Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

ELOGIOS A AÇÃO DA FORÇA POLICIAL QUE LIBERTOU 250 TRABALHADORES ESCRAVOS EM UMA FAZENDA DO PARA, BEM COMO AO MINISTERIO DO TRABALHO PELA MANUTENÇÃO DO SERVIÇO DE DILIGENCIA MOVEL.

Autor
Ana Júlia Carepa (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Ana Júlia de Vasconcelos Carepa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • ELOGIOS A AÇÃO DA FORÇA POLICIAL QUE LIBERTOU 250 TRABALHADORES ESCRAVOS EM UMA FAZENDA DO PARA, BEM COMO AO MINISTERIO DO TRABALHO PELA MANUTENÇÃO DO SERVIÇO DE DILIGENCIA MOVEL.
Publicação
Publicação no DSF de 20/02/2003 - Página 1672
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ATUAÇÃO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE), CONCESSÃO, LIBERDADE, TRABALHADOR, ESTADO DO PARA (PA), VITIMA, TRABALHOS FORÇADOS, REGISTRO, NECESSIDADE, COMBATE, SITUAÇÃO, ESCRAVATURA, VIOLENCIA, AMBITO NACIONAL.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente.

Gostaria de comunicar a esta Casa um fato lamentável divulgado na imprensa do Pará. Ao mesmo tempo, gostaria de me congratular com o Ministério do Trabalho pela ação diligente, pois, no Estado do Pará, foram encontrados e libertados 250 trabalhadores escravos de uma fazenda.

O Estado do Pará é campeão brasileiro de trabalho escravo, e nós assumimos o compromisso de acabar com esse triste título.

É importante que todos saibam que, em pleno século XXI, ainda existe a vergonha do trabalho escravo no Brasil. E o nosso Estado, infelizmente, ainda é campeão.

Também quero parabenizar o Ministério do Trabalho, que continuou a sua atividade com as diligências móveis. Inclusive não houve corte nessa área. Nós acabaremos com o trabalho escravo neste País. Esse é um desafio suprapartidário, porque ele envergonha todo o povo brasileiro.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/02/2003 - Página 1672