Discurso durante a 14ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

ANTECIPAÇÃO DE CONVITE QUE FORMULARA A MINISTRA DO MEIO AMBIENTE, PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS SOBRE A MEDIDA PROVISORIA QUE PERMITE A IMPORTAÇÃO DE PNEUS USADOS. TRANSCRIÇÃO DE MATERIA PUBLICADA NA REVISTA EPOCA, INTITULADA "PATRIA DO PNEU VELHO: O GOVERNO LIBERA RECAUCHUTADOS DO MERCOSUL ASSUSTANDO FABRICANTES E AMBIENTALISTAS". (COMO LIDER)

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE. MINISTRO DE ESTADO, CONVOCAÇÃO.:
  • ANTECIPAÇÃO DE CONVITE QUE FORMULARA A MINISTRA DO MEIO AMBIENTE, PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS SOBRE A MEDIDA PROVISORIA QUE PERMITE A IMPORTAÇÃO DE PNEUS USADOS. TRANSCRIÇÃO DE MATERIA PUBLICADA NA REVISTA EPOCA, INTITULADA "PATRIA DO PNEU VELHO: O GOVERNO LIBERA RECAUCHUTADOS DO MERCOSUL ASSUSTANDO FABRICANTES E AMBIENTALISTAS". (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 12/03/2003 - Página 3201
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE. MINISTRO DE ESTADO, CONVOCAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EPOCA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DECISÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LIBERAÇÃO, COBRANÇA, MULTA, IMPORTAÇÃO, PNEUMATICO, MATERIAL USADO, PREJUIZO, MEIO AMBIENTE, ATENDIMENTO, DECISÃO JUDICIAL, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), REGISTRO, PROTESTO, ORADOR.
  • ANUNCIO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, CONVOCAÇÃO, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), ESCLARECIMENTOS, SENADO, DECISÃO, REFERENCIA, PNEUMATICO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Lúcia Vânia, Srªs e Srs. Senadores, quero apenas fazer um registro rápido e externar uma preocupação. Pedi permuta com o Senador Arthur Virgílio porque, como Presidente da Comissão de Assuntos Sociais, que fará sua primeira reunião na próxima quinta-feira, às 10 horas, tenho acompanhado um assunto que diz respeito à questão ambiental e que tem me deixado muito preocupado.

A imprensa noticiou, e em especial a revista Época desta semana, matéria que relata dados e informa que o Presidente Luís Inácio Lula da Silva assinou decreto liberando a cobrança de multa para a importação de pneus recauchutados. Isso quer dizer o seguinte: com esse ato o Brasil passa a ser o maior importador de pneus velhos do mundo.

A matéria tem o título de Pátria do pneu velho e mostra a quantidade, o prejuízo e os problemas advindos com a importação desse tipo de pneu. Registra ainda que o Presidente Lula “acatou uma decisão imposta pelo Tribunal Arbitral do Mercosul,” cobrando a liberação da importação porque muitos desses pneus velhos estão ingressando no País via o nosso vizinho Uruguai.

Esse é um assunto grave. Como Presidente da Comissão de Assuntos Sociais, apresentarei requerimento, na próxima quinta-feira, convocando ou convidando a Ministra Marina Silva para debater essa questão, assim como algumas entidades que dizem respeito a esse tipo de importação.

É inadmissível que tenhamos avançado tanto na questão ambiental, que tenhamos lutado e conquistado vitórias importantes no controle e na preservação do meio ambiente e que um fato como esse, inexplicavelmente, manche todo o trabalho que está sendo feito - e precisa ser feito - para melhorar as questões ambientais do nosso País.

Fica aqui meu protesto a essa decisão política do novo Governo de liberar a importação de pneus velhos recauchutados, de lixo ambiental para nosso País. Faço esse registro, inclusive do convite à Senadora Marina Silva, e peço a transcrição da matéria da Revista Época, com o título Pátria do Pneu Velho: “O governo libera recauchutados do Mercosul, assustando fabricantes e ambientalistas”.

Muito obrigado, Srª Presidente.

 

            *****************************************************************************

            DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210 do Regimento Interno.)

*****************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/03/2003 - Página 3201