Questão de Ordem durante a 65ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SOLICITAÇÃO DE CELERIDADE AO DIRETOR-GERAL DO SENADO QUANTO AO FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES PARA QUE S.EXA. POSSA RELATAR PROJETO DO SENADOR ROBERTO REQUIÃO, QUE TRATA DO AUMENTO SALARIAL DOS SERVIDORES TERCEIRIZADOS DESTA CASA.

Autor
Roberto Freire (PPS - CIDADANIA/PE)
Nome completo: Roberto João Pereira Freire
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
SENADO.:
  • SOLICITAÇÃO DE CELERIDADE AO DIRETOR-GERAL DO SENADO QUANTO AO FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES PARA QUE S.EXA. POSSA RELATAR PROJETO DO SENADOR ROBERTO REQUIÃO, QUE TRATA DO AUMENTO SALARIAL DOS SERVIDORES TERCEIRIZADOS DESTA CASA.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2002 - Página 8787
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, AGILIZAÇÃO, ATUAÇÃO, DIRETOR GERAL, FORNECIMENTO, INFORMAÇÕES, ORADOR, RELATOR, PROJETO DE RESOLUÇÃO, AUTORIA, ROBERTO REQUIÃO, SENADOR, AUMENTO, SALARIO, SERVIDOR, TERCEIRIZAÇÃO, SENADO.

            O SR. ROBERTO FREIRE (Bloco/PPS - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, fui indicado pelo Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania para relatar o Projeto de Resolução n.º 15, de autoria do Senador Roberto Requião.

            O projeto trata de aumento salarial para servidores terceirizados do Senado Federal. Existem problemas do ponto de vista regimental.

            Sou simpático à matéria, mas necessito de maiores informações, até porque precisamos saber que impacto teria um aumento desse tipo do ponto de vista dos gastos que o Senado tem, seja com o custeio de seus servidores, seja com o dos contratados por empresas locadoras de mão-de-obra.

No dia 30 de abril de 2002, enviei ofício ao Diretor-Geral do Senado Federal, solicitando uma série de informações a fim de instruir o parecer que devo emitir a respeito do projeto. Pedi a informação dos valores dos contratos entre o Senado e as empresas que prestam serviços, nos últimos cinco anos, o valor pago à empresa por funcionário contratado. Isso é de fundamental importância. É necessário saber quanto esta Casa paga por cada servidor contratado a essas empresas, para se saber que impacto terá no orçamento do Senado o aumento pretendido pelo Senador Roberto Requião e qual é exatamente o custo de cada servidor contratado por essas empresas locadoras de mão-de-obra.

O número de funcionários terceirizados é um dado fundamental que ninguém sabe; isso é uma verdadeira caixa-preta, e não é apenas no Senado Federal, mas no serviço público brasileiro. Há alguma determinação de margem de lucro dessas empresas nos contratos? É fundamental saber.

Também pedi a relação dos sócios-proprietários de cada uma dessas empresas contratadas. É evidente que algumas dessas informações vão muito mais além do que apenas uma simples instrução. Precisamos dar transparências a elas, o que deveríamos ter feito há muito tempo. Aproveitei esse projeto do Senador Roberto Requião para solicitar essas informações.

Desde o dia 30, esse pedido de informações encontra-se paralisado na Diretoria-Geral do Senador Federal. E quero solicitar de público que seja mandado com urgência, porque os funcionários terceirizados da Casa estão me perguntando por que não dou o parecer. Esclareço agora que não o fiz porque não vieram ainda as informações da Diretoria-Geral da Casa. Espero que, com esse pedido público que faço, o envio seja agilizado.

O Sr. Roberto Requião (PMDB - PR) - Senador Roberto Freire, V. Exª me permite um aparte?

O SR. ROBERTO FREIRE (Bloco/PPS - PE) - Senador Roberto Requião, não sei se posso conceder-lhe um aparte, porque falo pela ordem, mas acredito que V. Exª deseja falar em apoio ao que estou dizendo.

O Sr. Roberto Requião (PMDB - PR) - Sr. Presidente, V. Exª permite um esclarecimento muito rápido?

O SR. PRESIDENTE (Carlos Wilson) - V. Exª não tem direito à palavra para apartear. Contudo, se V. Exª quiser a palavra pela ordem, a Mesa a concederá.

O SR. ROBERTO REQUIÃO (PMDB - PR) - Quando o Senador Roberto Freire encerrar o seu pronunciamento, pedirei a palavra pela ordem.

O SR. ROBERTO FREIRE (Bloco/PPS - PE) - Sr. Presidente, é apenas para solicitar urgência ao Diretor-Geral do Senado Federal para que dê essas informações, a fim de que eu possa instruir meu parecer sobre o Projeto de Resolução n.º 15, de autoria do Senador Roberto Requião, que trata do aumento salarial dos servidores terceirizados do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2002 - Página 8787