Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E DO PRESIDENTE ELEITO LUIZ INACIO LULA DA SILVA, NO ULTIMO DIA 16, EM SÃO PAULO, DA CERIMONIA DE COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DA EDITORA TRES.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E DO PRESIDENTE ELEITO LUIZ INACIO LULA DA SILVA, NO ULTIMO DIA 16, EM SÃO PAULO, DA CERIMONIA DE COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DA EDITORA TRES.
Publicação
Publicação no DSF de 20/12/2002 - Página 27196
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, PRESENÇA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, SOLENIDADE, RECEBIMENTO, PREMIO, PERSONAGEM ILUSTRE, BRASIL.


            O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na noite de segunda-feira, 16 de dezembro, a Editora Três reuniu no Directv Music Hall, em São Paulo, o presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para a festa que celebrou os 30 anos da editora com a entrega dos prêmios de Brasileiro do Ano, da Revista ISTOÉ, Empreendedor do Ano, da Revista IstoÉ DINHEIRO, e Personalidade do Ano, da revista IstoÉ GENTE. Foi o primeiro compromisso público, fora das regras de protocolo de Brasília, a reunir Fernando Henrique e Lula. O presidente eleito recebeu o título de Brasileiro do Ano e o presidente da República ganhou uma homenagem especial como o Brasileiro da Década. O evento promoveu o encontro de lideranças políticas como Governadores, prefeitos, deputados, senadores e ministros deste e do próximo governo, a representantes do segmento empresarial, sindicalistas, artistas e publicitários.

            O presidente Lula, por exemplo, lembrou ter conhecido Fernando Henrique ainda antes de existir PT ou PSDB. Disse que as divergências entre eles podem até ser as mesmas de antes, mas o fato de se estar fazendo uma transição de governo negociada é o melhor reflexo de uma classe política que evoluiu e ficou mais civilizada. O presidente Fernando Henrique Cardoso elogiou a maturidade democrática do Brasil e confessou que vai torcer pelo sucesso do governo Lula, porque, antes de qualquer divergência partidária, deseja que o Brasil continue avançando. E, se ainda assim houvesse qualquer dúvida quanto à evolução da classe política brasileira, basta citar que o senador José Serra foi elogiado pelo presidente Lula e recebeu calorosa ovação da platéia, numa salva de palmas puxada justamente pelo senador petista Eduardo Suplicy.

            Ao recordar a evolução da Editora Três nestes 30 anos, Domingo Alzugaray deu testemunho de um país, como ele declarou, “que tem pressa em cumprir seu destino de grande nação”. Alzugaray contou que a Três nasceu do esforço de três dedicados sócios e apenas cinco funcionários, numa sala de 20 metros quadrados, para, em 30 anos, se tornar a segunda maior editora de revistas do país, com 1.500 funcionários, 25 mil metros quadrados de área própria, mais de 200 jornalistas, quatro revistas semanais e quatro revistas mensais, que resultaram, em 2002, em mais de 40 milhões de exemplares impressos e distribuídos para todo o Brasil.

            Na festa da Três, portanto, estavam presentes todos os personagens que são notícia nas três principais publicações da editora. Além da homenagem ao presidente Fernando Henrique e ao presidente Lula, a revista ISTOÉ premiou o deputado José Dirceu e o governador eleito de Minas Gerais, Aécio Neves, como os brasileiros do ano na política, a presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Milú Villela, como brasileira do ano na área social, o cineasta Fernando Meirelles, de Cidade de Deus, como brasileiro do ano na Cultura, e o jogador Ronaldo, representado por sua mãe, dona Sônia Nazário de Lima, como brasileiro do ano no Esporte.

            A revista IstoÉ DINHEIRO premiou o empresário Abraham Kasinsky como o empreendedor de 2002, o presidente da Embraer, Maurício Botelho, como o empreendedor do ano na indústria, o dono das Casas Bahia, Samuel Klein, como empreendedor do ano no comércio, a dona da rede Blue Tree, Chieko Aoki, como empreendedora do ano no turismo, e o presidente do Santander/Banespa, Gabriel Jaramillo, como empreendedor do ano nas finanças.

            E a revista IstoÉ GENTE escolheu o jornalista William Bonner, do Jornal Nacional, como personalidade de 2002, o publicitário Duda Mendonça como personalidade do ano na comunicação, a jornalista Marília Gabriela, do SBT, como personalidade do ano na televisão, o compositor e ministro da Cultura do próximo governo, Gilberto Gil, como personalidade do ano na música, e a modelo Ana Hickmann como personalidade do ano na moda.

            O tom ecumênico desta grande festa ficou registrado na lista de presentes. Estavam lá dois presidenciáveis, o senador José Serra e o governador Anthony Garotinho, governadores como Tasso Jereissati, Marconi Perillo, Joaquim Roriz e Geraldo Alckmin e os governadores eleitos de Minas, um dos homenageados, do Rio, Rosinha Garotinho, e do Ceará, Lúcio Alcântara.

            Também compareceram, entre outros nomes de destaque nacional, a prefeita Marta Suplicy, o deputado Michel Temer, o senador Suplicy, o deputado Antônio Kandir, o vice-governador eleito de São Paulo, Cláudio Lembo, o futuro ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, o ex-governador Orestes Quércia, o empresário Mário Amato, o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o sindicalista Luís Marinho, o presidente do Banco Safra, Joseph Safra, o presidente da Nestlé, Ivan Zurita, o presidente da Brastemp, Miguel Ethinique, o presidente da Gradiente, Eugênio Staub, o presidente da Vasp, Wagner Canhedo, o vice-presidente do Bradesco, Luís Trabucco, o presidente da Febraban, Gabriel Jorge Ferreira, o presidente da Bolsa de Mercadorias e Futuros, Manoel Félix Cintra, o presidente do Grupo Iguatemi e acionista da Telemar, Carlos Jereissati, o economista Guido Mantega, os publicitários, Sérgio Amado, Nizan Guanaes e José Zaragozza. No final de tudo, houve ainda um show da cantora Rita Lee, que surpreendeu a platéia ao chamar ao palco o cantor Supla para uma participação especial.

            Era o que gostaria de registrar.

            Muito obrigado!


D:\meus documentos\2002-Discurso\1218-30 anos da Editora Três



Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/12/2002 - Página 27196