Discurso durante a 160ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM AO ADVOGADO DARCI FRIGO, AGRACIADO COM O PREMIO ROBERT KENNEDY DE DIREITOS HUMANOS.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO ADVOGADO DARCI FRIGO, AGRACIADO COM O PREMIO ROBERT KENNEDY DE DIREITOS HUMANOS.
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/2001 - Página 29341
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), HOMENAGEM, DARCI FRIGO, ADVOGADO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), RECEBIMENTO, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, DIREITOS HUMANOS, RECONHECIMENTO, LUTA, REFORMA AGRARIA.

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Gostaria, Sr. Presidente, que V. Exª fizesse constar nos Anais da Casa, de acordo com o Regimento Interno, uma mensagem que foi publicada na revista IstoÉ desta semana. Trata-se de uma homenagem, na última edição da revista IstoÉ, a um catarinense ilustre, o Dr. Darci Frigo. S. Sª, advogado catarinense de Capinzal, é membro da Comissão Pastoral da Terra, órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. S. Sª acaba de ser agraciado com o Prêmio Robert Kennedy de Direitos Humanos.

Segundo a nota que introduz a entrevista com o Dr. Frigo, a luta pela democratização da terra em nosso País entra, finalmente, na pauta do Senado norte-americano, “pela porta da frente”.

Escolhido entre 30 indicados de todo o mundo como a pessoa que mais se destacou na defesa dos direitos humanos, esse advogado, que reside hoje em Curitiba, é o primeiro brasileiro condecorado pelo instituto da família Kennedy, organização que se situa entre as mais importantes do Planeta, no campo em tela.

Por isso, Sr. Presidente, gostaria que, por meio desta comunicação, por sua importância para o povo catarinense, bem como para todo o Brasil - até por sermos, com incômoda freqüência, citados pela mídia do Primeiro Mundo como violadores dos direitos humanos -, solicito que se incorpore a este breve pronunciamento a íntegra da entrevista. É o que solicito a V. Exª, Sr. Presidente. Esse documento representa não só Santa Catarina, mas, sem dúvida alguma, o Brasil, que é um dos defensores dos direitos humanos com reflexos no mundo inteiro.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/2001 - Página 29341