Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimentos à população de São Paulo pela expressiva votação obtida para sua reeleição ao Senado da República. Importância de um pacto de governabilidade de apoio ao próximo Presidente da República, a ser eleito no dia 27. Cumprimentos pela reeleição do Presidente do Senado, Senador Ramez Tebet, e pela reeleição de Jorge Viana ao Governo do Acre.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Agradecimentos à população de São Paulo pela expressiva votação obtida para sua reeleição ao Senado da República. Importância de um pacto de governabilidade de apoio ao próximo Presidente da República, a ser eleito no dia 27. Cumprimentos pela reeleição do Presidente do Senado, Senador Ramez Tebet, e pela reeleição de Jorge Viana ao Governo do Acre.
Aparteantes
Antonio Carlos Júnior, Eduardo Siqueira Campos, Eduardo Suplicy, Leomar Quintanilha, Lindberg Cury, Maguito Vilela.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2002 - Página 18186
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, POPULAÇÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), VOTAÇÃO, ORADOR, VITORIA, REELEIÇÃO, SENADO.
  • CUMPRIMENTO, REELEIÇÃO, RAMEZ TEBET, SENADOR, JORGE VIANA, GOVERNADOR, ESTADO DO ACRE (AC).
  • DEFESA, NECESSIDADE, ACORDO, APOIO, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, VIABILIDADE, FUTURO, GOVERNO, PAIS.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Sr. Presidente, preliminarmente, devo cumprimentá-lo pela brilhante vitória que obteve nas urnas no seu Estado. Para nosso orgulho, V. Exa, nosso Presidente, teve uma brilhante votação neste último pleito e continuará, pela vontade do povo do seu Estado, a ser membro do Senado Federal.

Senador Tião Viana, não pude aparteá-lo porque presidia esta Casa na hora do seu pronunciamento, mas posso dizer com muita tranqüilidade que conheço um pouco da história do Acre, por todos os fatos que lá ocorreram durante o período em que dirigia a Polícia Federal. V. Exa falou com muito orgulho da eleição de seu irmão, Jorge Viana. Assim se forjam os homens de bem, aqueles que têm coragem de enfrentar a criminalidade e a violência, que não se acovardam em momento algum, mesmo sob a pressão mais clara e mais desastrosa contra o seu trabalho, e passa a vencê-la porque o povo acredita nos homens de bem. Peço que leve ao Jorge Viana o meu abraço e aproveito para cumprimentar V. Exa por orgulhosamente trazer a esta tribuna notícias da vitória do seu irmão.

De igual modo, sinto-me muito orgulhoso, Senador Tião Viana. Além de agradecer à população do meu Estado por me dar 7,2 milhões de votos neste último pleito, onde enfrentei as línguas de aluguel - pessoas alugadas para criticar os que estão em primeiro lugar -, tenho o orgulho de dizer que meus dois filhos foram eleitos: o Robson, Deputado Federal para o quarto mandato, e o Romeu Júnior, Deputado Estadual pela primeira vez. A população me deu uma alegria imensa.

Andei por vários locais do Estado de São Paulo e também pelo interior. Caminhei com o nosso Governador Geraldo Alckmin. Fiz parte da coligação, que fez com que me sentisse muito bem. Todos os Srs. Senadores que disputaram essa eleição devem ter sentido uma alegria imensa ao conversar com o povo e perceber de perto a forma como a população reconhece nosso trabalho neste Congresso.

A explicação aos questionamentos elaborados faz-nos agradecer não apenas ao povo em geral que confiou e continua confiando em nosso trabalho, mas à estrutura desta Casa. Sr. Presidente, por meio de V. Ex.ª, agradeço o trabalho da Secretaria, da Taquigrafia, da Rádio e da TV Senado, da Assessoria do Senado e de todos aqueles que trabalham para que os Senadores realmente consigam projetar-se nesta Casa. Também sou grato às Comissões e aos Senadores que nos acompanham nas discussões. Não somos isoladamente um valor por si só. Valemos por toda a estrutura desta Casa que realmente nos permite chegar à credibilidade junto à opinião pública.

Esse é um dever enorme para com o cidadão que confia em nosso trabalho. Agradeço ao meu Presidente Senador Jorge Bornhausen por todo o apoio que recebi durante a minha jornada. Por telefone, pessoalmente ou de qualquer outra forma, S. Exª sempre buscou dar-me credibilidade para conseguir essa vitória.

Senador Eduardo Suplicy, agradeço a manifestação de V. Exª a respeito da minha eleição. Digo, com muito conforto e espírito tranqüilo, que temos que formar uma força, seja qual for o Presidente escolhido nessa batalha do segundo turno, que ela seja respeitosa e honrosa para com os cidadãos que apreciarão o debate das idéias. Devemos fazer uma forte coalizão para dar apoio ao eleito a fim de que ele possa vencer todas as dificuldades que, sem dúvida, surgirão nos primeiros meses da administração.

Precisamos lutar para que possamos atender ao que a população nos solicitou nas ruas. O povo conhece a situação e pede as reformas, especialmente os mais carentes, aqueles que residem nas periferias e anseiam pelas modificações a fim de que tenham mais tranqüilidade na sua vida por meio da busca de maior força de representatividade com os Parlamentares.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Permite V. Exª um aparte?

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Ouço V. Exª com prazer.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Reitero os meus cumprimentos a V. Exª. Como Senadores de São Paulo, estaremos sempre procurando o interesse maior da população e do próprio Estado de São Paulo. Ao Presidente - qualquer que seja o eleito pelo povo - e ao futuro Governador do Estado de São Paulo, enfatizo a nossa disposição de atender sempre aos interesses do Governo paulista. Esse tem sido o nosso procedimento anteriormente com o Governador Mario Covas e atualmente com o Governador Geraldo Alckimin. Senador Romeu Tuma, em nosso Estado, avalio que houve um avanço muito significativo nessas eleições com a escolha que acabou levando para o segundo turno o Governador Geraldo Alckimin e o Deputado Federal José Genoíno, o primeiro do PSDB e o segundo do PT, porque ambos elevaram sobremodo o nível da campanha. José Genoíno tem sido um dos maiores Parlamentares da história do Congresso Nacional. Sou testemunha de seu trabalho desde 1982, quando ambos fomos eleitos Deputados Federais. S. Exª foi colega de Geraldo Alckmin, na Câmara dos Deputados. Tenho certeza de que o debate que travarão no segundo turno será do melhor nível, assim os paulistas ganharão com essa eleição. Certamente, a decisão de levar os dois para o segundo turno representou um avanço para a democracia e para o bem dos paulistas.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Obrigado, Senador Eduardo Suplicy. São dois candidatos honrados e dignos que, sem dúvida, manterão o respeito entre si e conduzirão o debate de forma bastante serena, para que a população possa escolher com tranqüilidade e certeza o melhor para São Paulo.

Ainda hoje, conversei com o Senador Aloizio Mercadante, e vários jornalistas me perguntavam como é que eu ia me sentir com dois Senadores do PT. Eu disse-lhes que, se houver a continuidade do que aqui se encontra, à minha esquerda sentará o Senador Eduardo Suplicy, que é um bom amigo, com quem permanentemente converso, e, à minha direita, ficará o Senador Aloizio Mercadante. Os três, sem dúvida, têm só um objetivo que é o interesse de São Paulo e o bem do Brasil. De forma que será um trio que dará a São Paulo a dignidade e o respeito de que precisa. Então, sinto-me, assim, tranqüilo. Conversamos e já começamos a traçar que temos a obrigação de buscar os interesses de São Paulo e principalmente de dar ao Brasil o direito de ter um governo respeitado e apoiado por esta Casa.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Quem sabe, Senador Romeu Tuma, tendo à esquerda e à direita dois Senadores do Partido dos Trabalhadores, em que pese estar V. Ex.ª...

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - No meio, no centro.

 O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - ... em uma fase de muito amadurecimento e de tanta experiência, possamos colaborar para uma conversão sua de maior profundidade. Mas isso só Deus sabe se poderá acontecer. V. Ex.ª mesmo assinala que terá quatro anos pela frente acompanhado de dois Senadores do PT. Que esse caminho possa ser indicador de algo novo para São Paulo e para o Brasil.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Espero, com certeza, que, pela idade de V. Ex.ª, daqui a quatro anos, V. Exª tenha oportunidade de seguir outro caminho.

Concedo o aparte ao Sr. Lindberg Cury que o está solicitando.

O Sr. Lindberg Cury (PFL - DF) - Senador Romeu Tuma, gostaria também de registrar o meu contentamento pelo seu retorno ao Senado com a magistral votação acima de sete milhões de votos sufragados nesta última eleição, representando o Estado maior do Brasil, com maior coeficiente eleitoral. Tudo isso tem um significado importante. Primeiramente, desejo registrar a sua conduta nos debates, a sua participação ética, como sempre foi, em todos os momentos em que saiu à frente para discutir assuntos, sempre mantendo aquele equilíbrio que lhe é tão peculiar, dando uma demonstração viva da sua capacidade, do seu conhecimento. Aqui, neste Senado, granjeou a amizade de todos os seus parceiros e companheiros. Mais uma vez, o Estado de São Paulo estará muito bem representado nesta Casa, pela sua inteligência, pela sua capacidade de trabalho, assiduidade e maneira modesta de se comportar. V. Exª é um homem simples e respeitado por todos. Quero reafirmar que muito me espelhei nos bons atos de V. Exª. Parabéns, Senador Romeu Tuma! São Paulo ganhou com isso! Muito obrigado.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Muito obrigado, Senador Lindberg Cury, pelo seu aparte. V. Exª fala mais com o coração do que com a razão. Creio que a amizade que nos une me traz a alegria de poder ouvi-lo dessa forma.

O Sr. Eduardo Siqueira Campos (Bloco/PSDB - TO) - Senador Romeu Tuma, V. Exª me concede um aparte?

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Com prazer, Senador Eduardo Siqueira Campos.

O Sr. Eduardo Siqueira Campos (Bloco/PSDB - TO) - Senador Romeu Tuma, poderia dizer nesta tarde que V. Exª, entre outras coisas, é um homem de sorte porque, estando este Plenário, hoje, certamente com a grande maioria dos nossos colegas ainda finalizando o processo eleitoral em seus Estados, V. Exª não teria direito a pronunciar um discurso. Seriam apenas apartes, já que todos, sem exceção, gostariam de ter o prazer de dizer que V. Exª é, sem dúvida, uma das figuras mais queridas e atuantes da Casa, como disse nosso querido Senador Lindberg Aziz Cury, representante do Distrito Federal, homem também de grande tradição na Capital Federal. Em nossos Estados acompanhamos, pari passu, seu trabalho. Tenho o prazer, Senador Romeu Tuma, ao cumprimentar e parabenizá-lo pela justa e merecida vitória, de também parabenizar o Presidente do Congresso Nacional, Ramez Tebet, e de anunciar a presença do novo representante do Estado do Tocantins, o Senador João Ribeiro, que se encontra ao meu lado, juntamente com o Senador Leomar de Melo Quintanilha, que obteve uma brilhante reeleição. Nós nos congratulamos com V. Exª e com o povo do Estado de São Paulo, que soube, por meio do debate profundo, fazer justiça às ações de V. Exª durante os anos em que aqui esteve e estará, para orgulho de todos os paulistas. Sou tocantinense de coração mas nasci no Estado de São Paulo. E, como tal, me orgulho de ver V. Exª por mais oito anos nesta Casa.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Senador Eduardo Siqueira Campos, aqui foi dito que amadurecemos com a idade. Mas discordo ao ver V. Exª, que, apesar de jovem, é amadurecido e sabe como se conduzir, sendo um grande Senador que representa tão bem o seu Estado do Tocantins.

Eu gostaria de cumprimentar dois Senadores: o Leomar, que já é um amigo, um companheiro dessa jornada de oito anos, e o novo Senador. Eu gostaria também de cumprimentar o seu pai, porque eu acredito que ele representa a grande força do Estado, pois conseguiu eleger uma chapa por inteiro, o que mostra, sem dúvida nenhuma, uma representação enorme. É o mesmo caso do nosso Senador Antonio Carlos Magalhães, que conseguiu, como diz a expressão, “fazer cabelo, barba e bigode”. V. Exª, Senador Antonio Carlos Junior, leve também ao seu pai o meu abraço.

O Sr. Antonio Carlos Junior (PFL - BA) - Senador Romeu Tuma, V. Exª me permite um aparte?

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Ouço V. Exª com muito prazer.

O Sr. Antonio Carlos Junior (PFL - BA) - Senador Romeu Tuma, eu gostaria de registrar a minha alegria, o meu contentamento pela expressiva vitória que V. Exª conseguiu em São Paulo, com mais de sete milhões de votos, o que mostra a sua seriedade, a sua competência e o seu amor pela causa. É com imensa alegria que eu o saúdo por essa grande vitória que V. Exª conseguiu.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Muito obrigado, Senador Antonio Carlos Junior, pelo seu aparte. Quero agradecê-lo também pela ajuda que me foi dada por V. Exª e por seu pai durante a minha campanha.

Sr. Presidente, eu vou encerrar agradecendo a Deus por essa oportunidade de continuar no Senado com vida e com saúde, tentando pagar o meu débito para com Ele por me ter permitido sobreviver depois de um problema sério de saúde; eu penso que a melhor forma é trabalhar por aqueles que de nós precisam. Esse agradecimento eu faço a Deus.

Não posso deixar de agradecer também, mais uma vez, a toda a estrutura desta Casa, que faz com que cada um de nós se sinta importante diante da nossa sociedade. Ninguém desconhece o trabalho do Senado e do Congresso, porque a TV Senado comunica diariamente todo o nosso trabalho. Andando pelas ruas, nas nossas reuniões, os questionamentos levantados eram sobre tudo aquilo que os telespectadores, os eleitores, viam pela TV Senado: as CPIs, as discussões em plenário, as comissões... É um trabalho excelente o que tem sido feito por toda essa estrutura. A assessoria parlamentar, a advocacia da Casa, a assessoria da Comissão de Ética, tudo isso forma uma estrutura de grande força, de grande respeito com a população do nosso Brasil.

E vamos aguardar, pedir a Deus que, neste segundo turno, Ele consiga direcionar a melhor pessoa para dirigir nosso País.

O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - V. Exª me permite um aparte?

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Ouço com prazer V. Exª.

O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Quero cumprimentar V. Exª pelo seu brilhante desempenho em São Paulo: disputou a reeleição para o Senado, obteve êxito com uma votação consagradora. Isso é fruto natural do trabalho de V. Exª, que foi desenvolvido com muita altivez, muita correção, muita determinação. V. Exª sempre foi um Senador muito assíduo, que participou de várias comissões, inclusive daquela que visa a erradicar a pobreza e a fome do nosso País. De modo que V. Exª merece realmente voltar a esta Casa. Ganham com isso São Paulo, o Brasil e o povo brasileiro. Meus parabéns. Quero dizer que amanhã estarei fazendo um pronunciamento desta tribuna sobre as eleições no meu Estado. Mas quero reiterar meus cumprimentos e desejar muitas felicidades a V. Exª no seu segundo mandato. Um grande abraço.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Muito obrigado, Senador Maguito Vilela, pelo seu aparte. V. Exª continuará conosco nesta Casa, e tenho certeza de que será para engrandecê-la e trazer todos os benefícios de que a sociedade brasileira precisa.

O Sr. Leomar Quintanilha (PFL - TO) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Ouço V. Exª com muito prazer.

O Sr. Leomar Quintanilha (PFL - TO) - Não poderia, estando aqui nesta sessão que considero importante, deixar de manifestar-me enquanto V. Exª está na tribuna. V. Exª é orgulho para o Brasil e enche de orgulho também o peito de todos os seus colegas por terem o privilégio de privar de sua companhia, do seu trabalho: um trabalho dedicado e que tem edificado muito a sociedade brasileira e o Senado da República. Gostaria de cumprimentá-lo e, sobretudo, a população do Estado de São Paulo que soube fazer a escolha referendando o nome de V. Exª para representá-la na alta Corte Legislativa. V. Exª tem cuidado das questões do povo de São Paulo e do Brasil com muito brilho, com muita competência, com muita seriedade e com muita dedicação. Nós, seus colegas, também nos sentimos, como o povo paulista, orgulhosos de tê-lo aqui no Senado Federal.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Obrigado, Senador Leomar Quintanilha, pelo seu aparte. Tenho a grata felicidade de estar com V. Exª na Comissão de Assuntos Sociais, em que V. Exª propôs a Subcomissão do Idoso. V. Exª instituiu um novo sistema de trabalho para discutir aquilo que não se fala da terceira idade ou da melhor idade, em que estamos, como disse o nosso querido Suplicy.

V. Exª fez um trabalho excelente. Espero que esta Casa continue a trabalhar com afinco em defesa do interesse das pessoas que já completaram seu trabalho em benefício da sociedade. Nas minhas andanças, nos caminhos que percorri durante a campanha e também em outras épocas, encontrei muitas pessoas, às vezes tristes, sentadas num banco de jardim, sem ter nenhuma oportunidade, amarguradas por não poderem trabalhar, por não poderem continuar servindo à população, em face do desinteresse que muitos demonstram pelo trabalho sério, dedicado das pessoas mais idosas. V. Exª assumiu a responsabilidade de tratar deste assunto.

Espero que V. Exª continue nesta árdua tarefa e traga benefícios a todos aqueles que precisam da sua inteligência.

Agradeço a tolerância do Sr. Presidente e dou por encerrada...

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Senador Romeu Tuma, permite-me V. Exª um aparte?

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Concedo o aparte a V. Exª.

O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Gostaria de assinalar que há um dado interessante na relação que a Mesa do Senado preparou. Gostaria de aproveitar ainda o pronunciamento de V. Exª para registrar o meu cumprimento ao Senador Ramez Tebet. S. Exª foi reeleito com a maior proporção de votos válidos: 38,2%. O povo do Mato Grosso do Sul o consagrou, em virtude do trabalho que tem aqui realizado, para que S. Exª seja reconduzido ao Senado. Considero importante fazer este registro porque no Mato Grosso do Sul também foi eleito Senador o companheiro Delcídio Gomes, do Partido dos Trabalhadores. Gostaria de aproveitar a oportunidade para fazer este registro e cumprimentar o Senador Edison Lobão, que agora preside a sessão, também reeleito. Muito obrigado.

O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Quero agradecer imensamente ao povo de São Paulo a votação que obtive. Serei eternamente grato, como também responsável, e tratarei o Estado de São Paulo com o respeito que ele merece.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2002 - Página 18186