Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES LEGISLATIVAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA ARGENTINA.

Autor
Luiz Otavio (PPB - Partido Progressista Brasileiro/PA)
Nome completo: Luiz Otavio Oliveira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. LEGISLATIVO.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES LEGISLATIVAS E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELA ARGENTINA.
Publicação
Publicação no DSF de 28/12/2001 - Página 32468
Assunto
Outros > HOMENAGEM. LEGISLATIVO.
Indexação
  • COMENTARIO, DIFICULDADE, PAIS, ELOGIO, ATUAÇÃO, BRASIL, APREENSÃO, CRISE, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, PAULO FROTA, DESEMBARGADOR, OPORTUNIDADE, ELOGIO, TRABALHO, JUIZADO ESPECIAL, INFANCIA, ADOLESCENTE, CRIAÇÃO, FUNDAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA), RECUPERAÇÃO, MENOR.
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, CONGRESSISTA, CONCLUSÃO, TRABALHO, NECESSIDADE, VOTAÇÃO, ORÇAMENTO, ESTABILIZAÇÃO, BALANÇA COMERCIAL, POSSIBILIDADE, INVESTIMENTO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. LUIZ OTÁVIO (Bloco/PPB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje vamos ter oportunidade, de fato, de encerrar o período da difícil missão que tivemos em 2001. Com certeza, ficará na memória desta Casa o ano conturbado por que todos nós, brasileiros, passamos, em especial com as dificuldades econômicas, os grandes conflitos no campo, as greves, a movimentação e a mobilização das classes de trabalhadores reivindicando reajustes salariais, e das classes dos empresários, reivindicando o realinhamento de preços.

            Mas é notório que superamos bem este ano. Diferentemente, está aí o exemplo da Argentina, país vizinho, que compõe o Mercosul e se encontra em total caos, onde até a convivência entre as pessoas é difícil, é a árdua luta de vencer o dia-a-dia. Ninguém sabe como será o dia de amanhã. Hoje, os argentinos estão lutando para sua sobrevivência pessoal, saquearam supermercados, enfrentaram a polícia, cuja função é dar segurança à população, substituíram o seu Presidente - tiveram, em 48 horas, quatro Presidentes da República. No Brasil, conseguimos sobreviver esses anos mais difíceis, em especial o ano de 2001, sem, em nenhum momento, sofrer a crise das instituições, sem ver o nosso povo se insubordinando, se insurgindo contra a ordem pública.

            Eu diria, portanto, que é um momento de reflexão, de termos a oportunidade de, em reunião de família, em reunião de amigos, passar o Natal e agora, às vésperas das festas de final de ano, poder saber que o nosso País superou essas dificuldades mais complicadas; os nossos Estados também, os nossos Municípios, até mesmo as nossas famílias. Sabemos que não conseguimos o que queríamos. Todos temos sonhos, todos queremos o melhor para os nossos, mas sabemos que alcançar isso é muito difícil.

            Tivemos também alguns exemplos maravilhosos no que se refere à infância e à adolescência, em especial lá no meu Estado, o Pará. Infelizmente, ocorreu o falecimento, recentemente, de uma pessoa muito ligada a essa área, o Desembargador Paulo Frota. S. Exª teve uma grande oportunidade de mostrar, em conjunto com o Governo do Estado e com a sociedade, um trabalho à frente do Juizado Especial da Infância e da Adolescência. O trabalho foi coroado com a sua promoção ao desembargo. Infelizmente, no final deste ano, em razão de uma grave doença, faleceu, mas deixou a marca de um grande homem. Certamente, daremos continuidade ao seu trabalho com a criação da Fundação Paulo Frota, que será dirigida por sua esposa, Dª Telma, no Estado do Pará, que hoje é referência nacional na recuperação de menores, não só no Governo do Estado como também nas Prefeituras Municipais, dando a sua colaboração, a sua participação e um grande exemplo para o País de como se recuperam pessoas como crianças principalmente.

            Há pouco, o Senador Gilvam Borges deu um exemplo do seu Estado do Amapá, uma criança de 10 anos lhe remeteu uma carta pedindo-lhe uma cadeira de rodas, pois a sua já estava muito velha. Parece uma coisa simples, porém essa criança foi vítima de uma bala perdida, um episódio triste que ocorreu lá no seu Estado. Essa criança era órfã e aos dez anos, ficou paralítica, vítima de uma bala perdida quando fazia compras para a sua casa. É uma coisa muito presente em nossas vidas, não só nas nossas, que somos Parlamentares, Vereadores, Deputados, Senadores, Governadores e até Presidente da República. Esse fato passou a freqüentar todas as classes sociais, níveis e conversas.

            O Brasil realmente tem essa característica de união, de solidariedade e apoio. Aqui, sempre há essa possibilidade de realmente se poder superar as dificuldades.

            Vimos também um péssimo exemplo no Estado de Alagoas, da Senadora Heloísa Helena. Um Juiz da Vara da Infância e da Adolescência, embriagado, atropelou e matou uma criança de 15 anos, também nesse mês de dezembro. O fato foi noticiado pela mídia nacional, e tenho certeza de que o Governador do Estado também tomará providências junto ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público, para que se possa enquadrar esse cidadão. Pode até ter sido pelos motivos que ele, futuramente, irá usar para se justificar. Mas, na verdade, para um homem que desempenha aquela função, gozando de respaldo e respeito, fica muito difícil justificar para a sociedade um ato como esse.

            Faço também hoje uma referência ao Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado da República. Fomos autoconvocados pelo Presidente do Congresso Nacional, Senador Ramez Tebet, participamos de todas as sessões, inclusive as realizadas às vésperas do Natal, e estamos aqui novamente para concluir os nossos trabalhos. A Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização esteve reunida até às 5h da madrugada e conseguiu votar mais de mil e quinhentos destaques. Hoje à tarde, daremos continuidade ao nosso trabalho, encerrando, assim, a votação do Orçamento. Logo após, o Congresso Nacional se reunirá para votá-lo, permitindo que o nosso País - que está vendo o exemplo da Argentina - inicie o ano com as suas contas estabilizadas, com superávit na balança comercial que ultrapassará US$2,5 bilhões acima das metas determinadas no acordo entre o Governo brasileiro e o Fundo Monetário Internacional. Isso dará oportunidade ao Brasil para recorrer, no próximo ano, a uma nova linha de crédito para investimentos, principalmente, na área social.

            O Brasil dá um grande exemplo com as suas contas em dia, com o controle da inflação - que está bastante reduzida se comparada aos países que têm uma economia semelhante à nossa -, com a estabilidade da moeda e, principalmente, com o retorno dos investimentos, para a geração de emprego e renda para todos os brasileiros.

            Portanto, Srªs e Srs. Senadores, deixo, desta tribuna, os meus votos ao país vizinho, a Argentina, de recuperação da sua estabilidade econômica para que a sua população volte a viver em paz, e assim se some a nós no Mercosul e na América Latina como um todo. Isso é o que precisamos para permanecer como estamos e melhorarmos no futuro, pois é o desejo de todos os povos e nosso, em especial, que a nossa população e o nosso País melhorem cada vez mais.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


            Modelo13/28/241:42



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/12/2001 - Página 32468