Discurso durante a 20ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de escusas ao Senador Geraldo Cândido, em nome do Senador José Serra, que não tomou conhecimento de sua solicitação de audiência, ratificando a disponibilidade de S.Exa para o seu atendimento. (como Líder)

Autor
Geraldo Melo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RN)
Nome completo: Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Apresentação de escusas ao Senador Geraldo Cândido, em nome do Senador José Serra, que não tomou conhecimento de sua solicitação de audiência, ratificando a disponibilidade de S.Exa para o seu atendimento. (como Líder)
Aparteantes
Geraldo Cândido.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2002 - Página 2295
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • JUSTIFICAÇÃO, AUSENCIA, AUDIENCIA, JOSE SERRA, GERALDO CANDIDO, SENADOR, MOTIVO, DESCONHECIMENTO, SOLICITAÇÃO, CONGRESSISTA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. GERALDO MELO (Bloco/PSDB - RN. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, não pude ouvir integralmente o discurso do Senador Geraldo Cândido, mas espero estar equivocado em relação a um trecho. Entendi que S. Exª comunicou que procurou o Senador José Serra, que não teria desejado recebê-lo.

            Se realmente ocorreu esse fato, faço desde já uma comunicação à Casa. Quando essa informação me foi dada, Senador Geraldo Cândido, fiquei muito preocupado, porque sou seu colega no Senado e, apesar de estarmos militando politicamente em campos opostos, sou testemunha da seriedade e do senso de responsabilidade com que V. Exª desempenha o seu mandato, dedicando absoluta fidelidade à sua história pessoal e aos seus compromissos com o Partido dos Trabalhadores, de que V. Exª é um dos representantes nesta Casa.

            Tenho por V. Exª um enorme respeito juntamente com os membros desta Casa e, evidentemente, V. Exª fez por merecê-lo. Diante dessa informação que me foi trazida, imediatamente procurei localizar o Senador José Serra e pedi-lhe esclarecimentos sobre o que havia ocorrido. E S. Exª reagiu com a mais absoluta surpresa, dizendo a mim sobre V. Exª o que acabo de dizer-lhe: que tem por V. Exª profundo respeito não apenas pelo fato de ser V. Exª um Senador da República, mas por ser um Parlamentar que se tem portado com grande dignidade nesta Casa. Em nenhuma hipótese, o Senador José Serra deixaria de receber um colega que o procurasse em seu gabinete ou fora dele - hoje, como Senador, e antes, como Ministro de Estado.

            Entretanto, desejo que V. Exª saiba - e digo em nome do Senador José Serra - que S. Exª desconhece que V. Exª o tenha procurado como Ministro ou como Senador, no Ministério da Saúde ou em seu gabinete, em nenhum momento. Se, por qualquer razão, tiver chegado ao seu conhecimento que S. Exª se negara a receber-lhe, terá sido uma iniciativa da pessoa com quem V. Exª falou. A sua presença no gabinete dele ou o seu contato não foi informado ao Senador José Serra.

            O Sr. Geraldo Cândido (Bloco/PT - RJ) - Senador Geraldo Melo, Permite-me V. Exª um aparte?

            O SR. GERALDO MELO (Bloco/PSDB - RN) - Ouço V. Exª com prazer se a Mesa me permitir.

            O Sr. Geraldo Cândido (Bloco/PT - RJ) - É importante a minha intervenção, Senador Geraldo Melo. V. Exª tem todo o direito de expor suas preocupações até porque o Senador José Serra é de seu Partido, seu colega de Bancada e seu candidato à Presidência da República. Eu não faria nunca uma denúncia de fatos não verdadeiros. A chefe de meu gabinete acabou de me telefonar e disse-me que entrou em contato, no Gabinete do Senador José Serra, com uma funcionária chamada Edite, responsável pela agenda do Senador José Serra, a quem solicitou que fosse agendada a reunião com o Senador José Serra. Não houve uma posterior resposta. Voltei a insistir com a chefe de meu gabinete e disse-lhe: “D. Zuzu, ligue de novo para o Gabinete do Senador José Serra para saber se S. Exª vai receber-nos ou não”. A “agendeira” disse que S. Exª não podia e que o Senador já havia viajado para São Paulo. Quero dizer que foi feita uma solicitação e, dois dias depois, S. Exª viajou para São Paulo. Considero essa atitude um absurdo, uma falta de respeito com um colega da Casa. Isso foi o que falei da tribuna. O Senador José Serra que resolva a questão com a sua assessoria, com a sua pessoa “agendeira” ou com o seu chefe de gabinete. Que eu saiba, isso nunca aconteceu no Senado e, mesmo os Senadores considerados os mais importantes da Casa, como o Presidente do Senado, sempre receberam os Srs. Senadores. Isso nunca ocorreu. Lamento e até repudio esse tipo de atitude, que um Senador, colega de Casa, da mesma instituição, não tenha dado a mínima importância a seu pedido. Considero isso uma atitude muito séria.

            O SR. GERALDO MELO (Bloco/PSDB - RN) - V. Exª tem toda razão, Senador Geraldo Cândido. Digo-lhe, em nome do Senador José Serra, que S. Exª também lhe dá razão.

            Eu pediria apenas que não debitasse ao Senador José Serra uma atitude que de fato não tomou. Ser criticado pelo que S. Exª faz todos nós podemos e devemos ser, mas não pelas que não fez.

            Aceito inteiramente a sua informação como verdadeira. Não estou absolutamente dizendo que V. Exª tenha falseado a verdade porque isso, de maneira alguma, caracteriza a sua conduta. V. Exª é um homem sério, que não iria à tribuna do Senado para narrar um episódio que não ocorreu.

            O que estou dizendo é que o Senador José Serra não tomou conhecimento da solicitação de V. Exª e, se tivesse tomado, a decisão teria sido a de recebê-lo na hora em que desejasse ser recebido e, por isto, afirmo agora que, diante do fato que narra - o Senador José Serra não está em Brasília neste momento, mas estará na próxima semana - S. Exª se encontrará com V. Exª, no gabinete dele ou no de V. Exª, no momento que assim desejar.

            Eu queria prestar esse esclarecimento para evitar que um incidente deplorável como esse - pelo qual eu, em nome dele, peço desculpas a V. Exª - contribua para formar do Senador José Serra uma imagem inadequada. Às vezes, por conta desses fatos, Senador Geraldo Cândido, formam-se impressões como aquela a que o próprio Senador José Serra se referiu em um discurso; ou seja, ao fato de que se diz que S. Exª é uma pessoa antipática. S. Exª, além de dizer que não pensa assim, nem sua filha o considera antipático, também disse que, de certa forma, é positivo que a crítica que se faça a alguém que está na vida pública desde a juventude, foi líder estudantil, presidente da UNE, exilado, Deputado Federal constituinte, Secretário de Planejamento do Governador Franco Montoro, Senador da República, Ministro do Planejamento, Ministro da Saúde, seja no sentido de tachá-la como uma pessoa antipática. Felizmente ninguém diz que S. Exª é ladrão, nem corrupto, nem desonesto, nem incompetente.

            Agradeço a V. Exª. Desde já, antecipo meus agradecimentos pela compreensão que, tenho certeza, V. Exª terá. Reitero o pedido de desculpas em nome do Senador José Serra.

            O Sr. Geraldo Cândido (Bloco/PT - RJ) - Senador Geraldo Melo,...

            O SR. PRESIDENTE (Mozarildo Cavalcanti) - Senador Geraldo Cândido, gostaria apenas de dizer a V. Exª que, na condição de aparteante, de acordo com o Regimento Interno, V. Exª deve falar sentado a fim de que se possa distinguir quem está com a palavra.

            O Sr. Geraldo Cândido (Bloco/PT - RJ) - Agradeço a advertência da Mesa. Gostaria apenas de dizer ao Senador Geraldo Melo que aqui no Senado Federal, V. Exª sabe disso, as pessoas que trabalham nos gabinetes sabem como funciona a Casa. A falta de cuidado nesse tipo de relacionamento é algo muito sério. Pessoalmente, estranhei o fato. Por essa razão, fui à tribuna e aproveitei para fazer de público a denúncia pela gravidade que para mim representa. De certa forma, isso constitui uma afronta, uma falta de respeito. É bom que isso sirva como advertência para a assessoria do Senador José Serra. Esclareço que não falei em plenário que S. Exª seria nada do que foi dito por V. Exª, mas apenas que S. Exª não teve o devido respeito a um colega da Casa, o que volto a afirmar. Se foi por falha da assessoria, que o Senador procure corrigir, conversar com os seus assessores, para que o fato não se repita. Todos orientamos os servidores que trabalham conosco e os assessores para que não faltem nunca com o atendimento aos Senadores. É praxe, todos sabem disso. Então, é estranho que isso venha a acontecer. Mas, de qualquer maneira, espero que o episódio não volte a se repetir comigo ou com qualquer colega da Casa. Obrigado.

            O SR. GERALDO MELO (Bloco/PSDB - RN) - Penso que V. Exª está dando uma contribuição que, sem dúvida, o Senador José Serra apreciará. Não pretendo me envolver nas decisões de S. Exª sobre a forma de comandar o seu próprio gabinete, apenas eu quero insistir num ponto: V. Exª repetiu agora que foi uma desatenção do Senador José Serra. O Senador José Serra não pode ter sido desatencioso pelo simples fato de não ter conhecimento. Assim como respeito a palavra de V. Exª e tenho certeza de que V. Exª não veio à tribuna do Senado narrar uma inverdade, tenho absoluta certeza de que V. Exª também respeita a minha palavra e a palavra do Senador José Serra. Estou afirmando que o Senador José Serra não tomou conhecimento, não tendo sido, portanto, desatencioso; só seria se tivesse tomado conhecimento. Em nome de S. Exª, já que o gabinete dele é que teria sido desatencioso, peço, e espero que as aceite, desculpas. Também em seu nome, quero dizer que, no momento em que V. Exª desejar, no gabinete dele ou no de V. Exª, o Senador José Serra estará pronto a conversar com V. Exª, por quem tem enorme respeito.


            Modelo14/24/241:30



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2002 - Página 2295