Discurso durante a Reunião do Senado Federal, no Senado Federal

Eleição do empresário Vilson Estácio Maia à presidência da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - MA

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Eleição do empresário Vilson Estácio Maia à presidência da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - MA
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2002 - Página 4416
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, REELEIÇÃO, VILSON ESTACIO MAIA, PRESIDENTE, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIA, MUNICIPIO, IMPERATRIZ, ESTADO DO MARANHÃO (MA), ELOGIO, GESTÃO, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, ANUNCIO, REALIZAÇÃO, FEIRA, CONSTRUÇÃO, LOCAL, CONVENÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz elegeu recentemente, por 93% dos votos dos seus associados, o empresário Vilson Estácio Maia para mais um biênio à frente da entidade,.

Este será o quarto mandato consecutivo desse líder do empresariado comercial daquela cidade, o que por si só demonstra o quanto é reconhecido o seu trabalho em prol de Imperatriz e do Maranhão. Nessa sua nova etapa na direção da prestigiosa Associação, naturalmente lhe imprimirá a mesma tenacidade e transparência que marcaram suas gestões anteriores.

Mais de 200 pessoas estiveram no Palácio do Comércio acompanhando o processo eleitoral que reconduziu Vilson Maia para mais um mandato, que o consolida em Imperatriz como o dirigente empresarial com maior tempo no comando de uma entidade de classe de empregadores.

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz foi fundada em primeiro de fevereiro de 1960, e, desde então, tem se destacado como um instrumento do desenvolvimento econômico e social que vem sendo conquistado por aquele município. É, portanto, com otimismo que vejo a perspectiva de realização, em breve, do principal projeto de sua administração: a construção do Centro de Convenções de Imperatriz que, com a parceria da entidade e do Governo do Estado, será o primeiro de toda a região. Iniciativas como esta não poderiam deixar de receber todo o estímulo deste representante do Maranhão no Senado.

Vilson Maia tem destacado que não tem veleidades político-partidárias. “Sou candidato, juntamente com os nossos diretores, a continuar a desenvolver ações que melhorem a qualidade dos nossos serviços e que contribuam para o desenvolvimento econômico desta terra”, disse ele por ocasião de sua recondução ao cargo.

O ano de 2002, segundo Maia, será marcado por dois grandes acontecimentos: a segunda edição da Feira do Comércio e da Indústria e, como já citei, a construção do centro de convenções, uma reivindicação da classe empresarial de Imperatriz. A obra está estimada em cerca de R$5 milhões, segundo os especialistas que vão conduzi-la.

Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, falar de Imperatriz, seu povo e sua história é um tema que sempre me emociona, tal a profundidade da minha ligação com aquela região. Segundo maior colégio eleitoral do meu Estado, a cidade é um pólo de desenvolvimento na área que abrange o território tocantino. Remonta a 16 de julho de 1852, segundo historiadores, o primeiro registro que se tem do antigo povoado de Imperatriz. A cidade está prestes, portanto, a completar 150 anos de existência. Ao longo de décadas, Imperatriz passou por profundas transformações. Hoje, o município tem menos de 10% do seu território original.

Dela desmembraram-se, ao longo desse tempo, vários novos municípios: Montes Altos, João Lisboa, Açailândia, Cidelândia, São Francisco do Brejão, Vila Nova dos Martírios, São Pedro d'Água Branca, Davinópolis e Governador Edison Lobão.

Sua população é de 230.450 habitantes, segundo dados do IBGE de 2000. A mais importante cidade do interior do Maranhão está classificada entre as 100 mais populosas do Brasil. Tem mais de duzentas escolas, dois jornais diários, oito emissoras de rádio, sete emissoras retransmissoras de televisão, treze instituições bancárias com dezessete agências para atendimento ao público. É detentora de um sistema aeroviário, servido pelas grandes companhias nacionais e regionais de aviação, e de um sistema ferroviário da Norte-Sul para carga e passageiros, conectando-se com Carajás. É cortada pelo sistema rodoviário da rodovia federal Belém-Brasília, ligando-se às principais cidades da região e do Brasil. Imperatriz tem quatro instituições de ensino superior, totalizando vinte e três cursos.

É o maior centro de abastecimento regional e de prestação de serviços, influindo fortemente na economia do norte do Tocantins, Sul do Pará, e de todo o Estado do Maranhão.

Quando se fala na prosperidade de Imperatriz, há de destacar-se o potencial hidrelétrico de Serra Quebrada, a ser implantado no rio Tocantins, com a construção da barragem, nos Estados do Maranhão e do Tocantins, com capacidade de produzir 1.332 MW de energia, 15km a montante da cidade.

É com muito prazer que saúdo desta tribuna os dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, enviando-lhes votos de sucesso e de muitas realizações que beneficiem a região tocantina.

Era o que tinha dizer.

Muito obrigado.


Modelo1 4/24/249:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2002 - Página 4416