Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo pela eleição direta do Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Autor
Roberto Saturnino (S/PARTIDO - Sem Partido/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.:
  • Regozijo pela eleição direta do Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Publicação
Publicação no DSF de 20/03/2002 - Página 2520
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • ELOGIO, VOTAÇÃO, ESTUDANTE, PROFESSOR, ESCOLHA, CARLOS FRANCISCO LESSA, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), BENEFICIO, RECUPERAÇÃO, QUALIDADE, UNIVERSIDADE.
  • EXPECTATIVA, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, ARTUR DA TAVOLA, GERALDO CANDIDO, SENADOR, VOTO, ELOGIO, CARLOS FRANCISCO LESSA, CANDIDATO ELEITO, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROBERTO SATURNINO (Sem Partido - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Sr.ªs e Srs. Senadores, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a maior das nossas universidades públicas federais, tendo sido a universidade do Brasil, orgulho do País e muito especialmente do Rio de Janeiro, atravessou, ultimamente, um período de dissensos internos graves . Isso resultou na perda de motivação por parte de professores e alunos, da comunidade acadêmica como um todo, e, obviamente, de perda de produção acadêmica e de prestígio, bem como a um certo período de esvaziamento e de descrédito, de descrença da população em relação ao trabalho eminente, indispensável e de valor inestimável daquela universidade.

            Entretanto, Sr. Presidente, esse período findou agora, no último dia da semana passada, quando se abriram as urnas com a votação de toda a comunidade acadêmica - professores, alunos, funcionários - para a escolha do novo reitor. O comparecimento maciço dos votantes demonstrou o interesse e até mesmo um certo anseio da comunidade acadêmica de superar aquele período de desmotivação e inaugurar a recuperação dessa unidade de pensamento e de esforços em prol exatamente da ultrapassagem daquele período.

            Houve o comparecimento maciço e 85% dos votos se concentraram na figura do professor Carlos Francisco Lessa, um dos decanos da Universidade; um professor de prestígio nacional e internacional. De brilhantismo reconhecido por todos, o professor constitui um paradigma de comportamento ético, moral e que foi escolhido por sua capacidade de liderança. Constituiu-se no estuário de todas aquelas aspirações da UFRJ com a finalidade de recompor todas as suas forças vivas para inaugurar um período de fertilidade maior, de restauração da sua missão universitária, da sua missão eminentemente educativa e de pesquisas, o que corresponde a restaurar aquele orgulho que a cidade do Rio de Janeiro tem pela sua Universidade.

            Portanto, esse acontecimento constituiu-se em um motivo de enorme regozijo para toda a cidade do Rio de Janeiro. A Câmara de Vereadores da cidade realizou uma sessão especialmente dedicada ao professor Carlos Lessa e à comunidade acadêmica da UFRJ para comemorar o evento e o resultado da eleição.

            Eu e os Senadores Artur da Távola e Geraldo Cândido, do Rio de Janeiro, apresentamos um requerimento de voto de aplauso do Senado, que foi encaminhado às Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Educação. Espero que seja aprovado. Trata-se de manifestação de regozijo do Senado, de reconhecimento da importância e significado da eleição feita pela comunidade acadêmica para a escolha do novo reitor. Mais de 90% dos votos dos professores se destinaram à figura do professor Carlos Lessa. Com isso, a cidade do Rio e --acredito -- todo o meio universitário do Brasil esperam uma restauração de todas as qualidades da UFRJ, a primeira grande universidade e a maior das universidades federais públicas do Brasil.

            Sr. Presidente, aproveito o ensejo para manifestar, em meu nome e em nome dos Senadores Geraldo Cândido e Artur da Távola, o contentamento, o regozijo e a satisfação de noticiar à Casa esse grande acontecimento. A escolha do Professor Carlos Lessa, que será naturalmente confirmada em reunião depois de amanhã, na quinta-feira, pelo Conselho Universitário, para que seja enviada a sua indicação ao Presidente da República pela via do Ministro da Educação, Sr. Paulo Renato.

            Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


            Modelo15/8/249:46



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/03/2002 - Página 2520