Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Refutando críticas da Oposição sobre a política social do Governo Lula.(como Lider)

Autor
Heloísa Helena (PT - Partido dos Trabalhadores/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Refutando críticas da Oposição sobre a política social do Governo Lula.(como Lider)
Publicação
Publicação no DSF de 21/02/2003 - Página 1711
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • PROTESTO, CRITICA, OPOSIÇÃO, GOVERNO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ALEGAÇÕES, INSUFICIENCIA, PROGRESSO, POLITICA SOCIAL.
  • DEFESA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, FALTA, RESPONSABILIDADE, CRISE, ECONOMIA NACIONAL, INSUFICIENCIA, TEMPO, GOVERNO, REALIZAÇÃO, MELHORIA, SITUAÇÃO, PAIS.

A SRª HELOÍSA HELENA (Bloco/PT - AL. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho tido a oportunidade de fazer algumas críticas que entendo necessárias em relação aos rumos da política macroeconômica do nosso Governo, do Governo Lula; mas é evidente que eu não poderia deixar de ficar indignada diante de algumas falas durante estes últimos dias, especialmente críticas em relação às políticas sociais.

Sr. Presidente, qualquer pessoa de bom senso, independentemente das convicções ideológicas, da concepção programática, da visão de mundo, sabe objetivamente que a situação atual do Brasil de desestruturação de parques produtivos inteiros, de destruição de milhões de postos de trabalho, do maior desemprego da história, da fome, da miséria, da dor e do sofrimento da grande maioria da população é fruto, é resultado, é reflexo não do Governo Lula, mas de um tipo de política econômica viabilizada neste País pela elite política e econômica decadente, incompetente, cínica; pelas oligarquias financeiras e regionais, que nunca fizeram absolutamente nada em relação às políticas sociais deste País! Nada, Sr. Presidente, absolutamente nada! Pelo contrário, sempre usaram a democracia representativa deste País, sempre se perpetuaram no poder às custas do parasitismo do Estado, do parasitismo da estrutura pública, do parasitismo das finanças públicas, usando o Poder Público para se apropriarem da dor, da fome e da miséria do povo brasileiro, com o fim de permanecerem no poder.

            Então, Sr. Presidente, por mais que eu tenha críticas e tenha tido a oportunidade de fazer a disputa política dentro do meu Partido e do Governo - porque creio que esse tipo de política econômica não resolve os problemas do País -, não posso deixar de mostrar não estarrecimento, mas profunda indignação contra os diretamente responsáveis pela crise gigantesca em que se encontra o País, que inseriram o Brasil na globalização de forma subserviente e subordinada aos interesses comerciais das grandes nações, que conferiram sustentação a um tipo de política econômica que se ajoelha covardemente diante do Fundo Monetário Internacional.

            Sr. Presidente, não vamos instituir aqui o prêmio óleo de peroba para cara-de-pau, mas espero sinceramente que, ao menos, possamos promover o debate em relação às políticas sociais, não à luz de uma cantilena enfadonha e mentirosa de tentar responsabilizar o Governo. Faço críticas aos rumos da política macroeconômica do atual Governo, mas não é possível responsabilizar um Governo com cinqüenta dias por todo o caos em que se encontra o País. Não é possível agüentar isso calada!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/02/2003 - Página 1711