Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à proposta do Ministro do Esporte e Turismo, Caio de Carvalho, e do Secretário Nacional de Esportes, Lars Grael, de criação da Bolsa Atleta.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • Apoio à proposta do Ministro do Esporte e Turismo, Caio de Carvalho, e do Secretário Nacional de Esportes, Lars Grael, de criação da Bolsa Atleta.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2002 - Página 8164
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • ELOGIO, INICIATIVA, CAIO LUIS DE CARVALHO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO ESPORTE E TURISMO (MET), LARS GRAEL, SECRETARIO NACIONAL, ESPORTE, CRIAÇÃO, FUNDO DE INVESTIMENTO, GARANTIA, RENDA MENSAL, ATLETAS, DISPUTA, COMPETIÇÃO ESPORTIVA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, PROPOSTA, MINISTERIO DO ESPORTE E TURISMO (MET), DESTINAÇÃO, PERCENTAGEM, LUCRO, BINGO, FINANCIAMENTO, FUNDO DE INVESTIMENTO, INCENTIVO, ATLETAS.

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer um registro que considero extremamente importante, de ação tomada pelo Ministério dos Esportes, através do Ministro do Esporte e Turismo, Caio Luís de Carvalho, e também do Secretário Nacional de Esportes, Sr. Lars Grael.

O Governo, através do Ministério dos Esportes, está propondo a criação de três tipos de bolsa-atleta, com o objetivo de assegurar renda mensal a atletas e garantir a formação de equipes para disputar olimpíadas, mundiais, pan-americanos e sul-americanos. A proposta de criação das bolsas foi incluída no projeto de criação do Estatuto do Desporto Brasileiro, que tramita no Congresso Nacional. Essa é uma matéria extremamente relevante, até porque o fortalecimento do esporte, além de formar, como é a intenção da proposta, desportistas de elite, irá também fomentar, incentivar a participação de muitos jovens, que hoje, por exemplo, ficam à mercê até das drogas por falta de uma atividade.

Portanto, quero aqui louvar essa ação do Ministério dos Esportes, registrar o nosso apoio a essa iniciativa e pedir a V. Exª a transcrição da matéria publicada na imprensa. O Ministério dos Esportes quer que percentual dos bingos sirva para financiar a Bolsa-Atleta, Sobrevivência para Atletas.

Muito obrigado, Sr. Presidente!

 

*******************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*******************************************************

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2002 - Página 8164