Discurso durante a 131ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CRIAÇÃO DO PROGRAMA "INVESTE TOCANTINS", UMA INICIATIVA DA FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO ESTADO DO TOCANTINS.

Autor
Carlos Patrocínio (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/TO)
Nome completo: Carlos do Patrocinio Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • CRIAÇÃO DO PROGRAMA "INVESTE TOCANTINS", UMA INICIATIVA DA FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO ESTADO DO TOCANTINS.
Publicação
Publicação no DSF de 21/11/2002 - Página 22388
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ANALISE, HISTORIA, ESTADO DO TOCANTINS (TO), REGISTRO, DIFICULDADE, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESPECIFICAÇÃO, PRECARIEDADE, ECONOMIA, INVESTIMENTO PUBLICO, BENEFICIO, REGIÃO.
  • REGISTRO, CRIAÇÃO, PROGRAMA ESTADUAL, INICIATIVA, FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA, ESTADO DO TOCANTINS (TO), CAPTAÇÃO DE RECURSOS, INVESTIMENTO, ECONOMIA, ESPECIFICAÇÃO, SETOR PRIMARIO, ANUNCIO, AMPLIAÇÃO, PROGRAMA, BENEFICIO, INDUSTRIA, COMERCIO, AUXILIO, EMPREGO, REGIÃO.
  • ELOGIO, DEFESA, ORADOR, PROGRAMA ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), NECESSIDADE, ABERTURA, INICIATIVA, AMBITO NACIONAL, AMBITO INTERNACIONAL, AUXILIO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, REGIÃO.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, CRIAÇÃO, ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE), ESTADO DO TOCANTINS (TO), BENEFICIO, EMPREGO, RECURSOS NATURAIS, REGIÃO.

O SR. CARLOS PATROCÍNIO (PTB - TO) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, desde a sua criação, coincidindo com a promulgação da Carta Constitucional de 05 de outubro de 1988, o meu Estado, o Tocantins, vem caracterizando sua trajetória, dentro da Federação brasileira, como uma jovem Unidade preocupada em informar sua construção cotidiana pela via da modernidade. Um caminho que, se não dispensa os aportes públicos regulares, privilegia o incentivo e o estabelecimento concreto das pré-condições indispensáveis para a ação cidadã, coordenada e eficaz da iniciativa privada. É certo que o primeiro momento exigiu investimentos públicos relevantes, especialmente devido ao verdadeiro descaso que o norte de Goiás merecia do Poder Público Estadual.

Apenas para recuperar e fixar dados de uma realidade que muito custou aos tocantinenses, em termos de desenvolvimento, recordo que a região que hoje conforma o Estado de Tocantins gerava dois quintos da receita tributária de Goiás. Recebia, então, como retorno, parcelas insignificantes, tanto em investimentos quanto na própria manutenção dos raros órgãos afetos ao setor público estadual. Mas, felizmente, tudo isso é passado, e o que nos importa é apenas conhecê-lo, para melhor gerir o presente e projetar o futuro com segurança, arrojo e determinação. Um futuro seguramente auspicioso para o Tocantins e para todos os brasileiros que ali vivem, trabalham, e ajudam a construir um Brasil melhor.

Dentro dessa linha de convicção e ação, desde os primórdios, vimos constatando o entusiasmo, tanto dos naturais da terra quanto dos que acorreram, vindos dos quatro cantos do território nacional. É evidente, também, a importância que concedem ao empreendedorismo, à capacidade individual e coletiva de geração de riquezas, de correr riscos e lançar nas lides da vida econômica agentes construtores, capazes de atuar independentemente da intervenção ou subvenção estatal.

A despeito das dificuldades infra-estruturais com que se defronta um Estado com menos de 13 anos de existência, vimos conquistando graus significativos de avanço econômico. Nos dez anos que se seguiram à sua criação, o Tocantins experimentou o expressivo crescimento de 60%, com relação à situação original da região em que está inserido. Este fato comprova o caráter brioso e trabalhador da população que, movida pelos ideais de progresso e cidadania, se empenha de sol a sol.

Com esse espírito de luta e superação, de não-conformismo - traços marcantes da gente do Tocantins - e inspirados pelo programa federal Investe Brasil, estamos dando início a uma nova etapa da vida econômica do Estado. Trata-se do Investe Tocantins, oportuna e promissora iniciativa da Federação da Agricultura de nosso Estado, que, a partir de agora, vai se empenhar na conquista e captação de investimentos para os diversos segmentos da economia, especialmente o primário - agricultura e pecuária -, vocação natural da região. Mas não ficará a proposta apenas nesse setor econômico. A ambição de todos os participantes é ampliar sempre as esferas de alcance da iniciativa, buscando fixar no Estado empreendimentos voltados para a indústria, o comércio e os serviços.

Inúmeras ações estão sendo gestadas para mostrar ao empresariado brasileiro e estrangeiro todas as potencialidades do Tocantins. Modulado em uma Câmara integrada pelas Federações Estaduais, bem como pelas Secretarias de Estado, serão coligidas, consolidadas e disponibilizadas em um banco de dados todas as informações necessárias aos empreendedores que considerem o Estado como base para seus negócios. Além de atuar como uma agência de informação, responsável pelo fomento de novas oportunidades e novos negócios, deverão ser desenvolvidas linhas de crédito de apoio às iniciativas formalizadas dentro do programa.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, V. Exªs e o povo do Tocantins são testemunhas de que não meço esforços nas lutas em favor de meu Estado, buscando sempre da União a justa contrapartida pelo direcionamento de recursos capazes de promover o equilibrado desenvolvimento econômico e social daquela Unidade Federativa.

Lembro que a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Tocantins só foi autorizada pelo Presidente da República, quando consegui, com o decisivo apoio de meus Colegas do Congresso Nacional, a aprovação de emenda modificando a Medida Provisória que vedava a criação de novas ZPE’s. Isso porque entendia, na época, como creio ainda hoje, que as Zonas de Processamento de Exportação e os distritos industriais são peças fundamentais na geração de empregos e de riquezas. O Investe Tocantins caminha também nesse sentido e exatamente por isso merece todo o meu apoio e entusiasmo de cidadão e homem público.

Ao mesmo tempo em que registro a iniciativa e parabenizo a Federação da Agricultura do Estado, assim como os meus conterrâneos tocantinenses, beneficiários diretos desse empreendimento, reitero a certeza de que o Investe Tocantins vai se transformar, rapidamente, em um importante vetor do desenvolvimento regional, promovendo novos negócios, gerando empregos e multiplicando a riqueza do Estado. Confirmará, assim, a pujança da região e de nossa gente.

O programa Investe Tocantins pretende mostrar aos investidores e empresários do Brasil e do exterior todo o potencial de recursos naturais e humanos oferecidos pelo Tocantins, proporcionando, com agilidade e eficiência, informações objetivas, claras e confiáveis. Esse é, sem dúvida, um dos caminhos mais rápidos e adequados para a promoção do desenvolvimento sustentado e duradouro do Estado e do povo tocantinense.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/11/2002 - Página 22388