Discurso durante a 150ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 25 anos de inauguração da Fundação Dom Cabral, centro de desenvolvimento de executivos e empresas no Estado de Minas Gerais.

Autor
José Alencar (PL - Partido Liberal/MG)
Nome completo: José Alencar Gomes da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 25 anos de inauguração da Fundação Dom Cabral, centro de desenvolvimento de executivos e empresas no Estado de Minas Gerais.
Publicação
Publicação no DSF de 08/11/2001 - Página 27969
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, ENTIDADE, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), EXTENSÃO UNIVERSITARIA, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA (PUC), ELOGIO, DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, ESPECIALIZAÇÃO, EMPRESARIO, BENEFICIO, CONCORRENCIA, EMPRESA, MERCADO INTERNACIONAL.

O SR. JOSÉ ALENCAR (PL - MG. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, cumprimento o eminente professor Emerson de Almeida, ilustre Presidente da Fundação Dom Cabral; os Srs. Diretores aqui presentes, professor Mozart Pereira dos Santos, Damião Coutinho Paz, Ricardo Siqueira Campos, Lindolfo Coelho Paoliello; o mineiro Reginaldo Braga Arcuri, Secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; o Dr. Paulo Brant, também pertencente àquele Ministério, aqui presente; o Presidente da Associação Comercial de Minas, engenheiro Eduardo Prates Octaviani; a ilustre Presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, Drª Ângela Gutierrez, que nos encanta com sua presença; o Dr. Pedro Firmino Magesty, Prefeito de Juatuba; o Dr. Juliano Rennó, Secretário Municipal de Indústria e Comércio daquele Município; minhas Senhoras e meus Senhores, é realmente excepcional a satisfação que nos cabe neste momento em que podemos participar desta justa homenagem que o Senado da República, em sessão solene, por iniciativa do nosso colega mineiro, Senador Arlindo Porto, presta à Fundação Dom Cabral.

Esta sessão de homenagem traduz, com inteira justiça, o reconhecimento público a uma valorosa instituição que, por suas ações, sua criatividade e sua importância cultural tornou-se um marco significativo na história contemporânea da inteligência brasileira.

Relembrando os 25 anos de caminhada vitoriosa, o Presidente da Fundação, Professor Emerson de Almeida, relatava em discurso proferido por ocasião da inauguração do magnífico “Centro Alfa-Campus Aloysio Faria”, no dia 09 de agosto passado, data do Jubileu de Prata ora festejado, que no começo tudo foi um sonho e uma esperança.

Tomamos aqui emprestadas as suas palavras: “Vivemos de quase nada: duas pequenas salas, três ou quatro pessoas. Mas tivemos um guia e um berço. Dom Serafim confiou e orientou, protegeu e proporcionou autonomia. Da Universidade Católica de Minas Gerais herdamos a imensa vontade de servir. Construímos nosso próprio caminho, feito de intuição, de perseverança, paciência e humildade, ousadia e diplomacia. E tivemos sempre um norte: a permanente busca da integridade”.

Confirmamos com grande satisfação: o compromisso desses primeiros momentos foi rigorosamente respeitado em toda a trajetória percorrida até aqui pela Fundação Dom Cabral. À custa de muito trabalho, conduzido por profissionais de alta qualificação humanística e técnica, a instituição é apontada hoje na admiração e apreço comunitários, sem favor algum, como centro de excelência de padrão mundial nas áreas de gestão e estratégia empresarial.

Organização sintonizada com os avanços de seu tempo, ela se mostra ciosa e consciente do seu papel no contexto social. A orientação categórica passada pelo seu Conselho Curador é no sentido de que confira, em sua programação, ênfase cada vez maior à abordagem da competitividade da empresa, mediante o esforço pela inclusão social. O que fica demonstrado, com a linha de orientação traçada, é uma percepção nítida, por parte da Fundação Dom Cabral, da problemática social que tanto nos angustia e é considerada intolerável à consciência da Nação.

A Fundação Dom Cabral articulou-se, no plano internacional, por bem-sucedidos acordos com grandes escolas de negócios de conceito mundial. Essa atuação envolve também sistemas de cooperação com grupos de empresas em todas as regiões do País. O programa agrupa hoje mais de cem empresas associadas, sendo variadas as formas de parceria.

Trata-se de uma verdadeira rede coletiva nacional de aprendizado de alto nível. É alvissareiro constatar que as empresas agrupadas nesse esforço não se reúnem apenas em busca do aprendizado proporcionado pela Fundação Dom Cabral, mas também, por ela estimuladas, para compartilhar idéias e vivências empresariais, para frutífero intercâmbio de experiências.

Com investimentos globais de R$20 milhões, a Fundação inaugurou, no dia 9 de agosto do corrente ano, seu novo “campus”, instalado em 7.400 metros quadrados de área construída em Alphaville, Município de Nova Lima, em região que se destaca pela beleza natural, próximo à rodovia dos Inconfidentes, que liga Belo Horizonte às cidades históricas de Ouro Preto e Mariana.

No “Campus” foi implantado o Centro Internacional de Tecnologia de Gestão, um espaço esplêndido para garantir a interação, em escala de maior amplitude, com os centros mundiais de excelência nas áreas em que executa a sua missão institucional. Essa interação, como assinalam os dirigentes da Fundação Dom Cabral, abre acessos maiores às tecnologias avançadas de gestão empresarial.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com essas breves considerações a respeito das realizações da Fundação Dom Cabral, queremos transmitir, aqui desta tribuna, os nossos aplausos e felicitações calorosos a todos quantos, com inteligência, espírito público, dedicação, perseverança e idealismo, ajudaram a construir, nesses 25 anos, a grandeza dessa renomada instituição.

Eles são numerosos. Têm os nomes inscritos na história do desenvolvimento mineiro e brasileiro, além desta, também por outras iniciativas dignificantes a que se acham vinculados.

Acreditamos, todavia, que, na citação desses dois personagens, seja possível fazer-se uma reverência justa à ação de toda a comunidade de trabalho da Dom Cabral, lembrado, obviamente, seu excepcional quadro de educadores.

Um desses personagens é o eminente Cardeal Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes de Araújo, Presidente do Conselho Curador. Sua Eminência, com seus exemplos de vida digna, com sua afeição pela causa dos despossuídos sociais, com seu apostolado rico em lições de concórdia, de paz, de solidariedade, é uma figura que enaltece a paisagem de nossos valores humanos. A Fundação deve-lhe muito. Todos os mineiros sabem disso.

O outro personagem é o ilustre Professor Emerson de Almeida, Presidente Executivo da Fundação. O seu quinhão de mérito nessas conquistas todas é altamente expressivo. A Dom Cabral deve muito, da expressão alcançada como Centro de Excelência Educacional, ao dinamismo, inteligência e criatividade desse emérito educador.

A história da Fundação Dom Cabral, narrada no somatório de esforços dessa gente toda, ajuda, em muito, a fortalecer, em nosso espírito de cidadãos brasileiros, a crença de que esta Nação, apesar de tudo, dispõe de inteligência, capacidade e potencialidade suficientes para, em almejada e necessária retomada do desenvolvimento, empreender jornada mais vigorosa, a passo acelerado, em direção ao futuro de grandezas que lhe está reservado nos planos da Providência Divina.

Muito obrigado. (Palmas)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/11/2001 - Página 27969