Discurso durante a 26ª Sessão Especial, no Senado Federal

ENTREGA DA SEGUNDA PREMIAÇÃO DO DIPLOMA MULHER-CIDADÃ BERTHA LUTZ.

Autor
Augusto Botelho (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA. FEMINISMO.:
  • ENTREGA DA SEGUNDA PREMIAÇÃO DO DIPLOMA MULHER-CIDADÃ BERTHA LUTZ.
Publicação
Publicação no DSF de 28/03/2003 - Página 4936
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA. FEMINISMO.
Indexação
  • HOMENAGEM, RAIMUNDA GOMES DA SILVA, LIDER, ENTIDADE, MULHER, TRABALHADOR RURAL, EXTRATIVISMO, RECEBIMENTO, CONCESSÃO HONORIFICA, SENADO, LUTA, FEMINISMO, CIDADANIA, MOVIMENTO TRABALHISTA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (PDT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmª Srª Presidente Serys Slhessarenko, Exmª Srª Ministra Emilia Fernandes, Srªs e Srs. Senadores, senhoras homenageadas, senhoras convidadas, inicialmente, eu gostaria de manifestar a minha grande satisfação por participar deste Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz.

Criado com o objetivo de fortalecer o papel da mulher na sociedade, esse Conselho está inserido em mais uma iluminada iniciativa do Senado no sentido de reconhecer as abrilhantadas iniciativas de promoção da cidadania levadas a efeito por mulheres deste País.

E é munido de profundo sentimento de satisfação que, nesta oportunidade, venho entregar à Srª Raimunda Gomes da Silva o Diploma Bertha Lutz. Ela é maranhense, e, no meu Estado, 40% da população ou é maranhense ou descende de maranhenses. Isso faz com que seja maior ainda a minha honra em entregar-lhe o diploma, em virtude da ligação afetiva que temos com o Estado do Maranhão.

A escolha unânime da Srª Raimunda não foi desprovida de sentido. A eleita ao recebimento da comenda é filha de lavradores, trabalhadora rural e quebradeira de coco babaçu. Atualmente, é diretora da Secretaria da Mulher Rural Extrativista do Conselho Nacional dos Seringueiros. Sua vocação de líder revelou-se pela sua participação em diversos movimentos sociais, e as duras condições de vida a que foi submetida não calou o sentimento de justiça que sempre permeou o seu espírito.

Ao certo, não é por méritos acadêmicos que a Srª Raimunda recebe, hoje, o Diploma Mulher-Cidadã, mas, sim, pelas inspiradas iniciativas tomadas em duro campo de batalha: a escola da vida. Foi pela luta diuturna, e não em assentos de faculdades, que a Srª Raimunda conseguiu fazer ouvir os gritos dos excluídos do babaçu.

A Srª Raimunda torna-se, assim, para todos nós, exemplo de vida; exemplo para todos os homens e mulheres que se deitam em face às primeiras dificuldades.

Por tudo isso, entendo mais do que merecida a concessão da comenda a essa mulher, que, a partir de hoje, terá seu nome definitivamente marcado no âmbito do Senado da República e no rol das mulheres que vieram a esta vida para cumprir nobres missões.

(Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/03/2003 - Página 4936