Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO LIDER GOIANO JOAQUIM MORAES DOS SANTOS.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO LIDER GOIANO JOAQUIM MORAES DOS SANTOS.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2002 - Página 26476
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOAQUIM MORAES DOS SANTOS, POLITICO, EX PREFEITO, MUNICIPIO, CAIAPONIA (GO), PALESTINA, ESTADO DE GOIAS (GO).

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pretendo justificar o requerimento de minha autoria para, assim, prestar uma homenagem ao grande líder político de minha região, Sr. Joaquim Moraes dos Santos, da cidade de Caiapônia.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, apresentei requerimento de profundo pesar pela morte de um dos expoentes da política do Sudoeste goiano, Sr. Joaquim Moraes dos Santos, um grande líder político de Caiapônia e de toda a região. Sua principal base de sustentação era justamente o sudoeste do Estado, uma das mais importantes regiões agrícolas do País, responsável por quase 2% da produção nacional de grãos.

Vítima de complicações cardíacas, Joaquim Moraes faleceu no último dia 13, com 76 anos de idade. De sua família ficam a viúva, Srª Altamira Maria de Moraes e as filhas Maria Lúcia Moraes e Vera Lúcia Moraes, além de quatro netos e cinco bisnetos.

Prefeito do Município de Caiapônia entre 1983 e 1988 e prefeito do Município de Palestina entre 1993 e 1996, Joaquim Moraes foi o precursor de uma bem formada escola de políticos goianos. Ele foi prefeito de Caiapônia e, depois, com a emancipação de Palestina, foi eleito prefeito daquela cidade.

A partir dos caminhos que ele abriu naquela região e seguindo seus ensinamentos e seus ideais, é que surgiram nomes de referência na política de Goiás, especialmente em Caiapônia, como o Dr. Milton Ferreira da Silva, Oséas, o de Souza Parreiro, o Vice-Prefeito Belosinho, Professor José Bernardo, os Vereadores do nosso Partido em Caiapônia e o Prefeito de Caiapônia, Antônio Larry.

Antônio Larry foi eleito prefeito em 1996 e reeleito em 2000, sempre com o apoio do Sr. Joaquim Moraes dos Santos. Antônio Larry é hoje considerado um dos melhores prefeitos deste País, um dos melhores administradores municipais do Brasil, ele que é seguidor da política do Sr. Joaquim Moraes dos Santos.

O Sr. Joaquim Moraes nos deixa com um sentimento forte de perda e de saudade, mas também deixa plantado no solo goiano um legado de honestidade, lealdade, idealismo e muita competência para administrar bens públicos, qualidades fundamentais para qualquer homem que esteja na atividade política.

Pela sua importância na história política de Goiás e pelo seu exemplo como homem público, apresentei ao Plenário do Senado da República este voto de pesar, contando com o apoio de todos os Senadores.

Embora ausentes, o requerimento está em nome dos Senadores Mauro Miranda e Iris Rezende, que também eram grandes amigos do ex-prefeito de Caiapônia e ex-prefeito de Palestina, Sr. Joaquim Moraes dos Santos.

Ao aprovar este requerimento, a principal Casa de leis do País prestou uma justa homenagem a um dos mais importantes políticos e humanistas do sudoeste de Goiás, mas, especialmente, uma homenagem ao povo de Caiapônia - uma cidade histórica, importante, de povo hospitaleiro, trabalhador e ordeiro.

Estamos apresentando um voto de profundo pesar à família do Sr. Joaquim, ao povo de Caiapônia e ao povo do sudoeste goiano.

Muito obrigado, Sr. Presidente, pela deferência. Agradeço também ao Senador Ney Suassuna e às Sras. e aos Srs. Senadores que votaram a favor da aprovação deste requerimento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2002 - Página 26476