Discurso durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

APELO A REDE GLOBO DE TELEVISÃO PARA RETIFICAÇÃO DE NOTICIA DIVULGADA ONTEM PELO JORNAL NACIONAL, SOBRE O POSICIONAMENTO CONTRARIO DE S.EXA. AO RELATORIO FINAL DA CPI DO FUTEBOL.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), FUTEBOL.:
  • APELO A REDE GLOBO DE TELEVISÃO PARA RETIFICAÇÃO DE NOTICIA DIVULGADA ONTEM PELO JORNAL NACIONAL, SOBRE O POSICIONAMENTO CONTRARIO DE S.EXA. AO RELATORIO FINAL DA CPI DO FUTEBOL.
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/2001 - Página 29272
Assunto
Outros > IMPRENSA. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), FUTEBOL.
Indexação
  • REPUDIO, NOTICIA FALSA, TELEJORNAL, EMISSORA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), REFERENCIA, ORADOR, CONTESTAÇÃO, CONCLUSÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO, FUTEBOL, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), DERRUBADA, RELATORIO.
  • ESCLARECIMENTOS, ASSUNTO, REUNIÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), SOLUÇÃO, DUVIDA, REDUÇÃO, COLEGIO ELEITORAL, ESCOLHA, CANDIDATO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, SOLICITAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), RETIFICAÇÃO, NOTICIA FALSA.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, inicialmente agradeço a V. Exª e ao Senador Álvaro Dias, próximo orador inscrito, que me cedeu cinco minutos - contudo, não gastarei todo esse tempo - para fazer um esclarecimento à Casa.

No Jornal Nacional de ontem, sem que me tivesse ouvido ou feito perguntas, a Rede Globo noticiou que sou contrário ao relatório da CPI do Futebol, relatório que nem sequer está pronto e que desconheço. Como ainda não o li, não posso dizer que sou contrário. Logo, poderei emendá-lo e votar favorável ou contrariamente. Liguei, então, para a repórter da emissora, a qual me informou que tomou conhecimento da notícia por acaso e que ouviu a conversa pelos corredores desta Casa. Assusta-me, atemoriza-me e, ao mesmo tempo, apavora-me a maneira como a honra das pessoas é enchovalhada. Assim como a Rede Globo vive do Ibope - precisa dele -, o político precisa da sua honra e zela por ela. Contudo, ela é enchovalhada sem nenhuma consulta, nenhum telefonema, nenhuma pesquisa, nenhuma prova. 

Ao mesmo tempo, fiquei profundamente decepcionado. Eu sempre tive muita confiança no Jornal Nacional. Eu não sabia que era dessa maneira que se tratava a honra das pessoas, ou seja, sem cuidado especial. Veja V. Exª: O Jornal Nacional conta com o poderio da Rede Globo, enquanto eu somente posso me defender aqui, na presença de poucas pessoas, e dizer da minha decepção e da minha revolta diante deste fato.

Venho aqui especialmente, Sr. Presidente, fazer um apelo à Rede Globo: como já está provado que a notícia não tinha fundamento, que não havia provas, que esclareça os fatos. Foi dito ainda que ontem houve uma reunião da Bancada do PMDB para derrubar o relatório. Ora, eu fui à reunião da Bancada do PMDB, que durou pouco tempo porque o Presidente do Senado Federal precisou ausentar-se para inaugurar um novo programa na televisão. Na reunião, abordou-se a dúvida do PMDB com relação às prévias: atendem àquilo que o Governador Itamar Franco deseja ou atendem ao que pretende Michel Temer, ou seja, a diminuição do Colégio Eleitoral. A reunião encerrou-se sem nenhuma conclusão, a Bancada conversou muito rapidamente. Ficou, então, marcada outra para a próxima terça-feira, porque não houve tempo.

Assomo à tribuna, primeiro, para expressar a minha revolta; segundo, para expressar a minha decepção; e, terceiro, para pedir à Rede Globo que, em nome de tantos serviços que prestou ao Brasil, não faça mais isso com ninguém e que me dê o direito de reparar a injustiça que foi feita contra mim e contra a minha honra. Como disse a repórter, de maneira até sincera, ela ouviu isso, aqui, pelos corredores.

Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/2001 - Página 29272