Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao jornal O Liberal, do Estado do Pará, que amanhã completará 55 anos de fundação.

Autor
Luiz Otavio (PPB - Partido Progressista Brasileiro/PA)
Nome completo: Luiz Otavio Oliveira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao jornal O Liberal, do Estado do Pará, que amanhã completará 55 anos de fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 15/11/2001 - Página 28578
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O LIBERAL, ESTADO DO PARA (PA), ELOGIO, ATUAÇÃO, IMPRENSA, INTEGRAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO.

O SR. LUIZ OTÁVIO (Bloco/PPB - PA) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, venho à tribuna nesta manhã fazer uma homenagem ao jornal O Liberal, do meu Estado do Pará, que amanhã estará completando 55 anos.

O Liberal foi fundado em 15-11-1946, tendo à frente o Sr. Moura Carvalho. Era um jornal vespertino político-partidário, porta-voz do Partido Social Democrático que tinha à frente o General e Senador Magalhães Barata.

Com a morte do General Barata, por doação o jornal passou para Moura de Carvalho, que o vendeu para Ocyr Proença. Quando o empresário Rômulo Maiorana adquiriu o jornal, todas as previsões eram de que estava fazendo um péssimo negócio. O Liberal chegava aos leitores com insignificantes 500 exemplares; porém, a disposição e visão empresarial de Rômulo Maiorana transformou o Jornal Liberal e, em dez anos, ele já era o jornal de maior circulação da Amazônia.

Hoje, o Sistema Rômulo Maiorana de Comunicação, sob a presidência de D. Lucidéia Maiorana, prossegue fazendo valer o ideal de seu fundador, Rômulo Maiorana, falecido em abril de 1986.

As Organizações Rômulo Maiorana, além do jornal O Liberal, são integradas por um canal de televisão - é a repetidora da Rede Globo na região, pelo Amazônia Jornal, rádios AM e FM, uma TV a Cabo, um provedor de Internet e a Fundação Rômulo Maiorana, que desenvolve projetos sociais no Pará, tendo destaque, entre outros, o projeto Criança Vida que visa “criar na sociedade paraense predisposição para o trabalho voluntário, exercitando o conceito de responsabilidade social”.

Um feito marcante das Organizações Rômulo Maiorana foi ter conseguido, em convênio com o Governo do Estado do Pará, levar as imagens da TV Liberal a quase todos os municípios do Estado. Ao longo de tantos anos, dos 143 Municípios do Pará apenas um pouco mais de 40 tinham imagens da repetidora do governo - a Funtelpa.

Hoje, depois do Governo Almir Gabriel, O Liberal e a Rede Globo entram em quase todos os municípios do nosso Estado - quase cem - e temos a meta de, até o final do Governo do Dr. Almir Gabriel, chegar aos 143 Municípios, levando a mensagem de uma empresa como O Liberal, em convênio com a Rede Globo. Almir Gabriel, Roberto Marinho e Rômulo Maiorana terão a oportunidade de dar ao Pará a condição da informação precisa, exata de que realmente o povo do Pará precisa, justamente na época em que sabemos que a informação passa a ser o bem mais precioso no mundo.

O Jornal Liberal tem 98% de aceitação pelas pesquisas, não só do Ibope, mas de todos os institutos do nosso País. É um grupo que sempre investiu em tecnologia de ponta, o que é uma herança do jornalista Rômulo Maiorana muito bem seguida por sua família. As Organizações Rômulo Maiorana são um grupo empresarial moderno e aguerrido, fazendo com que o Pará esteja no Primeiro Mundo também nos meios de comunicação.

O resultado disso são os seguidos prêmios que as Organizações Rômulo Maiorana recebem. O Prêmio Mérito Lojista, que premia o melhor jornal do Estado do Pará na categoria de Comunicação, há mais de 15 anos é dado ao jornal O Liberal, sendo a premiação entregue anualmente pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Com 55 anos de existência, o jornal O Liberal rompe o século XXI na posição de um dos mais respeitados jornais brasileiros. A credibilidade reafirmada dia a dia, ao lado dos avanços tecnológicos que integraram a realidade do seu tempo fazem de O Liberal uma referência no panorama das comunicações;

Esse é o maior legado do jornalista Rômulo Maiorana aos paraenses: ter constituído um grupo empresarial sem solução de continuidade, com sua esposa Déa à frente das Organizações, muito bem assessorada pelos filhos, dos quais se destacam Rômulo Júnior e Ronaldo Maiorana.

Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/11/2001 - Página 28578