Discurso durante a 117ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discurso de posse no Senado Federal.

Autor
Luiz Pastore (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Luiz Osvaldo Pastore
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Discurso de posse no Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 30/10/2002 - Página 18683
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • POSSE, ORADOR, SENADO, SUPLENCIA, GERSON CAMATA, SENADOR, REGISTRO, IMPORTANCIA, CONTINUAÇÃO, LUTA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.
  • DECLARAÇÃO, COMPROMISSO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, BENEFICIO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), AGRADECIMENTO, APOIO.
  • ELOGIO, REELEIÇÃO, GERSON CAMATA, SENADOR, CONGRATULAÇÕES, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PAULO HARTUNG, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNADOR, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES).

O SR. LUIZ PASTORE (PDMB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, honra, orgulho e responsabilidade. São esses os meus sentimentos ao assumir o mandato de Senador da República, num momento em que todos acabamos de exercer plenamente os nossos direitos de cidadão ao eleger Governadores, Senadores e Deputados de nossos Estados e o novo Presidente do Brasil.

Sr. Presidente, o sentimento de honra é muito forte, primeiramente porque assumo o lugar do Senador Gerson Camata, grande político que desde cedo aprendi a respeitar, um dos maiores homens públicos do Espírito Santo, cujos interesses sempre soube defender com brilhantismo nos diversos cargos públicos que exerceu e nas diversas vezes em que ocupou esta tribuna. Honra também porque agora, depois de ter sido o seu suplente durante toda esta legislatura, também poderei, como Senador, defender e dignificar o nome do Espírito Santo.

O Estado do Espírito Santo tem destaque em nosso País por sua produção de celulose, suas fábricas de cimento, suas indústrias da construção civil e sua agricultura. Só o café gera aproximadamente 500 mil empregos e é responsável por 20% do que é produzido em todo o País. A produção capixaba de pimenta do reino também é uma das mais expressivas do território nacional.

No cenário brasileiro é de suma importância o papel que exerce o complexo portuário de nosso Estado para o comércio exterior. É através do complexo formado pelos portos de Vitória, Paul, Capuaba, Regência, Praia Mole, Barra do Riacho, Ubu e Tubarão que exportamos 12% das riquezas brasileiras.

De igual importância é a integração de duas grandes estradas de ferro: a da Companhia Vale do Rio Doce e a da Rede Ferroviária Nacional, responsáveis pelo transporte de um dos nossos maiores recursos minerais: o ferro.

Sr. Presidente, assumo este compromisso com os mesmos valores éticos e morais com que exerço os meus compromissos empresariais, valores herdados de meus pais e avós, imigrantes italianos, dos quais muito me orgulho não só por terem desenvolvido uma sólida atividade econômica, gerando empregos, deixando o seu exemplo de realizações para seus descendentes, mas sobretudo pela contribuição que deram ao desenvolvimento do nosso País.

Meu pai marcou os dias de minha infância. Nós o recebíamos em casa, depois de passar longos dias aqui em Brasília com suas roupas e objetos totalmente impregnados da cor vermelha deste cerrado. Quando muitos não ousavam trocar a estabilidade econômico-financeira que tinham em seus estados pelas promessas que Brasília oferecia, meu pai veio para cá instalar a Fábrica Pastore, de onde saíram os móveis presentes nesta sala, todos os móveis do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto, da Alvorada e do Hotel Nacional, todos no estilo projetado por Oscar Niemeyer.

É com prazer que, ao sair desta tribuna feita pelas mãos de meu pai, tomarei assento à mesa, aliás também feita por ele com tanto trabalho e dignidade, virtudes que ele sempre me ensinou.

É muito grande a responsabilidade que representa este mandato. Por isso, inicio a minhas atividades nesta Casa com o compromisso de dar continuidade à luta do Senador Gerson Camata. Farei tudo para garantir às crianças e aos jovens capixabas o desenvolvimento responsável de nosso Estado, preservando o meio ambiente, a qualidade de vida da população e o bem-estar social. Ao fazê-lo em benefício de nosso Estado, sei que estarei fazendo em benefício do Brasil.

Assumo, pois, este mandato não em substituição ao Senador Gerson Camata, mas para dar continuidade ao mandato que S. Exª vinha exercendo com o compromisso de continuar sua luta pela preservação ambiental de nosso Estado. Sei que assim estou me unindo à vontade do povo capixaba que acaba de reeleger Gerson Camata como Senador, a quem presto hoje publicamente minha homenagem.

Para finalizar, também quero me unir ao povo do Espírito Santo para cumprimentar Paulo Hartung, Governador eleito em primeiro turno, bem como o nosso novo Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, que fez uma visita maravilhosa a esta Casa hoje, por seu programa de Governo, desejando que Deus ilumine suas ações e que Sua Excelência possa ter a cooperação de que necessita para fazer deste País o Brasil com que todos sonhamos.

Muito obrigado.

(Palmas.)

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/10/2002 - Página 18683