Discurso durante a 173ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SAUDAÇÃO AOS PARTICIPANTES DA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO E LANÇAMENTO DOS TRATADOS DA AGENDA 21 INFANTIL.

Autor
Marina Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • SAUDAÇÃO AOS PARTICIPANTES DA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO E LANÇAMENTO DOS TRATADOS DA AGENDA 21 INFANTIL.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2001 - Página 30764
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL. POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • ELOGIO, CONFERENCIA, CRIANÇA, BRASIL, INCENTIVO, INFANCIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.
  • CONGRATULAÇÕES, CRIANÇA, APRESENTAÇÃO, TRATADO, PROJETO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.

A SRª MARINA SILVA (Bloco/PT - AC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores e todos os que estão aqui presentes, em primeiro lugar, quero saudar a iniciativa de se destinar o tempo da Hora do Expediente à apresentação e lançamento dos tratados da Agenda 21 Infantil, que ainda está em processo de construção pela Conferência Criança Brasil no Milênio - CCBM, endossada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Cumprimento também V. Exª e todas as crianças que se encontram no plenário e que fizeram essa movimentação, bem como todas as pessoas que estão ajudando na organização.

Como Professora, Senadora e cidadã, para mim é muito importante que possamos estar contribuindo para que os nossos jovens, as nossas crianças estejam assumindo compromissos e alinhando propósitos em relação a vários problemas que enfrentamos.

Com certeza, a problemática ambiental constitui um desafio para a humanidade, porque não podemos continuar percebendo o ser humano como o mais importante de toda essa cadeia de vida, da qual dependemos para continuar existindo. De sorte que ninguém melhor do que as nossas crianças para serem os porta-vozes dessa nova forma de ser, agir e pensar.

Esse movimento, democrático - como pude perceber no documento que me foi entregue -, está dentro de um processo que passa por vários momentos. Todas as crianças ainda podem dar contribuições a esse documento inicial que temos em mãos.

Recebi, no meu celular, o telefonema da minha filha Moara, de 11 anos, que resumiu tudo na seguinte frase: “Poxa, mãe, massa! Que bonito! Que legal!” Então, já vi que temos alguém mais envolvido nesse processo.

Fico muito feliz que haja pessoas e entidades que tiram sua energia, seu tempo, para fazer coisas de criança - não pela ingenuidade que a criança apresenta, como podemos pensar, mas pela sua sinceridade, pelo fato de que ela acredita e tem a capacidade de se movimentar no futuro, que, para ela, ainda está em construção.

Assim, quero aqui somar minha energia e esforço a todas essas ações que estão sendo levadas a cabo em defesa do meio ambiente, até porque gostei muito da leitura dos tratados, que não percebem o meio ambiente como algo a ser apenas contemplado, mas envolvem todos os aspectos de uma relação sustentável com a natureza. Pude observar aspectos da sustentabilidade ambiental, econômica, social, política e cultural, sem a qual não conseguimos mudar absolutamente nada. Se não mudarmos nossos procedimentos, nossa forma de agir e pensar, que está exatamente situada no espaço da cultura, não conseguiremos fazer nada, entendendo cultura em seu sentido amplo.

Parabenizo as crianças, os organizadores e nossa Casa, que recebe esse toque de amor à natureza, aqui traduzido pelas crianças.

Muito obrigada. (Palmas)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2001 - Página 30764