Discurso durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Ponderações quanto à necessidade de aguardar o resultado das investigações sobre a evasão ilegal de dólares do Banestado antes da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • Ponderações quanto à necessidade de aguardar o resultado das investigações sobre a evasão ilegal de dólares do Banestado antes da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito
Publicação
Publicação no DSF de 26/03/2003 - Página 4688
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, ATUAÇÃO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), RETOMADA, INVESTIGAÇÃO, POLICIA FEDERAL, DENUNCIA, EVASÃO DE DIVISAS, BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO), REGISTRO, ACORDO, ANTERIORIDADE, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), QUEBRA, SIGILO BANCARIO.
  • ANUNCIO, AUDIENCIA, ORADOR, PROCURADOR DA REPUBLICA, CHEFE, TRABALHO, MINISTERIO PUBLICO, INVESTIGAÇÃO, EVASÃO DE DIVISAS.
  • SUGESTÃO, ATRASO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EVASÃO DE DIVISAS, OBJETIVO, SUBSIDIOS, TRABALHO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), MINISTERIO PUBLICO.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero dar ciência ao Plenário de que o pedido de instalação da CPI para investigar a evasão ilegal de dólares por meio das contas CC-5 e da agência Nova Iorque do Banestado conta com 34 assinaturas, sendo que Senadores e Senadoras de todos os Partidos desta Casa, com exceção do PFL, assinaram o requerimento.

Apesar de o pedido de CPI estar em plenas condições de ser encaminhado para instalação, estamos tomando medidas que entendemos absolutamente necessárias até para subsidiar os trabalhos que poderão advir da instalação da CPI.

Há dez dias, estive em audiência com o Ministro Márcio Thomaz Bastos, que nos colocou a par de providências tomadas por aquela Pasta no sentido de reativar as investigações que foram suspensas no ano passado. A equipe da Polícia Federal que vinha fazendo a investigação e que foi desativada na metade de 2002 foi recomposta e está trabalhando desde o início do ano, com resultados visíveis. Matérias a respeito estão sendo publicadas na imprensa, como aconteceu, há poucos dias, na IstoÉ.

O Ministro nos informou ainda a respeito de um acordo de cooperação acertado em Nova York pela Secretária Nacional de Justiça, Cláudia Mattos, entre o Governo brasileiro, o FBI e o Ministério Público dos Estados Unidos. Além de quebrar o sigilo das contas de políticos e traficantes que se serviam da lavanderia do Banestado, as autoridades americanas vão abrir inquéritos específicos contra brasileiros suspeitos de envolvimentos em atividades ilegais. Uma força-tarefa da Polícia Federal e do Ministério Público brasileiro entregou aos procuradores americanos um dossiê com todas as informações sobre negócios e remessas ilegais de recursos.

Portanto, os procedimentos e a retomada das investigações sob o pulso do Ministro Márcio Thomaz Bastos estão em pleno andamento.

Amanhã, às 11h, terei uma audiência com o Procurador da República Luiz Francisco, que está chefiando os trabalhos no Ministério Público, quando tratarei dos encaminhamentos que vêm sendo feitos.

Talvez, antes da instalação da CPI, a vinda ao Congresso Nacional do Procurador que está cuidando desse trabalho seja uma preliminar para que possamos ter as informações socializadas do andamento das investigações, as quais, neste momento, estão ocorrendo fundamentalmente nos Estados Unidos. Portanto, a instalação imediata da CPI, pela nossa dificuldade de realizar as investigações naquele país, talvez não fosse uma exigência tão premente. Poderia ser melhor, inicialmente, acompanharmos os trabalhos do Ministério da Justiça e do Ministério Público, dando a nossa contribuição, para, dessa forma, termos mais subsídios na hora da instalação do trabalho efetivo da CPI.

Era essa a informação, Sr. Presidente, que eu queria prestar ao Plenário do Senado, para que não fiquem sendo divulgadas questões deturpadas sobre o andamento do pedido de instalação da CPI, de que estamos encarregados na Bancada do Partido dos Trabalhadores.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/03/2003 - Página 4688