar, da Bancada de Minas Gerais, é com grande satisfação que vejo realizar-se, hoje, essa merecida homenagem à Fundação Dom Cabral. Damos, assim, continuidade à comemoração, iniciada em agosto último, dos 25 anos de existência desse reconhecido centro de desenvolvimento de executivos e empresas. Ao requerer esta homenagem, com apoio dos meus Pares, pretendi prestar o justo tributo a essa organização que tem sido fundamental ao desenvolvimento de Minas Gerais e tem influído positivamente também na formação de recursos humanos não só de Minas Gerais, mas do Brasil e até de estrangeiros.

Nesse sentido, dou as boas-vindas, cumprimento e felicito sua direção, aqui representada, em nosso plenário, pelo Dr. Emerson de Almeida, Presidente da Fundação Dom Cabral; seu Diretor Executivo, Dr. Mozart Pereira dos Santos; e o Diretor do Projeto Cig Limitada, Dr. Damião Coutinho Paes. Aqui estão, juntamente com convidados ilustres, para testemunhar esta homenagem que agora se insere nos Anais do Senado Federal.

Para destacar os relevantes serviços que há 25 anos a Fundação Dom Cabral vem prestando na capacitação profissional dos gestores empresariais, necessário se faz conhecer um pouco de sua história.

A Fundação Dom Cabral nasceu em 9 de agosto de 1976, como desdobramento do Centro de Extensão da Universidade Católica, hoje Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG -, com o apoio do então Reitor, Arcebispo Dom Serafim Fernandes de Araújo, hoje Cardeal e Presidente do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral. Solicito ao Professor Emerson que leve a Dom Serafim o nosso preito de reconhecimento e de satisfação até de poder, neste momento, homenageando a Fundação Dom Cabral, homenagear também Dom Serafim pelos trabalhos relevantes que presta na condição de Presidente Curador da Fundação, além de seu extraordinário trabalho na defesa dos carentes e daqueles que precisam sobretudo de oportunidades para explorar e utilizar o processo democrático e a cidadania.

Desde a sua criação, a entidade vem ganhando crescente importância, graças à qualidade do trabalho de aprimoramento profissional de executivos que realiza. Com isso, a Fundação Dom Cabral tem contribuído, de maneira significativa, para suprir o mercado de profissionais mais qualificados para gerenciar as empresas brasileiras, as mineiras em particular.

Agora, no momento em que comemora seus 25 anos de atividades, a Fundação Dom Cabral está dando um grande salto de qualidade, com a concretização de um grande projeto de desenvolvimento lançado há dois anos: a sua constituição como centro internacional de tecnologia de gestão.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como tem sido enfatizado pelos especialistas em gestão, o diferencial capaz de garantir a sobrevivência no ambiente empresarial, hoje, é a competência para enfrentar a competição cada vez mais acirrada.

            As transformações mais marcantes que atualmente se observam no mundo dos negócios são uma concentração significativa de investimentos no desenvolvimento tecnológico e o ingresso maciço de capitais nas atividades ligadas ao conhecimento.

Na denominada “Era da Informação”, que se está inaugurando, a busca pela competência em gestão coloca a imperiosa necessidade da educação continuada, pois o que se vislumbra com muita clareza é que os cargos de decisão nas empresas serão confiados, cada vez mais, a profissionais de formação abrangente e conhecimento diferenciado.

A disseminação dos computadores e a conseqüente consolidação da dimensão virtual, com a agilidade e as facilidades que lhe são características, viabilizaram a criação de uma nova modalidade de ensino, o denominado e-learning. Já a necessidade de ganho de escala força universidades e business-schools a também ampliarem sua capacidade de competir. Por conta da associação entre esses fenômenos, surgem as alianças, sobretudo internacionais.

A Fundação Dom Cabral, que já foi citada pela revista Exame como “o mais renomado centro de educação gerencial brasileiro”, está sempre sintonizada com as transformações que vão ocorrendo no ambiente empresarial.

Assim, a partir de uma percepção acurada da realidade e da confiança na sua capacidade de empreender, a entidade tomou a dianteira e lançou, há dois anos, o projeto de desenvolvimento destinado a transformá-la em centro internacional de tecnologia de gestão.

            A elevação a esse novo patamar de atuação exigia, evidentemente, uma expressão física, na forma de um campus adequado. Com efeito, a partir de seu 25° aniversário, a Fundação Dom Cabral está funcionando no mais moderno campus já projetado no Brasil para uma instituição dedicada ao desenvolvimento empresarial.

A obra é de tal dimensão, que, aliada à tradição e competência da instituição, mereceu a presença do Senhor Presidente Fernando Henrique Cardoso, autoridades federais e mineiras, além de lideranças empresariais nacionais e estrangeiras em sua inauguração, no último dia 9 de agosto passado.

Vale ressaltar, Srªs e Srs. Senadores, que o esforço da Fundação Dom Cabral para realizar esse up-grade para uma competência em padrão internacional já começou a produzir frutos. O MBA Empresarial da entidade foi classificado, recentemente, entre os três melhores do Brasil pela revista Você S/A.

            Como diz o professor Emerson de Almeida, seu presidente, a Fundação Dom Cabral se está preparando “para ser uma instituição que faça escola, de modo genuíno e com jeito próprio”. Segundo ele, a constituição da Dom Cabral como centro internacional de tecnologia de gestão lhe permitirá evoluir de forma concreta, reforçando a competência que sempre caracterizou a instituição desde sua criação, ao viabilizar que empresários, executivos e professores desenvolvam conhecimentos aplicáveis no dia-a-dia das empresas.

Na formulação e implantação do projeto - nascido por sugestão das empresas clientes, as quais também participam da sua viabilização -, a Dom Cabral reafirmou um traço marcante nesses 25 anos de existência: a arte de atuar em parceria. Para os empresários parceiros, o projeto de transformação da Dom Cabral em centro internacional de tecnologia vai ao encontro do desafio, que lhes está colocado com urgência, de promover mudanças rumo à competitividade.

É a única estratégia viável para a inserção competitiva da empresa nacional no mercado globalizado. Assim, também se promove o intercâmbio permanente de acadêmicos e executivos, de informações e metodologias, sob o prisma basilar do respeito à ética e aos valores humanos, sem o que nada justifica o desenvolvimento.

O Centro Internacional de Tecnologia de Gestão está sendo gerado em um ambiente de grande interação, pois nada menos que 33 organizações se uniram para viabilizá-lo.

Para a Fundação Dom Cabral, a implementação do Centro Internacional de Tecnologia de Gestão e a inauguração do novo campus representam a conquista de novos diferenciais competitivos, entre os quais a geração de tecnologia em gestão empresarial; a inteligência em unir e disponibilizar soluções empresariais integradas; o alto fluxo de interação internacional - possibilitado por alianças com organizações de renome internacional; a consolidação da parceria como competência básica; a elevação a um padrão internacional de referência em tecnologia empresarial; e a conquista de competência na realização de projetos in-company.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o campus da Dom Cabral ocupa 36 mil metros quadrados de terreno doado pela Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. Tem localização privilegiada, que se destaca pela beleza natural, facilidade de acesso e proximidade das cidades históricas. O projeto arquitetônico prevê um espaço acadêmico e outro residencial, destacando em seus ambientes aspectos da cultura nacional e internacional.

A construção do espaço acadêmico representa investimentos da ordem de R$10 milhões. Na primeira etapa, são R$5,4 mil metros quadrados de área construída, em três pavimentos, com centro de produção e treinamento educacional, núcleo de ensino a distância, área administrativa, área de produção e operação, espaço cultural - incluindo anfiteatro, espaço empresarial, museu, biblioteca e galeria de arte - e serviços - agência bancária, livraria, loja de conveniências e agência de viagens.

Ao lado do espaço acadêmico, o espaço residencial - um moderno flat com operação hoteleira, 120 apartamentos no padrão de grandes business hotéis, que deverá receber os empresários e executivos participantes dos programas da Fundação Dom Cabral.

Outro destaque do novo patamar da Fundação Dom Cabral, como referência internacional em seu campo, será a geração de tecnologia de gestão como resposta das organizações aos desafios da “globolocalização” e da competitividade.

A Dom Cabral trabalha em cooperação com grupos de empresas de diversas regiões brasileiras, contando, hoje, com mais de cem empresas associadas em três diferentes formas de parceria. Essas empresas atuam numa verdadeira rede coletiva nacional de aprendizado. Elas se reúnem não apenas para aprender juntas, mas também para compartilhar idéias e vivências empresariais, no CTE - Centro de Tecnologia Empresarial, no Paex - Parceiros para a Excelência e no PDA - Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas.

Já as alianças mantidas pela Fundação Dom Cabral com duas renomadas instituições internacionais, uma, dos Estados Unidos, e a outra, da Europa, representam uma importante fonte de inovação. Essas instituições são a Kellogg (J. L. Kellogg Graduate School of Management), de Evanston, Chicago, e a INSEAD (The European Institute of Business Administration), de Fontainebleau, França.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste momento em que a Fundação Dom Cabral comemora o seu 25º aniversário, lançando-se a um novo patamar de atuação, faço questão de deixar registrados nos Anais da Casa meus efusivos cumprimentos a seus dirigentes e a todo o seu corpo de colaboradores.

Não poderia deixar de enaltecer especialmente seu quadro docente, com 180 professores altamente qualificados e reconhecidos pelo mundo acadêmico e empresarial. Assim como seus demais funcionários, vem prestando relevantes serviços na capacitação profissional dos gestores empresariais brasileiros, notadamente os do Estado de Minas Gerais. Contando com 630 empresas clientes, os programas oferecidos pela Fundação Dom Cabral têm uma média anual de 6 mil participantes.

Por tudo isso, não poderia deixar de destacar este evento, associando-me ao júbilo de seus dirigentes e colaboradores pelas relevantes conquistas já realizadas e pelas que estão por vir.

Foi esse o meu intuito ao requerer a presente sessão, de modo a promover o reconhecimento da Fundação Dom Cabral e daqueles que nela atuam, por esse trabalho fundamental ao desenvolvimento nacional e que, por intermédio do longo braço do comércio e do intercâmbio de pessoas e idéias, também pode contribuir para com a construção do processo de paz nesse tempo turbulento e trágico.

Meus cumprimentos à Fundação Dom Cabral, a Minas Gerais e ao Brasil! A Fundação Dom Cabral não é apenas de Minas, mas também do nosso querido Brasil!

Muito obrigado. (Palmas!)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2001 - Página 27963