Discurso durante a 12ª Sessão Especial, no Senado Federal

Necessidade de criação, no âmbito do Ministério da Justiça, do Conselho Nacional do Idoso.

Autor
Leomar Quintanilha (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Necessidade de criação, no âmbito do Ministério da Justiça, do Conselho Nacional do Idoso.
Publicação
Publicação no DSF de 06/03/2002 - Página 1583
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), PROPOSTA, AUTORIA, SUBCOMISSÃO, IDOSO, CRIAÇÃO, CONSELHO NACIONAL, ATENDIMENTO, VELHICE, ANALISE, IMPORTANCIA, PROVIDENCIA, BENEFICIO, POLITICA SOCIAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PFL - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, em companhia do eminente Senador Sebastião Rocha, estive hoje na presença do Ministro da Justiça, com o fito de levar a proposta da Subcomissão do Idoso, vinculada à Comissão de Assuntos Sociais, para criação, no âmbito do Ministério da Justiça, do Conselho Nacional do Idoso.

            Ora, Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, a questão relacionada ao idoso, balizada pela Lei nº 8.842, teve, na sua concepção, os artigos que diziam respeito à criação do Conselho Nacional do Idoso vetados pelo fato de ser aquele instrumento legal originário do Poder Legislativo, e o Conselho do Idoso é matéria que deve ser oriunda do Poder Executivo.

            Por essa razão, consideramos de fundamental importância essa visita de estímulo ao Ministro Aloysio Nunes para a criação do Conselho Nacional do Idoso, com o objetivo de avaliar e balizar a política hoje em prática de apoio e valorização do idoso e, sobretudo, o esforço que se desenvolve em diversas instituições públicas ou privadas, com vistas à sua reinserção no mercado de trabalho, ao seu convívio com a sociedade e com as atividades diversas.

            Sr. Presidente, somos um país em que a aposentadoria compulsória se dá aos 70 anos, e, até há pouco tempo, a Previdência permitia aposentadoria aos 45 anos, o que era incompatível com a realidade brasileira. Isso mudou de forma acentuada, em razão das promoções sociais, dos investimentos nas condições físicas do cidadão brasileiro; e graças aos avanços da ciência e da tecnologia em benefício da medicina e da saúde, permitiu-se que a expectativa do povo brasileiro ampliasse rapidamente de 50 para 70 anos.

            Por essa razão, o estabelecimento do Conselho Nacional do Idoso, a exemplo do que já começa a ocorrer com Estados e Municípios que, incitados pela Subcomissão, estão criando esse Conselho no seu âmbito, dará uma contribuição muito grande para o atendimento a um segmento da sociedade que cresce a olhos vistos. Hoje, há cerca de 15 milhões de brasileiros com mais de 60 anos. Uma projeção indica que, nos próximos vinte anos, seguramente, estaremos falando em 18% da população brasileira ou algo em torno de 35 a 40 milhões de brasileiros com mais de 60 anos que precisam ter a sua vida na sociedade reexaminada, ou seja, as práticas e as políticas aplicadas revistas.

            Portanto, gostaria de registrar, nesta tarde, a presença positiva e a receptividade demonstrada pelo Ministro Aloysio Nunes Ferreira aos representantes da Subcomissão do Idoso que foram lhe propor a criação do Conselho Nacional do Idoso.


            Modelo14/25/243:01



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/03/2002 - Página 1583