Discurso durante a 47ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Expectativas com relação às reformas da Previdência e Tributária, encaminhadas hoje pelo Presidente da República ao Congresso Nacional

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA TRIBUTARIA. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Expectativas com relação às reformas da Previdência e Tributária, encaminhadas hoje pelo Presidente da República ao Congresso Nacional
Publicação
Publicação no DSF de 01/05/2003 - Página 9330
Assunto
Outros > REFORMA TRIBUTARIA. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • ANUNCIO, VISITA, SENADO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNADOR, ESTADOS, APRESENTAÇÃO, PROPOSTA, REFORMA TRIBUTARIA, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, DEBATE, REFORMA TRIBUTARIA, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL, PARTICIPAÇÃO, SOCIEDADE, APERFEIÇOAMENTO, PROPOSTA, GOVERNO FEDERAL, ATENDIMENTO, INTERESSE, POPULAÇÃO, RETORNO, CRESCIMENTO ECONOMICO, PAIS.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, dia 30 de abril, é um dia histórico para o Brasil e para o Congresso Nacional.

É que daqui a pouco, na tarde desta quarta-feira, o Congresso Nacional irá receber a visita do Senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que virá, acompanhado de uma caravana de governadores, trazer as propostas de reformas que foram definidas pelo Governo Federal.

Vejam senhores que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e todos nós do Partido dos Trabalhadores fomos eleitos justamente para promover essas reformas. Só que nossa expectativa é que essas reformas sejam objeto de um criterioso e aprofundado debate com a sociedade.

O Partido dos Trabalhadores sempre teve muita experiência em discutir profundamente com a sociedade - e tenho certeza de que não será diferente neste momento tão vital.

Questões como a reforma da Previdência e a reforma tributária não podem ser definidas, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sem a mais ampla, geral e irrestrita audiência à nossa Cidadania.

Nada mais justo, portanto, do que transformar o Senado, a Câmara, o Congresso, o parlamento brasileiro no grande espaço dessa discussão e desse aperfeiçoamento de uma proposta que só será válida e eficaz se for capaz de atender aos interesses da maioria de nossa população.

Sim, no que depender de nós, vamos aprofundar e generalizar esse debate, de forma a superar os desencontros que estamos observando atualmente.

Queremos que, aqui no Senado, além do Governo Federal, possamos ouvir as organizações trabalhistas, produtores, sindicatos e associações dos servidores nos seus mais diferentes níveis.

Queremos ouvir também organizações e entidades que congregam aposentados, queremos ouvir muitas vezes o ministro Berzoini e demais dirigentes do Ministério da Previdência para que o povo brasileiro reconheça que o governo do PT, os representantes do PT nesta Casa e todo o conjunto de força integrante deste Parlamento, conjuntamente, aprovaram uma reforma da previdência necessária que nos fará realmente avançar no rumo a uma sociedade igualitária, solidamente estruturada a partir de um planejamento competente.

Assim também deve ser feito, e certamente o será, aqui no Parlamento, com relação à reforma tributária.

Este momento é por demais precioso para que nos percamos em picuinhas. Lá fora, os brasileiros seguem trabalhando, seguem produzindo as riquezas que sustentam a vida deste País, e confiam na nossa capacidade de forjar um ordenamento jurídico que estabeleça parâmetros de igualdade para esta nação brasileira.

Temos certeza de que, através do debate democrático, ao qual este Senado e o Congresso Nacional jamais haverão de se negar, chegaremos à melhor proposta de reforma para o Brasil. Sem ameaças, sem chiliques, mas com muita paciência, com muito critério, com muito bom senso.

Uma reforma que não seja apenas a reforma do governo ou a reforma do PT mas uma reforma que contemple a nossa Cidadania em todas as suas nuances, em todas suas idiossincrasias, priorizando o atendimento àqueles setores da população que sempre foram subalternizados na divisão das benesses sociais.

Sr. Presidente, saudamos por antecipação a visita do nosso companheiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a certeza de que este momento que vivemos hoje no Brasil é muito rico, é um momento de saudáveis transformações.

O blábláblá dos velhos tempos vai sendo deixado para trás e parte-se para a implementação de reformas que efetivamente reestruturem o Estado Brasileiro. O Brasil que já viveu tantos engodos entra agora, efetivamente, num novo tempo.

Não vamos mais nos iludir com a retórica vazia, como a dos tempos de Fernando Henrique Cardoso e dos tucanos. Nossa preocupação será sempre com a pessoa humana, com o conjunto de brasileiros até aqui em estado de miséria, que escolheram o PT e elegeram o governo do PT, com a certeza de que, daqui para frente tudo será diferente.

E será diferente justamente porque priorizamos a democracia e vamos garantir o debate democrático com todas aquelas forças que compõem a cidadania brasileira.

Nossa esperança é que o governo Lula, que o presidente Lula e este parlamento brasileiro dêem uma demonstração de maturidade, um exemplo de exercício democrático, que marque para sempre não só a história do nosso País mas também a história deste mundo que ainda tem que conviver com tantos horrores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/05/2003 - Página 9330