Discurso durante a 14ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Participação, no último dia 25 de fevereiro, da homenagem prestada ao jornalista Octavio Frias de Oliveira, agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, e da criação de uma cátedra de jornalismo com seu nome, pelas Faculdades Integradas "Alcântara Machado" - FIAM.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • Participação, no último dia 25 de fevereiro, da homenagem prestada ao jornalista Octavio Frias de Oliveira, agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, e da criação de uma cátedra de jornalismo com seu nome, pelas Faculdades Integradas "Alcântara Machado" - FIAM.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2002 - Página 1794
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SOLENIDADE, FACULDADE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), HOMENAGEM, CONCESSÃO HONORIFICA, TITULO, OCTAVIO FRIAS DE OLIVEIRA, JORNALISTA, FUNDADOR, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, outorgar o título de Doutor “Honoris Causa” e, ao mesmo tempo, criar uma cátedra universitária com o nome do homenageado, talvez seja o melhor preito que se possa prestar a um intelectual. Pois foi exatamente isso que presenciei, dia 25 último, quando as Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) homenagearam solenemente, em São Paulo, não um presumido intelectual, mas, sim, um dos autênticos líderes nacionais da liberdade de informação e opinião, um de nossos maiores empresários do pensamento, o Sr. Octavio Frias de Oliveira.

            Sempre preocupado em evidenciar sua grande obra - a Folha de S. Paulo -, mas sem enfatizar méritos pessoais, apesar de os haver demonstrado ao longo de incansável atividade à frente do jornal nos últimos quarenta anos, o Sr. Frias aparentava não acreditar no que via. É pública sua resistência a homenagens, porém aquela o tocou. Afinal, para um publisher devotado a liderar jornalistas sem jamais se dizer um deles, ter o próprio nome perpetuado por uma faculdade de jornalismo significa reconhecimento ímpar e incontestável das qualidades intelectuais e de caráter que o credenciam para tal tipo de liderança. Somem-se a isso a solidez e independência desse periódico detentor de recordes nacionais de circulação, assim como a preeminência de outras empresas do grupo econômico que integra, a exemplo do UOL, no âmbito da Internet, e teremos por inteiro o valor empresarial do Sr. Octavio Frias de Oliveira. Acrescentem-se atributos familiares admiráveis, que se robustecem com o apoio da esposa, D. Dagmar, e dos filhos, para adquirirmos consciência de quanto valor possui como cidadão.

            Participei prazerosamente da solenidade nas FIAM a convite de seu promotor, o ex-Deputado Federal Prof. Edevaldo Alves da Silva, ilustre Presidente daquela organização, das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e das Faculdades de Artes Alcântara Machado (FAAM). Encontravam-se ali destacadas personalidades, entre as quais o excelentíssimo Ministro Paulo Renato Souza, da Educação, representando o Presidente da República. As mais variadas tendências políticas faziam-se presentes nas pessoas do ex-Ministro da Saúde, preclaro Senador José Serra; do ex-Ministro do Desenvolvimento, Sr. Alcides Tápias; dos ex-governadores Orestes Quércia e Paulo Maluf; da Secretária da Educação do Estado de São Paulo, Profa. Rose Neubauer; e do Secretário das Finanças do Município de São Paulo, Sr. João Sayad. Todos, da mesma forma que empresários e professores, usavam expressões como liberdade de imprensa ou consolidação de um jornal independente, isento e pluralista para abonar a homenagem.

            Ao entregar o título de “Doutor Honoris Causa”, o Prof. Edevaldo Alves da Silva afirmou que o homenageado “é guardião da liberdade de informação”. Depois, o Sr. Octavio Frias de Oliveira participou da inauguração da Cátedra de Jornalismo que leva seu nome e promoverá seminários ligados à comunicação. Em seu discurso, ressaltou considerar a honraria como “reconhecimento ao trabalho de um grupo de pessoas” que o ajudaram na “aventura profissional de fazer da Folha um grande jornal”.

            O Diretor-Adjunto de Redação do Valor Econômico, jornalista Carlos Eduardo Lins e Silva, falou das inovações surgidas sob o comando do homenageado. Colunista e membro do Conselho Editorial da Folha, o jornalista Clóvis Rossi discorreu sobre a importância política do projeto, ainda em vigor, de permanente modernização do periódico. E o âncora do Jornal da Record, jornalista Boris Casoy, descreveu sua experiência ao tempo em que dirigiu a Redação da Folha de S. Paulo. Coube ao Diretor Editorial do Grupo Folha, jornalista Otávio Frias Filho, comentar aspectos da personalidade do pai e lembrar episódios marcantes de sua maneira de dirigir o jornal. Finalmente, o Ministro Paulo Renato Souza lembrou que se deve “à coragem de Frias” o fato de a Folha ter sido o primeiro jornal a abrir espaço ao debate democrático nos anos 70.

            Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, o acontecimento reuniu quatrocentos convidados e também integrou as comemorações do 30° aniversário das FIAM, que se situam entre as mais respeitadas escolas de comunicação do País. Pareceu-me haver complementado, com louvor, a expressiva homenagem prestada pela Câmara dos Deputados ao Sr. Octavio Frias de Oliveira, há dois anos, no transcurso do 79° aniversário da Folha de S. Paulo.

            Naquela ocasião, como a palavra estava restrita aos Srs. Deputados, não pude manifestar-me, a não ser por ofício dirigido posteriormente ao ilustre publisher. Expressei-me com palavras candentes, motivadas pela certeza de estar somando minha opinião à de milhões de leitores e anunciantes beneficiados pela existência da Folha de S. Paulo como líder de informação e formação. Hoje, posso alegrar-me por haver participado de outra lídima homenagem ao principal personagem do grupo jornalístico Folha, peça-chave da estrutura social que é fiadora da livre manifestação do pensamento e do Estado democrático de direito.

            Muito obrigado.

 

            


            Modelo14/20/249:44



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2002 - Página 1794