Discurso durante a 21ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solicitação de providências do Ministério da Agricultura contra a epidemia da "cigarrinha", que ataca principalmente o pasto do gado e as plantações de arroz e soja do Estado de Rondônia.

Autor
Chico Sartori (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RO)
Nome completo: Francisco Luiz Sartori
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Solicitação de providências do Ministério da Agricultura contra a epidemia da "cigarrinha", que ataca principalmente o pasto do gado e as plantações de arroz e soja do Estado de Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2002 - Página 2366
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • GRAVIDADE, PRAGA, PREJUIZO, AGRICULTURA, PECUARIA, ESTADO DE RONDONIA (RO), REGISTRO, GESTÃO, ORADOR, MINISTERIO DA AGRICULTURA (MAGR), SOLICITAÇÃO, SOLUÇÃO.
  • REGISTRO, ANAIS DO SENADO, OFICIO, ASSOCIAÇÃO AGROPECUARIA, MUNICIPIO, VILHENA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), DESTINATARIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), SOLICITAÇÃO, RECURSOS, CONSTRUÇÃO, LABORATORIO, COMBATE A PRAGA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. CHICO SARTORI (Bloco/PSDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero fazer hoje um comunicado aqui no Congresso Nacional de uma epidemia que atinge a região do cone sul do Estado de Rondônia, que é a cigarrinha. Estive com o Ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, levando um comunicado da Aviagro, de Rondônia. Essa praga atinge vários Municípios, como Vilhena, Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Corumbiara, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Pimenteiras do Oeste, e acabou com as pastagens para o gado e até com a plantação de arroz e milho. Muitos dizem que ela está só atacando o boi e o fazendeiro. Não é isso, não! O boi ataca o fazendeiro, mas o agricultor também é atacado nas plantações de arroz e de milho e na mesa, que fica sem a carne, assim como a mesa do brasileiro. Nada pode existir melhor do que essa mistura.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, deixo registrada, nos Anais desta Casa, essa solicitação do povo daquela região por meio da Viagro, Associação dos Agropecuaristas do Conesul de Rondônia. Acredito muito em que o Ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcos Vinícius Pratini de Moraes, atenderá a essa solicitação para que aquela região seja atendida no mal que a atinge.

            Agradeço a oportunidade de poder fazer com que o conesul do Estado de Rondônia tenha a palavra, em defesa daquela região, no Congresso Nacional.

            Era o que eu tinha a dizer.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR CHICO SARTORI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*********************************************************************************


            Modelo14/19/244:09



Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2002 - Página 2366