Discurso durante a 112ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcrição de mensagem encaminhada por S.Exa. ao Presidente da Academia Mineira de Letras, Murilo Badaró, e demais membros por ocasião da homenagem aos noventa anos de Vivaldi Moreira, o Presidente Perpétuo daquela Academia.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Transcrição de mensagem encaminhada por S.Exa. ao Presidente da Academia Mineira de Letras, Murilo Badaró, e demais membros por ocasião da homenagem aos noventa anos de Vivaldi Moreira, o Presidente Perpétuo daquela Academia.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2002 - Página 18365
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, VIVALDI MOREIRA, ESCRITOR, JORNALISTA, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, MENSAGEM (MSG), AUTORIA, ORADOR, ENCAMINHAMENTO, MURILO BADARO, PRESIDENTE, ACADEMIA DE LETRAS, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), OPORTUNIDADE, REALIZAÇÃO, HOMENAGEM, VIVALDI MOREIRA, ESCRITOR, JORNALISTA.

OS 90 ANOS DE VIVALDI MOREIRA

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL - MG) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no final desta tarde, em Belo Horizonte, a Academia Mineira de Letras, vai se reunir solenemente para prestar saudosa homenagem a um de seus membros que, ao longo de uma vida que quase chegou aos 90 anos, culminou por merecer um título pouco comum: o de Presidente Perpétuo da nossa Academia.

Falo de Vivaldi Moreira, escritor, jornalista, homem público e que, no dizer de seu filho Rogério Moreira, foi amigo de tantos quantos com ele conviviam, mas que, simultaneamente, amou também os livros.

A dedicação de Vivaldi aos livros e amigos teve a intensidade que a história reserva para os verdadeiramente dotados de grandeza. Essa intimidade, presença constante no dia-a-dia, lhe permitia proclamar que “Amigos e Livros são sinônimos.”

Foi convivendo com os livros que Vivaldi Moreira alcançou a meta a que se propôs em sua vida de exemplos: o aprimoramento moral !

E por conviver permanentemente com os livros, sua Academia Mineira de Letras dele fez seu Presidente Perpétuo. Na sua longa existência, ela foi um de seus mais amados lugares de aconchego, a razão da própria vida.

A obra literária jamais morre. Por isso, Vivaldi Moreira foi e continua sendo, agora na memória, o condutor apaixonado da Academia Mineira de Letras, que hoje presta tributo ao seu maior acadêmico.

Deste Plenário, também evoco a figura desse grande mineiro, cumprimentando seus sucessores, a começar pelo seu Presidente, Murilo Badaró , por intermédio do qual cumprimento todos os demais membros, aos quais enviei hoje a mensagem que solicito seja incorporada a este pronunciamento.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************

SEGUE DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FRANCELINO PEREIRA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido na forma do art. 210 do Regimento Interno.)

***********************************************************************

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2002 - Página 18365